Procempa moderniza pontos de wifi gratuitos

Disponível em cerca de 17 espaços públicos (praças e parques) e em mais de 91 locais de atendimento público, a rede de Internet Wi-Fi livre e gratuita da Procempa começa a ser modernizada.

Com o acréscimo da utilização de smartphones pelos cidadãos, o acesso aumentou muito, o que provocou a defasagem do aparelhamento atual. “Tínhamos o melhor equipamento de 2005, não o de 2012, 2013. Com a evolução da rede móvel, o cidadão quer usar o Wi-Fi e não pagar o 3G”, relatou o gerente de Operações da companhia, Lafaiete Everardi dos Santos.

De acordo com Lafaiete, os novos equipamentos vão permitir que a Prefeitura de Porto Alegre crie um sistema para gerar login e senha aos usuários – o acesso continuará gratuito mas os usuários terão de se cadastrar para usar a rede sem fio. “Os equipamentos modernos têm uma tecnologia com auto tripute, permitindo quase 300 acessos simultâneos em um único acess point (hot spot) em concentração e têm ainda controle entre eles, escolhendo a melhor frequência”, afirmou o gerente.

Affonso Ritter



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

14 respostas

  1. Só não acessem contas de banco nessa rede nem e-mail ou redes sociais sem fator duplo de autenticação, se não quiserem ter os dados (ou mesmo dinheiro!) roubados.

    Não pela Prefeitura, mas por “espertinhos” fazendo ataques de man-in-the-midlle.

    Curtir

  2. Será que eu consigo sentar num parque, abrir meu notebook e usá-lo tranquilamente?
    Fiz isso na rodoviária semana passada, e mesmo com a presença dos guardas não me senti seguro.

    Curtir

    • Eu até me sinto seguro, mas tenho anti-furto instalado, criptografia das contas de usuário e bloqueio de firmware com senha que impede que o OSX seja reinstalado. Se o meu Macbook 2009 for roubado, ou o ladrão vai ser fotografado brincando nele ou vai para desmanche mesmo, porque não dá para fazer mais nada com ele.

      Mas é um absurdo a gente ter que tomar essa quantidade de precauções para poder usar o computador em paz em locais públicos.

      Curtir

  3. Nunca consegui usar nenhum ponto de acesso da Procempa. Quem sabe agora passa a funcionar.

    Curtir

    • No Mercado Público é ótimo e já usei diversas vezes. Sem falar que é relativamente seguro sentar numa das mesas da área de alimentação, no segundo piso, tomar um chope ou um refri e ficar usando o note ou o smartphone. Ou também no térreo, junto à Banca 40.

      Curtir

  4. Internet grátis é o futuro. E sem “cadastro prévio” dos usuários.

    Curtir

  5. Procempa é aquela empresa lotada de CCs né?

    Curtir

  6. “auto tripute” ?? Acho que queriam dizer “alto throughput”, traduzido como alta taxa de transferência. Em que faculdade se formam esses jornalistas?

    Curtir

    • Depois que definiram a não necessidade de estar formado pra ser jornalista se vê cada absurdo por aí….

      Curtir

  7. Mais um prostituto da mídia divulgando press-release. Por que não os valores que as diferentes secretarias pagam pelo serviço de primeira da Procempa ?

    Curtir

  8. Booa…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: