Maior feira de tecnologia da América Latina começa terça-feira

Estande mostrará novidades tecnológicas e serviços oferecidos aos cidadãos  Foto: Divulgação/PMPA

Estande mostrará novidades tecnológicas e serviços oferecidos aos cidadãos Foto: Divulgação/PMPA

Porto Alegre sediará a partir desta terça-feira, 14, a terceira Bits – Business It South América, no Centro de Eventos da Fiergs. Promovida pela empresa alemã Hannover Fair, em parceria com a Federação das Indústrias do RS, o megaevento do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi criado com base na plataforma de tradição da marca CeBIT. O encontro deve reunir, até o dia 16, executivos e empreendedores de mais de 20 países, com o objetivo de fomentar novos mercados e estimular o intercâmbio de conhecimento sobre o futuro da Nova Era Tecnológica. No local, os visitantes poderão conferir, no estande da prefeitura, as novidades tecnológicas e serviços de inteligência de última geração oferecidos aos cidadãos.

Divulgar institucionalmente a cidade como referência em inovação e pólo tecnológico internacional, por meio da participação no circuito das grandes feiras e eventos mundiais, é uma das missões do executivo municipal, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia – Inovapoa, Procempa e Secretaria Municipal de Turismo (Smtur), que estará neste ano, mais uma vez, com estande moderno e interativo, durante todo o período da Feira.

Os visitantes poderão conhecer alguns projetos do município que refletem o conceito de cidade inteligente e futurística. Está previsto no projeto arquitetônico uma representação real, em pequena escala, da atuação do Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre. A Procempa está instalando redes de fibra óptica no entorno do estande para dar suporte às imagens, transmitidas em temo real, das câmeras de videomonitoramento instaladas no município. O cidadão poderá ter uma ideia, por meio de um conjunto de monitores de vídeo, da dimensão desta tecnologia de ponta oferecida para melhorar a segurança e a qualidade de vida na cidade.

Em destaque também as principais obras e empreendimentos da Copa de 2014, em andamento na Capital, que poderão ser vistas através de fotos e imagens transmitidas por totens e telas de LCD.

No primeiro dia do evento, haverá um coquetel de inauguração do estande da prefeitura, às 18h, reunindo imprensa e autoridades do setor, ao som da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Já confirmaram presença o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o presidente da Fiergs, Heitor Muller, e o diretor da Hannover Fairs Sulamerica, Constantino Bäumle. Após a cerimônia, às 19h, os convidados prestigiarão a solenidade oficial de abertura da Bits 2013, no auditório central.

Foco do empreendedorismo e da difusão tecnológica, a Capital tornou-se um dos principais destinos internacionais para potenciais investidores. De acordo com a secretária do Inovapoa, Deborah Pilla Villela, a cidade tornou-se sede da Bits e referência pela sua inserção competitiva no mercado. “Porto Alegre está criando um grande cinturão tecnológico nucleado pelo crescimento progressivo do mercado de TI, com a consolidação de novos polos na região”, comenta Deborah, enfatizando ainda que a Capital tem vocação para estimular e implementar, cada vez mais, políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento da produção científica e inovadora ao alcance de toda a população.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:BITS, Ciência e Tecnologia, Eventos

Tags:, ,

2 respostas

  1. Muito interessante isso. Parabéns a Porto Alegre! Espero que a cidade se desenvolva nesse sentido e torne-se um polo internacional da tecnologia da informação.

    Curtir

  2. “Divulgar institucionalmente a cidade como referência em inovação e pólo tecnológico internacional, por meio da participação no circuito das grandes feiras e eventos mundiais, é uma das missões do executivo municipal, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia – Inovapoa, Procempa e Secretaria Municipal de Turismo (Smtur), que estará neste ano, mais uma vez, com estande moderno e interativo, durante todo o período da Feira.”
    .
    Tá bom, e eles vão acreditar.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: