Obra está 45% concluída e representa investimento total de R$ 1,4 bilhão
Marcelo Kervalt
Porto Alegre – A ponte estaiada da BR-448 sobre o Rio Gravataí começa a tomar forma e, imponente, já pode ser vista da BR-290, em Porto Alegre. Sendo construída no limite entre Canoas e a capital, em frente à Arena do Grêmio, terá 268 metros de comprimento e 62,5 de altura. Segundo o coordenador-geral do Consórcio Gerenciador da BR-448, Luiz Antônio Didoné, mais de 45,70% dessa obra já está concluída e o custo total estimado é de R$ 103,6 milhões com a ponte. Logo após o rio inicia o viaduto de acesso à BR-290, localizado no km 21,7.
Somente esta obra terá 2,4 quilômetros de extensão, somado os seis ramos de acessos (quatro para a free way e dois para o bairro Humaitá). Conforme a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, a Rodovia do Parque estará concluída em dezembro deste ano. Com 22,3 quilômetros de extensão, de Sapucaia do Sul a Porto Alegre, a via completa custará, segundo Didoné, cerca R$ 1,4 bilhão e já está mais de 75% concluída. Para desafogar o tráfego na saturada BR-116, a 448 integra as obras de mobilidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
32 quilômetros de extensão até Estância Velha
A presidente Dilma Rousseff, em visita ao Estado em março, anunciou a extensão em 32 quilômetros da BR-448, mais os acessos municipais, a partir de Sapucaia do Sul, passando por Portão e chegando até Estância Velha. A presidente pediu empenho ao governador Tarso Genro para que acelere o licenciamento ambiental e, assim, possa ser lançado o edital até junho do próximo ano. O custo projetado por Dilma é de R$ 530 milhões.
A OBRA
Extensão – 22,3 km
Trajeto – BR-116, em Sapucaia, até BR-290, em Porto Alegre
Custo total – R$ 1,4 bilhão
Número de operários trabalhando – 1.000 (aproximadamente)
Previsão de conclusão – dezembro de 2013
Veja o vídeo sobre a ponte clicando aqui.
Categorias:Rodovia do Parque, Viadutos e pontes estaiadas
O que leva a construção de uma ponte estaiada ou uma ponte suspensa (ou pênsil) para uma ponte convencional, é a necessidade da última de escoramento (ou vigas de lançamento) para ser construída, isto falando de pontes de concreto, já as metálicas é outra coisa (vide na internet a história da Ponte Maria Pia, construída em Portugal pela empresa de Gustave Eiffel entre janeiro de 1876 e novembro de 1877 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_D._Maria_Pia voces vão ficar surpreso pela velocidade em que foi construída esta grande obra há mais de 135 anos).
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Se olharmos fotos da construção da ponte do rio Guaíba.
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ou da ponte Rio-Niteroi
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se vê que a primeira na sua construção utilizou escoramento que era fixo ao fundo do Rio Guaíba, já a ponte Rio-Niterói possuía uma estrutura metálica que carregava uma viga pronta entre dois pilares.
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Já as pontes suspensas e as pontes estaiadas não é necessário escoramento, entre os pilares ou se lança dois cabos em que diversas lajes da ponte são fixadas ou estas partes são fixas individualmente em diversos estais (cabos de aço).
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Se formos pensar dentro da lógica de construirmos o mais barato, tem que se levar em conta o que custa cada tipo de alternativa.
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Se há um rio, uma avenida (no caso de viadutos estaiados) a ser ultrapassado por uma ponte ou por um viaduto e este rio (não muito profundo) ou avenida podem ter sua circulação ininterrompida total ou parcialmente, a solução mais barata é de uma ponte convencional. Por outro lado caso não se deva interromper nem que seja parcialmente a circulação, naturalmente deve-se empregar soluções estaiadas ou suspensa, sendo que para vãos muito grandes a solução suspensa é a mais barata e para menores a estaiada.
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Estou colocando esta explicação, para que possam refletir sobre a conveniência de um ou outro tipo de ponte ou viaduto, pois o que me parece hoje em dia é que se adota modismos na construção das chamadas obras de arte, ao sabor muitas vezes de conveniências nada técnicas.
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Muitos pensam que uma ponte estaiada ou suspensa tem um aspecto visual muito mais agradável do que as convencionais, entretanto quando ficar pronto o viaduto que cruza a avenida Bento acho que as opiniões vão mudar.
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Amigos desculpem-me a minha falta de conhecimento de engenharia essas perguntas legítimas de quem não entende nada sobre o assunto:
– Onde estão os estais?
– Eles não são feitos para sustentar a estrutura?
– Ou são apensas decoração?
– Faltam opções no repertório ou “ponte estaiada” é a última tendência da moda em pontes?
Ok, Essa última pode ter soado sarcástica, mas me esforcei.
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Essa ponte estaiada tem dois pontos principais, de onde partem os cabos que sustentarão a rodovia. Dos pontos centrais é que partem os trechos que são sustentados cabo a cabo, como dá pra ver o primeiro trecho da imagem do final do post. Os cabos são/estão pintados de branco, e há até agora apenas 1 par de cabos de cada lado, presos no pilar “norte”.
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Isso significa que se instala a ponte primeiro, depois os cabos.
Ou seja, se os cabos não estão lá para sustentar o trecho da ponte pra que cabos?
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O primeiro par de estais está instalado, visíveis aos 28s do vídeo.
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Os estais já estão ali??
Nossa, preciso ir ao oftalmo…
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Realmente já existem estais na ponte. Acabei de ver. Quer que eu te indique um oftalmo Bianca ? 😀
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Ah é que eu não vi o vídeo, só a foto… tenho desconto! 😛
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Juro que entendi o que eu escrevi… heheheh
É feito um pedaço de laje, a partir do pilar que sustenta os cabos, e quando chega num ponto prendem o cabo. Daí partem pro próximo trecho pendurado até que este precise de um cabo para não cair. Depois de várias vezes isso, a parte sustentada apenas por cabos se conecta a parte que está sobre pilares, já pronta como na foto.
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E realmente ponte estaiada está na moda, especialmente no Brasil.
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Vou responder o que me cabe depois um eng civil ajude complementando…
… tá vendo aquelas 2 torres, que parecem que tem uns dentinhos? Ali que vão os estais (sim, são pra sustentação não é só decorativo) e a parte de laje da ponte que eles sustentam é onde tem aquele vão ali na 2a foto… imagino que eles sejam instalados/construídos ao mesmo tempo.
Sobre o repertório… é ‘modinha’. Já tem outros N tipos de design pra pontes bem mais interessnates mas o ctrl c + ctrl v sempre fica mais fácil.
E o Brasil em geral é atrasado em soluções, vide viadutos que no mundo inteiro estão colocando abaixo – RJ e SP já estão se adiantando – e só aqui deve surgir uns 3 pelo menos.
Espero ter ajudado 🙂
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Claro que sim, obrigado!
Sobre a moda: concordemos que pelo menos saímos da mesmice e estamos fazendo algo com algum valor arquitetônico. Ainda que de gosto questionável.
Mas sim, estamos bem distantes de uma Golden Gate 🙂
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O que eu sei da história é que existem pontes suspensas e pontes estaiadas. As estaiadas são boas pra vãos maiores com menos pilares, é isso?
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Pelo que eu li da ponte estaiada de SP, eles preferem esse sistema quando tem pouco espaço pra pilar… aí os estais servem pra sustentar (como se estivesse puxando pra cima) as partes da laje que estão conectados.
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Se, Se o Brasil fosse um País que levasse a sério o seu próprio desenvolvimento, ou se houvesse um projeto de desenvolvimento do “Estado Brasileiro” e não de cada governo que chega no poder e muda tudo. Bom, se fosse assim, essa ponte, seria uma ponte rodo-ferroviária, assim como ao lado da rodoviam se construiria uma ferrovia. Mas infelizmente, o tranporte ferroviário foi abandonado no Brasil há cerca de 30-40 anos, propositalmente é claro.
Então vocês imaginem, no ritmo que as coisas estão, dentro de uns 10-15 anos, essa BR-448 vai estar tão saturada como está hoje a BR-116. A Tabaí-Canoas provavelmente vai estar parada das 6 da manhã ás 21horas. E é nesse “miolo” que eles querem encravar um aeroporto.
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“A presidente pediu empenho ao governador Tarso Genro para que acelere o licenciamento ambiental e, assim, possa ser lançado o edital até junho do próximo ano.”
hahaha, tem que largar uma graninha se quiser o licenciamento dona presidenta…
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Contando com o caos que é a 116 hoje, essa era uma obra que deveria estar pronta há décadas, mas ok.
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Vai ficar um segundo cartão postal de PoA junto com a ponte do Guaíba.
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Vai ficar bonita, mas quero ver em dia de jogo, a confusão entre o trânsito de veículos e torcedores.
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Legal, parece uma obra muito importante.
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O orçamento dessa obra já está em 1,4 bilhão?
Por isso essas obras públicas demoram tanto: quanto maior o atraso, maior vai ficando a conta.
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Aleluiaaaaa…
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Vai ficar legal, é uma obra necessária e tal… Mas que lentidão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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