Capital gaúcha terá mais duas ciclovias

Pedaladas na ciclovia da Av. Ipiranga, em Porto Alegre (Foto: Guilherme Testa/Famecos/PUCRS)

Pedaladas na ciclovia da Av. Ipiranga, em Porto Alegre (Foto: Guilherme Testa/Famecos/PUCRS)

Porto Alegre é a cidade que mais utiliza o sistema de aluguel de bikes no Brasil por número de viagens. Recentemente, ganhou três novas estações do BikePoa. Agora, contará com duas novas ciclovias, conforme anúncio feito pela Prefeitura.

Até a primeira quinzena de junho, deverá ser inaugurado, na Avenida Chuí, corredor de bike com 650 metros de extensão, fazendo conexão com as ciclovias das avenidas Diário de Notícias e Icaraí.

A segunda ciclovia anunciada ainda não tem data de inauguração, mas terá mão dupla e funcionará na Avenida Vasco da Gama até a Rua Irmão José Otão, com 1,1 quilômetro de extensão.

Confira, em infográfico produzido pela Zero Hora, como serão os trajetos das ciclovias:

cicloviasInfográfico produzido pelo Jornal ZH

Por Luísa Zottis

THECITYFIXBRASIL



Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta, Ciclofaixas, ciclovias

Tags:, , , ,

26 respostas

  1. Fico feliz c/a notícia! A propósito: quando vai sair a estação de bikes na Barros Cassal? Não vejo a hora!

  2. “Porto Alegre é a cidade que mais utiliza o sistema de aluguel de bikes no Brasil por número de viagens.”

    Que legal! Parabéns Porto Algre! A cidade está evoluido, e muito!

    Sou apaixonado por Porto Alegre. Atualmente moro em Curitiba mas sonho em morar em POA. Na minha opinião, Porto Alegre é a melhor capital do Brasil. Só quem apenas critica é quem não conhece outras capitas ou visita-as apenas para turismo. POA dá show em muitas cidades da América Latina. Não conheço muito bem a cidade de Porto Alegre, tampouco morei aí, mas tenho acompanhado por esse blog as principais notícias e vejo como a cidade tem evoluído.

    Mas o mais importante, acredito, que para a cidade crescer deve-se primeiro crescer e amadurecer a população. Se houver mais cidadania, respeito, educação e getileza, ficará fácil da cidade evoluir rapidamente.

  3. Uma pergunta: O que vocês acham da Ciclo-Faixa da Icaraí? Ruim ou boa?
    .
    Fiquei sabendo que quando a Multiplan construir as habitações (onde é as baias hoje) vão passar a ciclovia para o lado do muro Jockey na icarai, Bi-direcional, com a canalização do esgoto que corre rente ao Jockey.
    .
    SE FOR VERDADE, ficaria melhor que atual ou não? E aí, opiniões?

  4. Por falar em Rua Irmao Jose Otao – a qual e’ continuacao da Vasco da Gama -, as calcadas estao completamente destruidas, acho que nem nas cidades sirias apos a guerra civil tem tanto buraco.

  5. Essa da Vasco da Gama e José Otão é ótima, pois o transporte público ali é bem ruim, ou se vai para a Independência ou desce até a Osvaldo.

  6. Provavelmente, a cada dia, são vendidos mais carros novos para serem usadas nas ruas de Porto Alegre do que bicicletas públicas, ou não, são usadas. Ou seja, estão fazendo ciclovias, gastando recursos públicos, pra retirar o espaço dos automóveis e satisfazer uma microminoria barulhenta.

    • Não há problema em comprar carros. Não há problema algum em possuir uma coleção de carros. Esse não é o ponto de discussão!

      O problema é termos o carro como a única opção de locomoção, pois o transporte público é péssimo e não há segurança para pedalar.

      Você acha errado gastar dinheiro para pessoas circularem de bicicleta? Eu acho errado gastar dinheiro para dar estacionamento de graça. Em uma faixa de estacionamento circula-se centenas de ciclistas por dia, mas em uma faixa de estacionamento ficam parados carros beneficiando pouquíssimas pessoas.

  7. “Porto Alegre é a cidade que mais utiliza o sistema de aluguel de bikes no Brasil por número de viagens.” Daí vem um me dizer que anda na rua por horas e vê só duas bicicletas.

  8. Estive olhando a Vasco da gama no Street View e acho que vão repintar o antigo caminho dos parques que ainda dá pra ver.

    • É, na verdade até ja existe a tal ciclovia, só que vão começar a respeitar.

    • Bah, espero que seja separada por tachões. Moro na Vasco da Gama e lembro muito bem como (não) funcionava a ciclofaixa.

      Vários motoristas (mal educados, por sinal) deixavam o carro estacionado em cima da ciclofaixa. Este problema ocorria principalmente perto da Espaço Video e da antiga Cia da Pizzas.

  9. Fazendo uma rua de cada vez se cria uma malha muito abrangente. É assim em qualquer lugar.

    • Com certeza, mas por que não ser contíguas? Acho que a da Chuí começa a ficar interessante, só falta fazer ali na frente do Iberê para ligar a beira-rio com o barra. E claro, o sentido centro->bairro da Icaraí.

  10. Que tal parar de fazer ciclovias que levam do nada a lugar algum ?

Faça seu comentário aqui: