Ministério Público denuncia descaso da prefeitura com Açorianos

acorianos1

 

acorianos2

 

Jornal Metro – Porto Alegre – 14/05/2013

_____________

O Blog Porto Imagem por diversas vezes já tocou neste assunto urgente. Um dos símbolos de Porto Alegre nunca teve o cuidado que merecia. É um absurdo a maneira como a prefeitura trata seus monumentos em geral, incluindo este dos Açorianos. Mas outros também estão muito mal cuidados, como o monumento a Júlio de Castilhos e aquele sobre o túnel da Conceição com obra de arte de Xico Stockinger. Espero que com essa matéria do Metro a prefeitura seja alertada deste grande descaso.

 



Categorias:Abandono, Arquitetura | Urbanismo, Descaso

34 respostas

  1. Só pra avisar q contratação emergencial é um dispositivo que temos para casos exatamente como este, onde a obra corre risco de desaparecimento e é necessário a contratação de uma equipe qualificada.

    As vezes a licitação é um instrumento inadequado, principalmente quando trata do tema da restauração.

    Se a vovó restauradora da Espanha que restaurou a pintura Jesus apresentar o menor preço ela ganha a licitação.

    Como sabe quando se pode usar a contratação emergencial??Discernimento

    Curtir

  2. Enfim o monumento está em estado precário, a quem diga, a quem interessou tudo isso, ora, simples, vai se haver contratação sem licitação para realizar os devidos reparos, imagine o valor que será cobrado.

    E agora José, a quem interessou tudo isso.

    Curtir

  3. Agora que vi o nome Toniolo na base da estrutura, lembro da foto dele em outro topico junto com o estagiario pixador da sec de obras,tinha que obrigar esse velho filho da … a tirar a pixaçao com a lingua!

    Curtir

  4. Nao tem muito a ver com esse assunto, mas eu estava vendo fotos de pracas historicas de todas nossas capitais, e tambem da Europa, e vi que todas elas sao pracas importantes, serias… e nao tem PRACINHAS ridiculas que nem insistem em botar em nossas pracas historicas, como na Praca da Alfandega, Praca da Matriz, ou na praca reformada na frente do Plazinha (ficou bonita).
    Isso eh constrangedor! Isso mostra com quanto essa provincia eh TOSCA. Como essa cidade tem desprezo pela estetic, e nao move um dedo pra s valorizar, tendo pracas historicas com pracinhas (isso e um ranco da filosofia “social” de tudo “para o povo” que ha na cidade que deixa a ponte dos Acorianos se acabar, deixa o estupendo Viaduto da Borges horrivel e com lojinhas FULEIRAS e CHINELONAS (de novo, o social), deixa o Ibere no escuro, deixa a orla ser uma vergonha nacional, e constroi corredores de onibus pateticos.

    Eh por isso quea ponte dos Acorianos esta abandonada. Porque essa cidade e tosca, mal educada, sem estetica e com ideais socialistas que a deixaram uma das capitais mais desleixadas do pais.

    Curtir

  5. só prá complementar o que acabei de escrever, não estou me referindo com o texto acima a realização de obras faraônicas para restauração de nada… me refiro ao singelo plantio de grama num canteiro turistico onde parte da grama foi pisoteada por um passeio imposto a força, me refiro a reposição de algumas espécies que já morreram na praça otávio rocha e na frente do araujo viana, por exemplo, me refiro ao simples plantio de algumas espécies resistentes em volta daquele pé de butiá na entrada do tunel da conceição, perto do monumento , para ver se aquele local perde um pouco aquela aparencia de tapera…
    são coisas tão simples que beiram ao ridiculo. os nossos queridos administradores de áreas verdes de porto alegre não enxergam isso.
    a propósito… a prefeitura não vai cuidar daquele canteiro lamentável na estação parada de ônibus nave espacial cafona da praça parobé? um canteiro horroroso onde uma palmeira solitária sobrevive ao deus dará… que dureza …

    Curtir

  6. independente de como foi feito ou o que terá que ser feito para mantê-lo, uma das coisas que mais me deixa indignado em porto alegre é o total abandono do patrimônio público.
    Não sei como outras cidades conseguem por exemplo manter grandes canteiros floridos, por exemplo, e a nossa Porto Alegre é incapaz de perceber que no há um imenso rasgo na grama que circunda o monumento dos açorianos… pode parecer bobagem falar disso, mas é um atestado de desleixo, de falta de capricho, de falta de competencia… o que não me surpreende nenhum pouco em se tratando da smam.
    andar na praça da matriz dá vergonha… você levar um amigo turista naquele local, que deveria ser impecável, é vergonhoso. o monumento a julio de castilhos está todo pichado, os jarros de bronze sobre a balaustrada estão se deteriorando com a ação do tempo…
    quem sabe essa gente da smam acorda? outro dia mandei um email sugerindo , VEJA BEM, sugerindo humildemente alguns reparos em pontos da cidade, sequer me responderam…
    cambada de parasitas incompetentes…
    aquele monumento do túnel da conceição, em um dos principais eixos de entrada na cidade, prá quem vem do centro, é de dar vergonha… aquela área verde , que deveria ser impecável, afinal está na frenta da SMIC, da santa casa, do colégio rosário… ninguém se habilita a cuidar daquilo ali?
    SMAM, vc não serve prá articular uma parceria com alguma empresa prá manter aquela área?
    sinto vergonha de vocês…
    falar no monumento dos açorianos e não falar da ponte de pedra? estão os dois patrimônios por lá… agonizando… um de frente para o outro… bem ali, para mostrar prá todo mundo que a cambada de vagabundos não serve prá nada…
    parabéns !
    viva a ignorãncia!
    viva a burrice!
    viva a falta de cultura!
    viva a incompetencia!
    viva a falta de referenciais!

    Curtir

  7. Esse assunto se trata do patrimonio historico.
    Mas a raiz de isso tudo esta na cultura geral da cidade – populacao e governos.
    Natural que isso aconteca numa cidade onde a prefeitura nao esta nem ai pra presentear a cidade com uma arvore de Natal. Esse eh um ato de valorizacao a cidade que acontece desde as grandes capitais ate Macapa. So em Porto Alegre que nao acontece.
    Essa cidade tem m cartao postal, uma obra de status internacional, e grandiosa – o museu Ibere Camargo – jogado na escuridao da noite.
    Pontes no escuro.
    Paradas de onibus e corredores mais toscos em todo o pais.
    Sem falar nas guerras travadas pra manter nossa orla uma vergonha nacional.
    Uma cidade cujo varios setores da sociedade, do pensamente, do governo, do empresariado, eh assim… desleixada, sem ligar a minima pra estetica, destruidora de monumentos… nao me admira nada os Acorianos estar assim. Combina com a face desleixada que essa cidade tem notoriamente.
    Que inveja de Curitiba.

    Curtir

  8. Para mim é dos monumentos mais bonitos da cidade, que lamentável.

    Curtir

  9. O MP não tinha feito algo parecido pro viaduto Otávio Rocha tbm? Acho que até foi postado aqui…

    … porque cada vez que eu passo ali parece que tá mais e mais pichado, uma dó.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: