O estudante de Ciências Socias da Pucrs, Antônio Backes Tavares, criou com os amigos o coletivo ThinKing Out para realizar ações que melhorem a vida cotidiana na cidade. O primeiro projeto que eles estão desenvolvendo é o Bus em Poa, não é uma Boa, um ativismo que começa na web e será encaminhado para o governo com reclamções da populção quanto ao transporte público da Capital.
Batemos um papo com o Antônio que nos explica mais dessa ação e do projeto. Confere e, principalmente, participa.
Como você teve a ideia desse projeto?
Os problemas no transporte público sempre foram uma das coisas que mais me incomodou, sempre sofri com eles e ouvi muitos relatos de pessoas reclamando, mas essas reclamações nunca geravam nada.
Inspirados no Shoot the Shit, eu e mais alguns amigos criamos a ThinKing Out com o objetivo de fazer ações com impacto positivo em Porto Alegre e primeiro projeto foi Bus em Poa, Não é uma Boa que surgiu com o intuito de tentar mudar um pouco esse cenário de problemas.
Quais soluções vocês propõem? Ou apenas querem oficializar as reclamações gerais sobre o transporte público?
O nosso objetivo é registrar os problemas que ocorrem no transporte público e com isso gerar um relatório de dados como, quais linhas tem mais atraso, quais pontos da cidade ocorrem mais problemas, etc, e levar esse relatório para os responsáveis para que tomem alguma medida. A página também serve para ser um elo de comunicação entre passageiros e responsáveis pelo transporte.
De que maneira o material coletado será entregue aos responsáveis?
Após termos um número significativo de relatos vamos analisá-los e gerar um relatório, a princípio semestral, com todos os dados sobre os problemas. Uma vez pronto pretendemos abrir os dados para o público para que possam visualizar os dados e dar maior suporte na hora de cobrar das autoridades responsáveis que tomem alguma atitude em relação aos problemas que ocorrem no transporte público. Esperamos que com o relatório em mãos as autoridades tomem consciência dos problemas que acontecem todos os dias na capital.
Você acha que para o transporte público melhorar depende apenas do governo ou população tem que fazer sua parte?
Depende de ambos. A responsabilidade pela qualidade é em primeiro lugar do governo que deve disponibilizar um sistema de boa qualidade, mas a população também deve ajudar a manter o serviço cobrando o governo quando o mesmo não for satisfatório.
Explica pra galera como eles podem participar dessa iniciativa?
Bom, é muito simples, só é preciso as pessoas acessarem a página no facebook, curtirem e deixarem o seu relato com o padrão: Dia, Local, Linha e Situação.
Planejam algumas ações fora da web?
Estamos estudando que outra ações podem ser tomadas, talvez fazer um vídeo coletando alguns depoimentos de usuários para mobilizar as pessoas e divulgar o projeto.
Fonte: http://www.facool.com.br/noticia/view/3851
Categorias:onibus
Haja capacidade de sistema e pessoal para aguentar todas as reclamações sobre transporte público de PoA.
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Legal a iniciativa, vou usar direto (e sim, copiar os e-mails que o Adeli postou, apesar de saber que vão direto pro limbo).
Mas sinceramente preferia um sistema tipo “crowdmap” (igual ao BikeCrimesPoa) onde tu pode ter acesso aos dados a qualquer momento, e perceber o crescimento instantâneo de reclamações em certas regiões.
6 meses pra ter acesso aos dados é muito tempo!
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O ideal é que a propria EPTC fizesse um relatório semestral contendo estatísticas das reclamações, por empresa e por linha. Transparência, a gente não vê por aqui.
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O trabalho que o cidadão tem de reclamar pro estudante é o mesmo trabalho de reclamar pra EPTC. Sinceramente, não vejo relevância nesse projeto.
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Com a necessidade legal de os governos terem seus portais de transparência e acesso à informação, deveria constar um relato completo na página da Eptc.
Peça a seu vereador esta fiscalização. E também o seu papel.
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Mesmo assim o relato só conteria o que eles resolveram registrar. Confio mais em iniciativas como essa.
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E vai adiantar mandar algo direto pra eles?
Ou foi ironico?
hahaha
O bom é se essa iniciativa chegar na midia com tudo, quem sabe não de em algo?
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Todas as formas como esta são válidas.
Mas mandem reclamações diretamente ao diretor-presidente da EPTC
eptc@eptc.prefpoa.com.br
vanderleicappellari@eptc.prefpoa.com.br
carris@carris.prefpoa.com.br
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Verdade Adeli. Não é necessário intermediários …..
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É necessário sim, para termos acesso completo aos dados.
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Confio mais no estudante…
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Já passei anos ligando e reclamando e nunca vi melhoria nenhuma. Aprendi até como, de forma rasteira, a prefeitura e as empresas de ônibus deixam de registrar as reclamações.
A técnica utilizada por esses grupos é o seguinte. Vamos supor que um ônibus passe muito lotado ou fora do horário, dai você liga para reclamar. Você reclama e e acha que fica registrado, mas o atendente vai te dar alguma desculpa do tipo “são as obras sei lá onde”, “é o concurso não sei do que” ou ainda “volta às aulas”… Se você não for bem claro e afirmar vigorosamente que “quero deixar uma reclamação registrada”, a sua reclamação é tida como “prontamente atendida” e não é registrada.
Adeli, com todo respeito, você não sabe de nada do transporte público de Porto Alegre.
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Olha, eu volto a insistir que “ficar calado, não reclamar”, não está com nada. Insisto em acessar a EPTC, teimar em falar, reclamar. Seja pelo 118 ou pelos e-mails que passei.
Mandem suas demandas para o meu e-mail – adeli13601@gmail.com – que vou ver o problema de perto, respondo, pois eu sempre cobro tudo isto da Eptc.
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