Polícia Federal desarticulou rede de corrupção voltada à obtenção ilegal de licenças ambientais
Numa operação conjunta entre o Ministério Público do Estado (MP) e a Polícia Federal (PF) foram presos na madrugada desta segunda-feira o secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Fernando Niedersberg (PC do B) e o secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre Luiz Fernando Záchia (PMDB). Ambos são investigados pelo suposto envolvimento no recebimento de recursos ilegais na liberação de licenças ambientais. Até o momento 18 pessoas foram detidas. Entre elas, o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, Berfran Rosado (PPS).
A operação, denominada Concutare, identificou um grupo criminoso formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Os investigados atuariam na obtenção e na expedição de concessões ilegais de licenças ambientais e autorizações minerais junto aos órgãos de controle ambiental. A investigação iniciou em junho de 2012.
Secretários afastados
O governador do Estado Tarso Genro anunciou na manhã desta segunda-feira o afastamento do secretário Carlos Fernando Niedersberg. O prefeito de Porto Alegre José Fortunati também determinou o afastamento dos investigados ligados ao Executivo municipal. Governador e prefeito foram avisados da operação Concutare pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.
Em entrevista a Rádio Guaíba, o prefeito de Porto Alegre disse que “está tão surpreso com as prisões como qualquer outra pessoa”. Fortunati preferiu não fazer qualque juízo de valor, mas admitiu que o afastamento ocorre preventivamente.
Ordens judiciais em oito cidades gaúchas

Carlos Fernando Niedersberg, atual secretário do Meio Ambiente do RS foi afastado pelo Governador Tarso Genro assim como seus colegas citados acima.
Cerca de 150 policiais federais participam da operação para executar 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. As ordens judiciais serão cumpridas nos municípios gaúchos de Caçapava do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga e Taquara, além de Florianópolis, em Santa Catarina.
Na Capital, os policiais federais vistoriaram uma sala comercial localizada em um prédio na avenida Farrapos, na esquina com a rua Barros Cassal. No local, funcionaria uma empresa de consultoria. Documentos foram apreendidos. A sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) também foi inspecionada.
Os investigados devem ser indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, conforme a participação individual de cada envolvido. As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e ao Patrimônio Histórico (DELEMAPH) e pela Unidade de Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.
____________________
Notícia já é destaque nos principais portais nacionais:
Categorias:Outros assuntos
Sera que o partido comunista vai ser manifestar a respeito? eles que pregam a igualdade de direitos e sao contra insjustiça. E a comunidade judaica? tenho curiosidade em saber como sao vistos o ex secretarios e os proprietarios de construtora ilustres judeus, pela comunidade que prega a justiça e igualdade…estamos falando de dinheiro…nessas horas e que as pessoas mostram de que sao feitas…
CurtirCurtir
Como diria o mestre Mano LIma ” Vamo ensaca esses gato e larga ensacado no rio Uruguai”
CurtirCurtir
Corrupção é pilantragem mesmo ,não tem nada a ver com a demora do poder publico em conceder uma ou outra autorização para obra.Esta desconteente se una a outros e mostre a cara pedindo que os orgãos publicos sejam mais eficientes e as leis sejam mais claras. Agora tem de aparecer o nome dos corruptores e logo.
CurtirCurtir
A conta é a seguinte: Os ladrões roubam uns 40-50-100 milhões. Pagam uns 10-15 para um bom escritório de advocacia. E ainda sobra muito dinheiro. Passam uns 2-3 dias na cela especial da PF, depois são soltos, prestam depoimentos. Passam os anos, recursos, se o crime não prescrever, a pena será convertida em cestas básicas ou prestação de serviços comunitários. Lamentável.
Só pelo terno do advogado do Záchia, já dá pra ver que ele cobra beeeeeeeeeeem caro.
E a viagem do Tarso…bem providencial. Já sabia que a bomba ia estourar e saiu do olho do furacão. Quando voltar os ânimos estarão serenados.
CurtirCurtir
Pode deixar Marcelo, lá pela última apelação do Záchia, o terno do advogado estará ainda melhor e o dele vai ser o que ele comprou vinte anos antes (o tempo que prolongam os processos).
CurtirCurtir
bem, parecem q eles ficam no presidio central, pq lugar de quadrilheiros è no presidio!
esta manha receberam um copo de plastico com cafe e leite, pao com schimia e uma banana!
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/pagina/operacao-concutare.html
CurtirCurtir
As peças se encaixando…
“Humberto Trezzi: fim do mistério das praias sumidas?
A dragagem clandestina é um dos alvos da Polícia Federal na Operação Concutare” -ClicRBS
CurtirCurtir
Ouvi nas repostagens que a PF investigou também os famosos e badalados “condomínios” no litoral norte gaudério.
Agoram surgem piada sensacionais do tipo: “torcida do Inter quer que Záchia fique preso 50 anos pelas contratações que fez na época de dirigente”. ” Novo programa da BandRS, “os donos da bola” não poderia ter nome mais apropriado”.
Mas a melhor foi de manhã, quando o Mendelski (bem assessorado pelo Nestor Hein) disse ao Fortunatti, “que a demora nas licensas ambientais estimula a corrupção”…será ?
CurtirCurtir
Tem outro político de outra agremiação futebolística que os torcedores estão pedindo para fazer companhia ao Záchia. Será que este outro pegam em alguma coisa? Ou ele não dá recibo?
CurtirCurtir
Queria ter sido a primeira a comentar esta notícia porque ela me diz respeito sobremaneira.
Há muitos anos que luto com a SMAM pelo bem das árvores em Porto Alegre, dentro do possível sempre tive minhas solicitações e denúncias atendidas, porém, nesta gestão as respostas que recebi sempre foram negativas.
Eu até já devia ter feito isso, levar para o Ministério Público uma resposta que recebi, agora vou fazê-lo.
Vocês devem lembrar o que eu escrevo aqui à respeito das árvores e da SMAM, agora confirmou, eu tinha razão.
Para aqueles que são contra as árvores isto é uma paulada.
Para aqueles que são a favor das árvores eu digo: Quantas e quantas árvores foram cortadas sem necessidade para satisfazer a sanha gananciosa desta gente que não preza o cargo que ocupa, que não tem vergonha na cara, que menospreza o povo e faz o que bem entende na calada da noite no fundo das suas salas climatizadas e bem mobiliadas enchendo os bolsos as nossas custas….
CurtirCurtir
tem um empreendimento grande na zona sul que é de desconfiar que teve maracutaia pra liberar. O impacto foi muito grande, não vou dizer o nome do empreendimento imobiliário.
CurtirCurtir
Zona sul de Poa ou do RS?
CurtirCurtir
Zona sul de Porto Alegre, eles praticamente “estupraram” um morro onde se situa o terreno do empreendimento. Não vou citar o nome da construtora, mas muitos devem imaginar quem estou citando.
CurtirCurtir
Terraville?
CurtirCurtir
O Terraville tem muitos anos já… não deve ser ele.
CurtirCurtir
sera o fim dos jerivas em porto alegre? graças a Deus
CurtirCurtir
Lendo o ClickRBS, a PF fiz buscas no Departamento Nacional de Produção Mineral. Isso tem algo a ver com o carvão do RS?
CurtirCurtir