Sugerida a proibição de fogos de artifício em Porto Alegre

Vereadora Lourdes Sprenger (PMDB)

Vereadora Lourdes Sprenger (PMDB)

O projeto de lei que proíbe a comercialização, a utilização e o manuseio de fogos de artifício em Porto Alegre, assim como a concessão de Alvará de Localização e Funcionamento e de Autorização para o Funcionamento de Atividade Econômica para estabelecimentos que vendem ou fabricam esses produtos, começou a ser analisado em Discussão Preliminar de Pauta na sessão desta quinta-feira (2/5) da Câmara Municipal. A proposta, da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), também cancela todas as licenças concedidas a essas empresas em data anterior à de publicação da nova lei, caso o projeto seja aprovado.

Lourdes afirma que sua intenção é preservar a saúde, a integridade física e a segurança de pessoas e animais e o meio ambiente, “tendo em vista a crescente consciência da sociedade sobre o fato de que a utilização de fogos de artifício em eventos, comemorações e festividades causa desastres e tragédias”. A vereadora lembra a tragédia na Boate Kiss, de Santa Maria, na qual o uso de um artefato pirotécnico desencadeou a morte de 239 pessoas, e a partida de futebol na Bolívia, em que o uso de um sinalizador matou um adolescente.

Doentes e animais

A queima de fogos também perturba pacientes de hospitais e clínicas e animais, especialmente àqueles dotados de alta sensibilidade auditiva, segundo Lourdes. “Os cães se desesperam e alguns se debatem em coleiras até a morte por asfixia. Já os gatos sofrem, comprovadamente, com as explosões, que lhes causam alterações cardíacas e se põem em fuga, que resulta em desaparecimento”, diz, citando ainda a perturbação causada aos pássaros. “O ruído da queima de fogos de artifício ultrapassa os 125 decibéis, equivalente ao som produzido por aviões a jato, muito acima dos cinco decibéis previstos na legislação municipal sobre poluição sonora.”

Lourdes alerta para o mau uso dos sinalizadores navais. “Criados para salvar vidas, tornam-se armas nos eventos, uma vez que atingem 340 quilômetros por hora em uma distância de 200 metros”, afirma. “Além de utilizados em situação diversa do seu objetivo original, produzem luminosidade que causa perda da visão”, afirma. Conforme a vereadora, o Ministério da Saúde aponta mais de 100 mortes e mais de 7 mil atendimentos causadas pelos fogos de artifício no Brasil nos últimos anos. “Os atendimentos hospitalares decorrentes de fogos dividem-se da seguinte forma: 70% provocados por queimaduras; 20% por lesões com lacerações e cortes e 10% por amputações dos membros superiores, lesões de córnea ou perda de visão, lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição, e 15% das queimaduras resultam em óbito”, informa.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Câmara Municipal de Porto Alegre

____________

Sem comentários! Absurdo!



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

59 respostas

  1. ACREDITO SER DE MUITO DECÊNCIA E PREOCUPAÇÃO PÚBLICA DA VEREADORA PROIBIR OS FOGOS DE ARTIFÍCIO, INCLUSIVE É IMPORTANTE SALIENTAR QUE NO PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS DO MUNDO, COMO NA EUROPA, AMÁRICA DO NORTE E ÁSIA, OS FOGOS SÃO PERMITIDOS, ACHO QUE O BRASIL ESTÁ ACIMA DESTES NO QUE TANGE AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL. A VEREADORA PODERIA USUFRUIR O POUCO TEMPO QUE TEM DISPONÍVEL A NAÇÃO E SE PREOCUPAR COM QUESTÕES QUE REALMENTE SÃO DE INTERESSE PÚBLICO.

