Começa limpeza do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Equipe de 25 garis fará, todos os meses, retirada de resíduos da superfície

Operação mensal quer melhorar aspectos e condições do Arroio Dilúvio  Crédito: Ricardo Giusti / PMPA / CP

Operação mensal quer melhorar aspectos e condições do Arroio Dilúvio Crédito: Ricardo Giusti / PMPA

Uma nova operação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai melhorar o visual do Dilúvio e reduzir a quantidade de lixo acumulada no local. Uma equipe de 25 garis fará uma ação de limpeza mensal para a retirada de resíduos da superfície do arroio. Eles vão percorrer os 10 quilômetros da avenida Ipiranga de barco. Um caminhão vai acompanhar o trajeto e será utilizado para transportar os detritos. Para evitar a contaminação, os garis vestem uniforme especial, com macacão de saneamento, luvas e máscaras.

A operação iniciou nesta quinta-feira, 2, com um ato público que teve a presença do prefeito, José Fortunati. “Nós temos que cuidar do arroio Dilúvio de forma permanente. As equipes da prefeitura resgatam muitos materiais como pneus, móveis, eletrodomésticos, sem contar os resíduos que contaminam a água. O depósito irregular de lixo é extremamente preocupante e mostra que o trabalho das nossas equipes de educação ambiental é fundamental nesse processo. Queremos mostrar que o Dilúvio tem solução!”, declarou Fortunati.

O vice-prefeito, Sebastião Melo, o diretor-geral do DMLU, André Carús, e o diretor-geral do Dep, Tarso Boelter, também participaram do evento que contou ainda com a presença de outras autoridades e representantes da comunidade. Carús, que está coordenando a ação, destacou a importância dos moradores de Porto Alegre serem aliados no combate aos focos irregulares de lixo. “As pessoas devem ser nossas parceiras. Quem não quer uma cidade suja tem que ajudar a preservar a cidade limpa. Por isso estamos desenvolvendo essas ações sustentáveis e de conscientização dos moradores. Vamos fazer com que nossos serviços sejam eficientes e em benefício da sociedade para que as gerações futuras possam usufruir da natureza, do meio-ambiente, limpo e preservado”, disse o diretor-geral do DMLU.

A ação conjunta envolve, além do DMLU, o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), que já realiza a limpeza periódica do arroio, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e dos Departamentos Municipais de Águas e Esgotos (Dmae), que farão ações educativas durante o trabalho. A primeira operação começou no trecho entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Vicente da Fontoura. Os outros três trechos serão limpos nos dias 3, 6 e 7.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meio Ambiente

Tags:,

10 respostas

  1. O que é mais barato fazer?o teatro

    Curtir

  2. E o lixão à céu aberto que se forma todo dia nos canteiros do dilúvio, ali na vilinha do lado da PUC, será que continua?

    Curtir

  3. Me parece meio inútil esta ação contínua da prefeitura, vão recolher o que com dois garis num pequeno bote, o sobrenadante!
    .
    O que o Dilúvio precisa, todos os técnicos da área sabem e se fica enrolando com pirotecnia. O que precisa é terminar de fazer as ligações clandestinas de esgoto cloacal no esgoto pluvial e tratar o esgoto na parte alta da bacia.
    .
    Ou o Forunati não sabe disto, grave por termos um prefeito mal assessorado, ou ele sabe também é ruim, por tentar enganar a população.

    Curtir

  4. Enxugar gelo.

    Curtir

  5. Se for pelo que se vê nas imagens acho que é uma ação cuja validade é muito parcial e serve mais como uma maquiagem para melhorar a imagem da prefeitura, especialmente neste momento em que toda sujeira da pasta de meio ambiente vem à tona. O que mais me chama a atenção, mais do que os materiais em suspensão que pouco se notam nestas fotos, é sim a cor da água. Absolutamente negra, parecendo um piche, com aspecto viscoso oleoso, turbidez máxima, do que se conclui estar absolutamente tomada por efluentes em estado de extrema poluição. Portanto a meu ver, quanto ao fator melhoria da qualidade da água esta ação chega a ser patética, coisa para urbanóide alienado ver.

    Curtir

    • Exatamente Mauricio. Na verdade isso não passa de um teatro pra dizer que a prefeitura se importa com o meio ambiente. Concordo plenamente com o que tu falaste.

      Curtir

  6. Parabens a prefeitura.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: