Primeiro VLT gaúcho ligará Caxias a Bento

Será na segunda-feira a audiência pública de apresentação do estudo de viabilidade do trem de passageiros Bento-Caxias, RS. Será as 8h30min, na Câmara de Caxias do Sul. O estudo é da Universidade Federal de Santa Catarina.

Na verdade, será um complexo ferroviário do tipo VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, sistema usado para deslocar multidões em grandes conglomerados urbanos.

O dinheiro, R$ 400 milhões, sairá do PAC Mobilidade Urbana. O governo federal fará tudo, até a fixação dos trilhos e as estações, mas depois será a vez do empreendedor privado, que comprará e operará os trens.

Veja a entrevista  com Antonio Feldmann, vice-prefeito de Caxias, coordenador do Aglomerado Urbano dos Municípios da Serra, que participa desta fase inicial de discussões:

ENTREVISTA

O trem de passageiros, 59,7 kms, ligando Caxias do Sul a Bento Gonçalves, não é mais uma daquelas promessas furadas do PAC?
Estamos levando muito a sério o assunto. Segunda-feira teremos audiência pública com autoridades municipais, estaduais e federais em Bento.
De onde virá o dinheiro?
Do governo federal, mas o equipamento e a operação serão privados, via concessão.
Quanto gastará o governo federal?
R$ 400 milhões.
O que virá depois da audiência?
Iremos para os finalmente: edital para o projeto executivo e, depois, obras.
Por onde passará o trem?
Caxias, Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento.
É trem mesmo ou o quê?
É o VLT, Veículos Leves sobre Trilhos, solução moderna para deslocamentos de grandes multidões dentro dos aglomerados urbanos.

Informações e entrevista: Políbio Braga

______________________

A região que será contemplada com o VLT:

Fonte: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros de Interesse Regional, no Trecho: Caxias do Sul (RS) – Bento Gonçalves (RS) - Ministério dos Transportes Secretaria de Política Nacional de Transportes Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans

Fonte: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros de Interesse Regional, no Trecho: Caxias do Sul (RS) – Bento Gonçalves (RS) – Ministério dos Transportes – Secretaria de Política Nacional de Transportes
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans

Eu deduzo uma coisa desta notícia: os prefeitos de Porto Alegre tem sido fracos politicamente. Não conseguem junto ao Governo Federal as garantias financeiras para grandes projetos e quando conseguem são migalhas perto do que conseguem outros lugares pelo Brasil afora. Parabéns à região da Serra que ganhará este moderno sistema de transporte.



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, VLT

Tags:, ,

22 respostas

  1. VLT, que baita notica agora, pra uma distancia nao era melhor trem convencional?
    VLT seria perfeito como substituro de todos os T de POA.

    Curtir

  2. Calma Gilberto, ainda nao solte foguetes (ainda mais se a vereadorazinha de 5a conseguir proibi-los hahahaa).
    Sou como Sao Tome….So acredito depois de pronto.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: