Primeiro VLT gaúcho ligará Caxias a Bento

Será na segunda-feira a audiência pública de apresentação do estudo de viabilidade do trem de passageiros Bento-Caxias, RS. Será as 8h30min, na Câmara de Caxias do Sul. O estudo é da Universidade Federal de Santa Catarina.

Na verdade, será um complexo ferroviário do tipo VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, sistema usado para deslocar multidões em grandes conglomerados urbanos.

O dinheiro, R$ 400 milhões, sairá do PAC Mobilidade Urbana. O governo federal fará tudo, até a fixação dos trilhos e as estações, mas depois será a vez do empreendedor privado, que comprará e operará os trens.

Veja a entrevista  com Antonio Feldmann, vice-prefeito de Caxias, coordenador do Aglomerado Urbano dos Municípios da Serra, que participa desta fase inicial de discussões:

ENTREVISTA

O trem de passageiros, 59,7 kms, ligando Caxias do Sul a Bento Gonçalves, não é mais uma daquelas promessas furadas do PAC?
Estamos levando muito a sério o assunto. Segunda-feira teremos audiência pública com autoridades municipais, estaduais e federais em Bento.
De onde virá o dinheiro?
Do governo federal, mas o equipamento e a operação serão privados, via concessão.
Quanto gastará o governo federal?
R$ 400 milhões.
O que virá depois da audiência?
Iremos para os finalmente: edital para o projeto executivo e, depois, obras.
Por onde passará o trem?
Caxias, Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento.
É trem mesmo ou o quê?
É o VLT, Veículos Leves sobre Trilhos, solução moderna para deslocamentos de grandes multidões dentro dos aglomerados urbanos.

Informações e entrevista: Políbio Braga

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A região que será contemplada com o VLT:

Fonte: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros de Interesse Regional, no Trecho: Caxias do Sul (RS) – Bento Gonçalves (RS) - Ministério dos Transportes Secretaria de Política Nacional de Transportes Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans

Fonte: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros de Interesse Regional, no Trecho: Caxias do Sul (RS) – Bento Gonçalves (RS) – Ministério dos Transportes – Secretaria de Política Nacional de Transportes
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans

Eu deduzo uma coisa desta notícia: os prefeitos de Porto Alegre tem sido fracos politicamente. Não conseguem junto ao Governo Federal as garantias financeiras para grandes projetos e quando conseguem são migalhas perto do que conseguem outros lugares pelo Brasil afora. Parabéns à região da Serra que ganhará este moderno sistema de transporte.



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, VLT

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22 respostas

  1. VLT, que baita notica agora, pra uma distancia nao era melhor trem convencional?
    VLT seria perfeito como substituro de todos os T de POA.

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  2. Calma Gilberto, ainda nao solte foguetes (ainda mais se a vereadorazinha de 5a conseguir proibi-los hahahaa).
    Sou como Sao Tome….So acredito depois de pronto.

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  3. Se estão projetando gastar 400 milhões em quase 60 km de trem interurbano (não VLT), quando fizerem a licitação isso custará…

    Apesar de não acreditar ser possível, mesmo assim sou a favor de tentar sempre.

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  4. É coisa interessante estas parcerias publico privadas o povo,governo,banc a parte mais cara que é a infraestrutura,terreno,trilhos e outros e cede a um operador privado que coloca os trens que podem ser totalmente automaticos não precisa muita gente para operar,tem lucro e quando a concessão termina ou entrega a bomba ou cria novas regras para continuar lucrando. Sem essa ou é publico ou é privado como é que fica os defensores ferrenhos do capitalismo?Querem mamata sempre.

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  5. E aqui em PoA o Fortunatti fica inaugurando parada de ônibus.

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    • Pois e’ ne’. Com a oposisao ferrenha do PT, PSTU, PCdB, e dos contra tudo contra todos que nao se assumen fica dificil mesmo, mas o fortuna ainda assim esta se saindo muito bem.

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      • Phil, o problema é este. Se na próxima legislatura for eleito o PT, a oposição ferrenha passa para o PSDB, PDT, PMDB e coligados, ninguém pensa na cidade, todos pensam em ralar quem está na situação, mesmo que isto prejudique a cidade.

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      • Enquanto a gente focar no partidarismo a cidade não evolui! Que se ralem os partidos, vamos pensar em Porto Alegre.

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        • Correto Ricardo.
          Se estivéssemos falando de governo federal há mais margem para partidarismos, apesar que mesmo na alçada federal também se deveria serrar fileiras quando um projeto ou uma ação se demostrasse correto para a nação.
          .

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  6. Eu andei olhando já há mais de uma semana o estudo de viabilidade econômica que a UFSC fez sobre este trem, algo bem detalhado para o que eles vão fazer, que é o aproveitamento e adaptação de linha de trem já existente.
    .
    Eles estão encaixando num programa de revitalização do transporte de passageiros no Brasil via ferroviária, são várias linhas, mas a da serra junto a outra de outro estado são os projetos que estão mais avançados.
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    Agora porque o projeto da serra tem prioridade em relação aos outros parece que “os gringos” sabem mexer os pauzinhos sem muita propaganda. Do jeito que o estudo foi feito pela UFSC (que diferentemente de outras universidades federais do Brasil não só pensa em BRT) está quase pronto para ser colocado em licitação, eles fizeram um estudo simples porém bem estruturado, um estudo que detalhou cada metro de linha existente com seus problemas e vantagens.
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    Não foi se foi aqui mesmo que li a notícia, mas para quem quiser ver o que a UFSC fez é só olhar em:
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    Clique para acessar o arq1365443036.pdf

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    Se olharem é bem melhor do que as apresentações em Power Point que a PMPA apresenta para pedir 3 bilhões para o metrô. Se conclui que aqui se quer dinheiro pelos belos olhos e na Serra eles querem a partir de algo um pouco mais consistente.
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    O mais interessante de tudo é que as composições de passageiros, para 766, 562 e 358 passageiros foram dimensionadas a partir da fábrica de Bom Sinal em Barbalha no Ceará (página 217).
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    Talvez na hora da concorrência a gringada ainda leve a fabricação das composições!
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    Agora falando sério, o que será implantado é uma linha de passageiros em via já existente com material rodante moderno (sinalização e outras melhorias). É algo que não fosse a atabalhoada privatização da RFFSA já se teria algo bem melhor há uns dez anos. Estamos simplesmente recompondo o passado ocupando o espaço que as concessionárias de ferrovias se negaram a ocupar.
    .
    Só rezo para que os 290 milhões a mais do que o orçado pelo trabalho da UFSC seja para retificar a linha, aí realmente será uma evolução.

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    • Só não te dou dois jóinhas porque não tem como. Falou tudo. Porto Alegre é incapaz de fazer e publicar projetos decentes. Só sabem fazer PowerPoint e nem isso fica bem feito.

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    • Essa linha tem a vantagem que não foi ocupada pela população, nem ela nem a faixa e domínio, e que funcionou como transporte de carga até 1994.

      E quanto Porto Alegre, POA historicamente sempre foia cidade que recebeu mais recursos, o Trensurb tá aí como prova, e ainda é a cidade que mais recebe dinheiro, mas gasta tudo com viadutos, trincheiras, duplicações…

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  7. Parei de ler ao ver que o projeto e’ pelo PAC. Nao se cria.

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  8. Legal que no interior, e principalmente na serra os políticos ainda correm atrás dos projetos, não ficam apenas sentados esperando tudo acontecer. Salvo exceções, é claro.

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  9. Desculpa ser chato, mas acho que mais apropriado seria um trem pesado, não leve. É uma distância considerável e por uma região fora de centros urbanos (intermunicipal).

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  10. poderiam pelo menos fazer o trecho da fiergs até o triangulo, ja que é por via aérea..

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  11. MIGALHAS.

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  12. Pois é, melhorou vai melhorar…. sério, vi em um desses promo da prefeitura no T9 uma propaganda dizendo que a prefeitura esta fazendo a PORTO ALEGRE DO FUTURO… faz me rir. Dubai então é de outro planeta…..

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