Trensurb quer Aeromóvel Humaitá ligando Arena do Grêmio ao Salgado Filho

Foto: Gabriela Di Bella - Metro

Foto: Gabriela Di Bella – Metro

Depois de construir a primeira linha comercial de Aeromóvel do Brasil, ligando o Aeroporto Salgado Filho à estação Aeroporto, a estatal federal Trensurb quer agora uma nova via, desta vez entre a estação Aeroporto e a Arena do Grêmio, passando pelo bairro Humaitá.

Serão dois quilômetros do Aeromóvel Humaitá.

O desenho inicial do projeto de R$ 150milhões foi entregue ao ministro das Cidades.

O que não diz a estatal federal é como ela fará para suportar o repentino assalto de milhares de torcedores, que escapam em apenas oito minutos da Arena do Grêmio, quando cada vagão do Aeromóvel só compota 300 passageiros (no caso, seriam cinco veículos, considerando-se os dois já existentes e em pré-operação).

Políbio Braga



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho

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40 respostas

  1. Eles esqueceram de comunicar quem foi o criador desse projeto do aeromovel até a arena, por acaso eu conheço o criador muito bem e não cobrou nada pelo projeto, a única coisa que eles poderiam ter dito era anunciar o criador do projeto

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    • Letiery. Quem inventou esta história foi a direção da Trensurb. Não existe projeto, apenas intenção. Notícia de hoje: A empresa responsável pela automatização do aeromóvel esta com grande dificuldade de fazer funcionar este sistema, automaticamente, por enquanto só funciona com joystick.

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  2. Julio, realmente não entendi.Podes rabiscar isso em um mapa?
    De qualquer forma, pelo que me consta, a antiga estação é da R.F.F.S.A. e não da Trensurb.

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    • Ah…. e a América Latina Logística (ALL) corta esta área. Teríamos uma Cruz de Santo André?

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      • Quando houve o primeiro jogo na Arena a Trensurb transformou um pequena parte daquela área em estacionamento. O transito de trens de carga naquela área é quase inexistente. É a mesma situação da entrada de veículos para o pátio da empresa. “Uma Cruz de Santo André. Para quem queria construir shopping…e edifícios de estacionamento…

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    • Diego, ao transitares pela Ernesto Neugebauer verás uma placa informando que toda área verde situada ao lado da estação Pestana é de propriedade de Trensurb. Aquela estação é fantasma, não tem utilidade alguma e serviria como acesso a estação Aeroporto. O que me deixa abismado é a falta de respeito, por parte da direção da Trensurb, com o dinheiro público. Eles não pensam. Só querem fazer mídia positiva às custas do Aeromóvel. A pouco tempo a Trensurb queria construir hotéis, shopping, estacionamentos, etc. nesta região utilizando a estação da R.F.F.S.A. como acesso ao metrô. É a mesma área onde tem um campo de futebol, um estádio de futebol de salão e área de estoque de sucata. Entra no Google Maps, fica entre a estação Pestana e a Ernesto.

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  3. Para pensar. Toda área situada ao lado da estação Aeroporto e estação Pestana (lado Humaitá) é propriedade da Trensurb. Se fosse feita uma avenida destas estações até a Ernesto Neugebauer (máximo 300m), seria suficiente para ligar o bairro e Arena ao metrô através de uma linha de ônibus. O investimento seria 100 vezes menor que o aeromóvel, com muito mais acessibilidade e serviria a qualquer demanda. Esta ruela serviria também às linhas de ônibus, lotações, táxi, carroça, que atualmente transitam pelo bairro. É tão simples.

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  4. O aeromóvel será utilizado 4 vezes por mês, ou seja, nos dias de jogos. Nos outros 26 dias ficará praticamente parado. Alem disso é muito mais econômico ir a pé até a estação Anchieta. Em Jacarta é uma viagem turística e de baixa demanda. Com grande demanda o veículo, por ser muito frágil, não resistirá por muito tempo. A Trensurb terá que disponibilizar empregados (seguranças, agentes de estação) para atender os usuários nos dias de jogos, na estação que será construída próximo a Arena. É um projeto louco. É dinheiro jogado fora ou para dentro dos bolsos das empresas responsáveis por este projeto. É claro que o Diego sempre defenderá este projeto, afinal é ele o engenheiro responsável ou irresponsável por toda esta loucura. Não custará somente 150 milhões. Passará dos 300. Não dá para comparar Stuttgart com o bairro Huamitá, repleto de favelas. Todos pagaremos por esta insana ideia.

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    • Isso assumindo que o aeromóvel só atenderia (exlusivamente) o estádio, e que a única atividade do estádio é jogo de futebol. Essas duas premissas estão erradas.

      O empreendimento da Arena prevê, além do estádio, a construção de torres comerciais e residenciais. Essas torres geram demanda no ciclo normal (i.e. horário comercial), e o aeromóvel poderia muito bem ajudar a conectar esta nova demanda ao Trensurb, à Região Metropolitana, ao Centro e ao Aeroporto.

      Além disso, mesmo se não contarmos essas torres, cabe lembrar que a Arena também prevê a realização de shows e eventos de grandes proporções. Isso é inclusive uma das fontes de renda para o empreendedor (no caso, a OAS).

      Por fim, num preconceito já tão típico dessa caixa de comentários, reduziste o bairro Humaitá a algo “repleto de favelas”, como se 1) isso fosse verdade e 2) como se isso justificasse o não-investimento em transporte coletivo. Meio que me lembrou aquela vez que rolou um mapa “fantasia” de metrô pra Porto Alegre e rapidinho vieram uns imbecis comentar “mas que absurdo uma linha da Cruzeiro até o Moinhos, pra que isso, imagina a chinelagem invadindo”. O bairro Humaitá, pra quem nunca foi lá, é uma área residencial e industrial com diversos tipos de ocupação e níveis de renda, notoriamente mal-servido por transporte coletivo. Um aeromóvel ligando o Aeroporto à Arena poderia facilmente ter uma ou duas estações no meio do bairro Humaitá, adicionando um serviço de transporte confiável, e dando novas oportunidades de emprego para quem ali mora.

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      • Sinceramente não sou preconceituoso. O que me preocupa é que o investimento neste tipo transporte é inadequado. O pessoal das torres não utilizará o aeromóvel e tão pouco o metrô. O usuário da Trensurb é composto na sua maioria pela classe C e D. Como fiquei sensibilizado com as tuas observações, ficarei apenas aguardando os próximos capítulos desta novela, inclusive aguardando os testes do trecho do Aeroporto e no futuro talvez tu me darás razão.

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    • Julio, eu posso ser engenheiro da Aeromovel, mas jamais defenderia qualquer projeto que não julgasse algo útil para população. Gosto de dormir em paz com o travesseiro todo o dia. Não tenho o que comentar sobre esta proposta para o Bairro Humaitá, pois trata-se de rumores neste estágio. Não há nada oficial.

      “Qual a engenhoca que será construída nos terminais para que os veículos mudem de via? Loucura, loucura.” Meu caro, o AMV (Aparelho de Mudança de Via) do Aeromovel opera desde 1987 na Linha Piloto do Gasômetro. E está em instalação na Linha do Aerporto. Isto rendeu uma patente para o nosso país (registrada no Japão, França, Reino Unido, EUA e outros). Não é loucura, é engenharia (podes conferir em: http://www.google.com/patents/US4774891)

      O veículo não é frágil. Como eu disse aí em cima, foi projetado em pleno atendimento com a norma ASCE 21 para Automated People Movers. Crush load para 12 passageiros por m². Reforçado com fibra-de-carbono. Não precisa ser uma caixa de aço inoxidável austenítico, um “Panzer sobre trilhos” se preferir, para ser resistente. Vide o Boeing DreamLiner.

      Abraço!

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  5. Esse gancho no final foi completamente desnecessário. Por esse tipo de coisa que eu não gosto do Políbio Braga. Apenas serviu pra explicitar o quão preconceituoso ele é. Como já disseram acima, 8 minutos é o rating de evacuação de emergência. Quem já foi à Arena, sabe que numa velocidade mais “normal”, o estádio leva mais tempo pra esvaziar.

    Já vi implementações semelhante de serviços pendulares para estádios e eventos com carga eventual. Em Stuttgart, existe uma linha de bonde que liga sai do Centro e vai até o Mercedes-Benz Arena (estádio do VfB Stuttgart), que fica ao lado do Porsche Arena (casa de shows) e do Museu da Mercedes-Benz. Quando tem evento em uma das arenas, o regime de operação dessa linha é alterado, dando preferência a chegada (antes do evento) e preferência a partida (depois do evento). Não é suficiente pra descarregar todo mundo, dado que existem outras opções perto, mas funciona relativamente bem e não é a tragédia que o Políbio quer pintar.

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  6. Gostaria de trazer uma informação aqui sobre esse assunto; é que o Trensurb já tinha prometido ao Grêmio e a Associação dos Moradores do Humaitá que essa futura linha já estaria pronta esse ano!
    .
    Então muito cuidado com os factoides que vem dos departamentos federais pois ano que vem é eleição. Sou vizinho de São Tomé, só acredito vendo e funcionando!
    .
    Como outras promessas prometidas pelo Governo Federal como a 448 pronta para 2010 e que foi só iniciada nesse ano e a remoção das famílias da Vila Zanvrogna junto a 290 (sentido Poa-Litoral). Enfim…

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  7. O veículo se chama A-100 pois foi concebido para o mercado americano, cuja taxa de ocupação máxima é de 4 passageiros por m². 150 passageiros são 6 passageiros por m², o que é desconfortável, mas totalmente aceitável para curtas distâncias e ar-condicionado. Não esquecer que o Metrô de São Paulo, na Linha Vermelha, chega a mais de 10 passageiros/m². O A-100 tem 14,5m de comprimento e sua estrutura, por norma, é calculada (crush-load) para 12 passageiros por m², o que equivaleira a 300 pessoas embarcadas.

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    • Diego eu compreendo que defendas esta insanidade, afinal és o engenheiro responsável pelo aeromóvel. Mas antes de defender este projeto louco vá de trem num dia de jogo na Arena. O teu veículo, por ser muito frágil, não suportará as loucuras que o torcedor faz no trajeto ao estádio. O aeromóvel vai parar no meio do caminho e como não haverá guarda-corpo de proteção no viaduto, o pessoal cairá lá de cima ao abrir a porta de segurança instalada na frente do veículo. Ou não é verdade o que eu estou dizendo. Como tu mesmo já disse aos quatro ventos, este meio de transporte é para baixa demanda. Sabe o que vai acontecer: nos dias de jogos não será utilizado pela alta demanda e nos outros dias ficará parado por falta de demanda e serão 300 milhões jogados no lixo. Nós sabemos que serão 150 milhões de aditivos. Mais ou menos o que está acontecendo na linha do Aeroporto que está custando o dobro do previsto. Um dia vou te cobrar por esta loucura aqui mesmo neste espaço democrático.

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    • Diego, algumas observações que acho importante, se é que estou correto. O teu sistema é totalmente automatizado. Portanto num dia de jogo se os torcedores enlouquecerem, o que é comum, e chutarem a porta, o aeromóvel para, correto? e o carrocel fica prejudicado, correto? Alem disso para cada veículo terás que construir um sistema se propulsão igual ao de aeroporto, certo? Qual a engenhoca que será construída nos terminais para que os veículos mudem de via? Loucura, loucura. É muito mais barato e seguro ir a pé até Anchieta.

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  8. R$ 150 milhões?
    Se acontecer, será uma das primeiras medidas preventivas em mobilidade urbana. Pq eu acho que vão fazer muita coisa naquele entorno da arena e o transporte não será apenas para jogos do grêmio.

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  9. Eu particularmente acho que tem uns detalhes esquisitos no projeto do SF. A começar pelo tamanho, prometendo transporta 150 passageiros – ora ele é pouco maior que um micro-ônibus e confortavelmente deve levar 50; muito apertados, 80. Outro detalhe é um carro pequeno e outro maior, sendo que quando um opera o outro fica parado, dependendo do volume de passageiros (foi o que entendi) – isto é um desperdício, pois o ideal seriam 2 carros que circulassem acoplados ou não, conforme o volume de passageiros,
    O principal motivo que não me empolga é o custo: 35 milhões é muita grana e acho que o custo-benefício deste projeto é um disparate, pois com este valor daria para adquirir uns 150 ônibus novos, só a título de comparação

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    • Realmente o veículo me parece bem pequeno… Mas quanto à comparação com ônibus, os ônibus são trocados a cada 5 anos, já o Aeromovel de Jacarta é o mesmo a 20 anos usando energia mais barata, sem trocar óleo e sem carregar peso morto, no caso o motor e tanque de combustível.

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      • Fora que ele é uma conexão direta entre o a linha 1 da Trensurb e o Salgado Filho. Qualquer microonibus perderia alguns minutos no transito para fazer esse trajeto.

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    • Foi apenas uma comparação de custo ônibus/sistema AEM.

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  10. Imagino que essa linha humaitá terá que ter carros de 3 vagões para conseguir suprir a demanda nos dias de jogo e não ficar muito pesado para os dias comuns.

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  11. E vamos combinar: este vagãozinho do SF não comporta 150 passageiros de jeito nenhum.!

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    • Penso a mesma coisa! E seriam 150 pessoas com suas bagagens, pois estão indo para o Aeroporto!

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    • Esse carro tem 14,5 metros de comprimento e 3,2 de largura. Digamos que o espaço útil interno dele seja de 14m x3m, isso dá 42m². Numa lotação normal,aceitável, de 4 pessoas/m² ele já levaria 168 passageiros. Lembrando que a os trêns da trensurb chegam a até 6 pessoas/m² nos horários de pico

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  12. Acho que não seria para horarios de jogos, e sim para os moradores da região.

    Quem mora na rm de Poa e for trabalhar no shopping da arena ou no comercio que provavelmente vai crescer na area, esses sim vão ter um transporte de primeiro mundo.

    Fiquei muito feliz com essa noticia, tomara que saia do papel.

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  13. Calculando por baixo 20 mil pessoas (1/3 de um grande jogo), 300 pessoas a cada dois minutos, levaria aproximadamente duas horas para transportar todo mundo.

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  14. Agora, depois desta, imagina os palpiteiros que falaram que não haveria demanda para este transporte no Humaitá. Mas, falando sério, é tudo uma questão de adequação, até mesmo porquê o aeromóvel não seria o único e exclusivo meio de transporte a atender a Arena. Não se esqueçam de que há ônibus, lotações e taxis, servindo aquele entorno.

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  15. A saída em 8 minutos é em caso de evacuação de emergência. Normalmente não é nesse tempo. Ainda assim é considerável o número de pessoas/minuto.

    Aconteceria uma fila, nada demais.

    A mesma e enorme fila se forma na rampa de acesso à Estação Anchieta hoje, com a diferença que as pessoas hoje tem que caminhar 1,5Km. Bem melhor esperar 20min na plataforma da Arena que caminhar 15min e esperar outros 15min na passarela…

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