    Curtir

  2. Parabéns mesmo, acho que deveriam proibir no país inteiro esses fogos que fazem barulho e causam muitos problemas, e a questão de poder ou não poder que muitos comentaram, eu não posso escolher se quero ou não escutar barulho, sou obrigada e cadê o respeito e o direito do outro, cada um faz o que que da sua vida se quer fumar, beber, usar droga e sei lá mais o que, desde que não encha o saco dos outros … mais isso não acontece, por isso o governo tem que criar leis e proibir as pessoas sim. Depois de que adianta tantos fogos, se a vida ficasse mais fácil, bastava abrir uma fábrica de fogos e dar 1 para cada habitante do planeta para resolver o problema de todos.
    Finalizando FELIZ ANO NOVO para quem soltou foguetes e MATOU vários pássaros, começar o ano matando deve ser um bom prenuncio de ano! Sirlei – Curitiba

    Curtir

  3. Parabéns à excelente Vereadora em questão. Sou do RJ e afirmo que tal iniciativa deveria ser seguida em todo o Brasil, em nome do bom senso e do bem estar dos animais e dos doentes que sofrem em decorrência desse absurdo chamado fogos de artifício. Mais uma vez: parabéns. Que algum político do RJ siga essa atitude.

    Curtir

  4. Boa proposta, porque eu detesto fogos barulhentos e porque as pessoas nao tem controle no uso dos mesmos. Eu queria que fosse em todo o Brasil.

    Curtir

  5. Sou totalmente contra os fogos de artifício, porque …???

    Nada contra quem gosta de assistir futebol eu também gosto…. Acho legal, incentiva o esporte ……
    O que eu não me conformo é alguém que gosta de animais, gostar de ver fogos de artifícios por causa desses jogos de futebol….. Na minha cabeça eu não consigo juntar as duas coisas….. Ou tu gosta de fogos de artifício ou tu gosta de animais….
    Porque quando tu gosta muito de um e ele morre de medo disso, você entende que nada justifica aquele barulho horrendo e seu cachorro ou gato morrendo, tremendo, com as orelhas baixas….. Uma coisa ou outra, isso não dá pra misturar….
    Sem contar os pássaros que morrem também …..
    Sem contar as milhares de pessoas que, como eu também não gostam ….
    Sem contar os doentes, crianças e Hospitais onde se encontram pessoas que precisam de silencio…..
    Tu podes até falar: “Ah, mas o meu cachorro não tem medo”…. Que ótimo…. Os meus e a maioria tem medo …. Então tu és um egoísta, porque milhares de outros animais tem medo…. Milhares deles sofrem com esse barulho…. Um monte foge, alguns morrem, isso não é gostar de animais, não mesmo….!!!!
    Sou contra soltarem fogos de artifício…. Sou a favor de proibirem isso igual proibiram balões…..
    Tenho dito….
    Vai em frente Veradora Lourdes Sprenger …..!!!!!

    Curtir

  6. Excelente Projeto! Chega de explosões e mortes por causa de uma ação ignorante e egoísta de alguns segundos! Vejam os problemas que esses fogos causam em todos lugares! Poluição química, poluição sonora, incêndios, mortes, desespero para os animais silvestres e domesticados, problemas para doentes e idosos, os autistas sofrem muito com as explosões repentinas!!!! Começo a acreditar que estamos melhorando o mundo! Quem quiser explosões que vá para o Iraque!

    Curtir

  7. no brasil não adianta meia boca tem que proibir sim, nos invadimos o habitat dos animais e não temos o direito de torturar, e também pessoas que estão em hospitais velórios e criança dormindo, ano novo e natal se passa com a família e não explodindo os tímpanos dos outros, teu direito acaba quando vc invade o meu.

    Curtir

  8. Quantos morreram pelos fogos de artificio? e sequelados? e os custos de atendimento médico ? e a poluição ambiental? e os animais? e a tragédia de Santa Maria? Precisam se modernizar e utilizar novas tecnologias existentes como fogos a lazer

    Curtir

  9. Fico estarrecido com a posição das pessoas que são contra esta proposição.
    Os fogos de artfício tem somente consequencias negativas. É necessário ser consciente e pensar sobre a questão. Vejo argumentos idiotas, imbecís por parte de pessoas que certamente são esclarecidas. Não se justifica a questão social de empregos ou arrecadação de impostos com a indústria e comércio de fogos de artifício. Toda arrecadação e muito mais, é superada coms os gastos que o sistema de saúde tem com o atendimento médico à queimados que são centenas a cada evento nacional, afora os eventos locais em diversas ocasiões, que somados devem representar outro tanto. Ainda quanto se gasta com a recuperação em reabilitação para o trabalho,com o pagamento de aposentadorias por invalidez ou pensão à dependentes em caso de mortes? E isto acontece. É um Custo Social muito mais alto que a arrecadação, que só beneficia as empresas do setor, na maioria sonegadoras ou informais. Se tem idéia da consequencia na natureza? Na ecologia?
    A emissão de gases que contibui para o Aquecimento Global em um ano é equivalente a 2 meses de emissão de poluentes em São Paulo. Somente em Porto Alegre a cada evento, entre 50 e 100 animais cães e gatos, fogem, morrem ou sofrem ferimentos graves. Por desespero, alguns morrem enforcados por estarem acorrentados outros por estresse, enfim. A fauna sofre também, não vemos, mas milhares de filhotes de passáros e até algúns adultos morrem pelo ruído causado pelos fogos .Perturbação do sossego, pois entram madrugada a dentro soltando os fogos, doentes em hospitais e residências, crianças que se assustam. Tudo isto para que? É indispensável? Necessário? Para comemorar Natal e Ano Novo não existem outras formas. Nos os Jogos de futebol para comemorar a vitória dos times que alimentam a autoestima daqueles que se realizam e se sentem vitoriosos através das realizações dos outros (atletas jogadores). Para que?
    Não vi nos comentários nenhuma argumentação coerente. Será que existe?
    Se existir, por favor se manifestem, mas que tenham fundamento, ou se rendam ao bom senso e ao trabalho de quem está comprometido a melhorar o mundo que vivemospreocupado com pessoás

    Curtir

    • Não vai ter comentário coerente porque brasileiro só quer se divertir sem se preocupar com o próximo. Esse PL só existe porque o brasileiro não tem educação suficiente para respeitar o outro.
      Apoiada, vereadora! Tem muuita gente contra esse absurdo que é soltar fogos de artifício. Aliás, quem acha graça nisso é de uma pobreza intelectual e cultural! Deus me livre!

      Curtir

  10. Sou totalmente favorável ao projeto de lei da nobre vereadora Lourdes Sprenger.
    Até que em fim surge uma vereadora inteiramente voltada para a segurança , bem estar das pessoas, animais e proteção a natureza.

    Destaco a publicação no jornal O SUL, edição de 02 de Janeiro de 2013 do renomado ADROALDO STRECK, sob o título de “FOGUETÓRIO INFERNAL” que também salienta a importância de uma urgente regulamentação dessa verdadeira agressão autorizada.

    Vá em frente Vereadora !
    As nobres causas dependem de muito esforço das verdadeiras lideranças !

    Estamos a seu lado e nossos parabéns !

    Valdemar Machado – Balneário Rondinha –

    Curtir

  11. Eu entendo a reação (negativa) das pessoas. Eu como voces, cresci achando normal soltar fogos, mas acredite, não é. Vá em qualquer país de primeiro mundo e veja se voce pode sair soltando fogos (sem ser preso).

    Curtir

  12. Proibam tudo. Daqui a pouco só sera liberado trabalhar, comer e dormir. A cada dia vejo mais e mais pessoas depressivas nas ruas e nada para o bem estar tem sido feito, salvo as bicicletas. Os fogos não tem muito a ver com o comentário, mas está ficando muito chato estas proibições. Bom, fico tranquilo porque é um absurdo. Pessoas chatas vão dormir.

    Curtir

  13. Velha polarização entorno de uma pseudo-polêmica. Parte da sociedade deve ter o direito de se divertir com fogos, outra parte deve ter o direito de se manter longe deles. Ok, existe muitos meios de se resolver isso. Uma delas é estabelecendo as zonas e horários propício ao uso de fogos (estádios, eventos, pontos onde há celebrações etc), outras zonas devem ficar livre de fogos (locais próximos de hospitais e etc). Cobramos impostos, tratamos os amputados e fim de papo. Mas o caminho porto-alegrense não é buscar soluções, mas ficar como um idiota indo para um lado gritando que SIM ou para o outro gritando que NÃO.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: