Lixeiras inovadoras para educar pessoas

Por Luísa Zottis

Além da poluição do ar e sonora, outro grave problema que grandes cidades enfrentam é o lixo nas ruas. O descarte incorreto torna o espaço urbano mais sujo e desagradável, além de prejudicar o meio ambiente. Pensando em uma solução criativa para incentivar a boa conduta e surpreender as pessoas, Londres começou uma mudança… pelas cestas de lixo!

Notícias no lixo para quem gosta de estar bem informado. A lixeira high-tech, desenvolvida pela empresa Renew, exibe informações de jornais locais e também conta com uma equipe própria de jornalistas. E não para por aí: o cesto mostra, se solicitado pelo seu monitor touchscreen, se há bicicletas disponíveis no sistema de aluguel público.

Ela também é capaz de enviar mensagens para autoridades em caso de emergências de saúde e segurança. São cem lixeiras que ficarão espalhadas por Londres até 2034, podendo se expandir para outros países.

A lixeira high-tech é multiuso: serve para armazenar resíduos, informar e para auxiliar em emergências. (Foto: Divulgação/Renew)

A lixeira high-tech é multiuso: serve para armazenar resíduos, informar e para auxiliar em emergências. (Foto: Divulgação/Renew)

“Lixo feliz”

Outra campanha, realizada pelo movimento Keep Britain Tidy entre 2011 e 2012, contou com 25 lixeiras divertidas. Quando alguém depositava lixo, elas poderiam aplaudir, soltar gracinhas como “aleluia” e até cantar I’m Singing In The Bin (estou cantando na lixeira), uma paródia do filme Cantando na Chuva. Outra surpresa dos cestos falantes foi a fala de celebridades locais em agradecimento à educação.

 Lixeira divertida interage com quem joga o lixo. (Foto: reprodução Super Interessante)

Lixeira divertida interage com quem joga o lixo. (Foto: reprodução Super Interessante)

A instalação de lixeiras inteligentes e divertidas é uma alternativa inovadora para atrair as pessoas, mas será que é a única alternativa capaz de provocar a conscientização de que um espaço urbano limpo e agradável é fundamental para o bem estar dos cidadãos e para o planeta?

Fontes: SWU, Super Interessante

THECITYFIXBRASIL



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Mobiliário Urbano

Tags:, ,

2 respostas

  1. Aqui no brasil não durariam muito lixeiras como essas. Mas esse esquema “inteligente” poderiam ter outras aplicações. Como em Canoas, onde aparecem em telas onde os onibus estão chegando. Abaixo do suprte da tela poderia haver uma lixeira um pouco mais estilosa. Integraria um pouco mais a lixeira inteligente ao meio urbano.

    Curtir

  2. Bem bolado! Essa lixeira com informações tem outra caraterística muito importante: centralizar vários “serviços” em um único ponto. E por que não colocar no mesmo ponto lixeira, telefone, ATM, iluminação pública, sinalização… Assim elimina-se parte da poluição visual se essas coisas estiverem espalhadas.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: