Projeto quer capacetes nas bicicletas de aluguel

capacetes



Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta

Tags:,

46 respostas

  1. Bah, meio em off mas vi uma cena tensa na ciclovia do centro hoje.

    Dois policiais de cavalo estavam passando na ciclovia, um dos cavalos escorregou e caiu, o policial estava de capacete, mas o cavalo praticamente caiu sobre ele.

    Por sorte nem ele nem o cavalo se machucaram, mas o cavalo saiu correndo na rua.

    Realmente, agora concordo com o comentario sobre a tinta da ciclovia.

    O tombo foi simples, mas estou com um amigo se recuperando de um coma de meses por uma queda boba de skate.

    Acho que deveriam obrigar sim, assim como é obrigado para os motoqueiros, um tombo bobo pode causar um grande estrago.

  2. Pelo que se constata a Pref. Mun. POA realizou Licitação para concessão de espaços públicos para aluguéis de bike, talvez tenha esquecido sobre esse item polêmico.

    E agora José, o que fazer.

  3. Acho que tem muito MUITO assunto mais importante para a dona Cavedon se preocupar, peloamordedeus…

  4. Discutir com esses ciclistas militantes de POA (com suas ligacoes partidarias bem conhecidas) e’ como tentar explicar a um crente a inexistencia da Arca de Noe’ e a impossibilidade de uma virgem dar ‘a luz (a nao ser por inseminacao artificial, metodo obviamente desconhecido na antiguidade).

    • Eu diria mais, RicardoUK, é quase tão difícil quanto tentar convencer pessoas com ideias preconcebidas (como você) a mudar de opinião com base em fatos, estudos e estatísticas.

      Pensando bem, não… É MUITO mais difícil.

    • Uau, poderia me informar qual é meu partido? Eu não sei.

  5. vou repetir um comentário que fiz aqui há uns meses, dirigindo ele hoje à vereadora e aos outros comentaristas desse fórum:


    Ao contrário do que muita gente pensa, capacete NÃO É OBRIGATÓRIO para ciclistas no Brasil. Basta ler o CTB, artigo §5, inciso VI:

    VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

    E quer saber uma coisa? Que bom que não é obrigatório. Existem estudos que apontam para a correlação entre a não-obrigatoriedade do capacete e um maior número de ciclistas circulando. Não é à toa que, nos lugares onde se anda de bicicleta com segurança mundo afora, é comum não ser obrigatório o uso do capacete.

    O lugar mais seguro pra se andar de bicicleta, com as melhores estatísticas de segurança para ciclistas em todo o mundo (Dinamarca) não obriga o uso do capacete. Também é o país com maior proporção de bicicleta como modal escolhido para transporte pessoal diário.

    O segundo lugar mais seguro (Holanda), não obriga o uso do capacete. É o segundo país em proporção de bicicleta como modal.

    O terceiro lugar mais seguro (Alemanha), não obriga o uso do capacete. É o quarto em proporção de bicicleta como modal.

    O quarto lugar mais seguro (Suécia), não obriga o uso do capacete. É o terceiro em proporção de bicicleta como modal.

    Sério, preciso continuar?

    O que os ciclistas precisam é de respeito, e esse respeito deve vir dos motorizados, conforme prevê o código de trânsito. O que a bicicleta precisa para se expandir como opção de transporte é estrutura dedicada, ubíqua, e de qualidade.

    Qualquer pessoa que tenha visitado cidades desses países acima SABE que essas duas coisas são perfeitamente alcançáveis.

    • A ignorância prospera na Câmara Municipal Bovina. Como o vereador Nedel se puxou ao propor “motovias”, a Sofia não quis ficar atrás .

  6. Em PARIS dao capacete ?

    Em em Nova Iorque, Rio de Janeiro, Amsterdan ?
    Eh isso que eu queria saber.

    • Os políticos de Porto Alegre sempre inflacionam o negócio!
      Nenhum lugar do mundo deve ter bikes de aluguel com capacete. Como complicam o que é simples.

  7. Em Boston existe aluguel de capacete, junto a onde se tem aluguel de bicicleta. Não é uma ideia tão absurda, quem considerar importante e não tiver problemas com piolhos aluga. O custo e o lucro seria da prestadora de serviços de qualquer maneira.

    Não sei se as bicicletas hoje possuem algum sistema de rastreamento (um tag RFID, que seja) para mostrar onde ou com quem cada bicicleta está. Se o problema é roubo tem maneiras de coibir ou punir.

  8. Primeiro, notem que não vai obrigar, fala em estimular.

    De qualquer maneira, acho complicado incluir isso no sistema de aluguel. Na boa, certo que vão roubar todos pra depois andar de skate ou brincar de comandos em ação por aí.

  9. Segundo alguns noiados, capacete nao serve pra nada. Isto e’, ate’ o cidadao se desequilibrar e bater com a cabeca no meio fio.

    • Olha, eu acho que todos ciclistas deviam usar. Mas nunca ouvi falar de alguém com essa lesão aí. Normalmente ouço é ciclista todo estourado por que um carro fez conversão na esquina em velocidade de cruzeiro e quebrou o cara da cabeça aos pés.

      • Chegou a ler a historia daquele remador britanico, campeao olimpico, que tava pedalando numa estrada qualquer, treinando, quando passou um caminhao em velocidade e bateu com o retrovisor na parte de tras da cabeca dele? Pois entao, ele estava usando capacete pro e, mesmo assim, ficou com sequelas neurologicas, imagina sem protecao. Agora pensa como e’ facil acontecer isso numa avenida qualquer, tipo Icarai ou Bento, especialmente no Brasil, onde os motoristas de caminhao sao acougueiros do jeito que sao.

        • Ou seja, o motorista de caminhão cometeu uma infração (passar perto demais do ciclista), e o capacete não salvou o ciclista. Pra mim, isso só prova que a segurança só será alcançada com o RESPEITO dos motoristas aos ciclistas.

          O que eu sei é que hoje, aqui em Porto Alegre, os motoristas não respeitam.

        • Esse conto me lembra aqueles anti cinto de segurança que sempre cavavam um único exemplo em que era melhor estar sem cinto. Me desculpa, mas isso não é ciência.

      • A proposito, um carro virando a esquina dificilmente vai quebrar um ciclista da cabeca aos pes, ate’ porque estara’ em baixa velocidade. O mais provavel e’ que o ciclista bata a cabeca em algum lugar, e e’ isso que causara’ as consequencias mais graves. Pode quebrar uma perna ou braco, sim, ou mesmo se quebrar todo, mas morrer mesmo geralmente e’ pela cabeca.

        • Vai estar em baixa velocidade? Me desculpa, estás a muito tempo na Inglaterra, aqui o pessoal dobra a toda. Não é à toa que diversas esquinas tem guard-rail sem motivo aparente.

  10. Vereador que não entende do assunto e quer aparecer.

  11. Olha isto é uma estupidez, quando ando de moto eu utilizo um capacete nº64 (para quem usa capacete sabe o que é isto), se alguém possui a cabeça meio grande, como a minha vai ficar impedido de andar de bicicleta alugada!

    • Te entendo, tenho número 62-63 e é impossível achar capacete de ciclismo para toda essa nossa massa encefálica 😛

      Sério, só por encomenda.

      • Já é uma luta achar em Porto Alegre deste tamanho um capacete para moto. E o mais interessante é que em São Paulo qualquer loja de motos tem, logo se conclui que o gaúcho tem uma cabecinha menor do que o paulista.
        .
        Podemos até fazer uma teoria sobre isto! 🙂 🙂 🙂 😉

  12. “Na tentativa de reduzir os acidentes…”

    Como um capacete vai reduzir os acidentes? Que bobagem esse projeto, vão usar tempo e dinheiro melhorando as ciclovias e educando o povo.

    “Para andar na cidade tem que estar de capacete”

    Não. Outra bobagem. Vai ler os estudos acadêmicos sobre o assunto, vereadora.

    • caro fernando, só para tirar uma dúvida: algum desses estudos demonstrou a ineficácia do capacete como equipamento de proteção no caso de traumatismos ou você se refere à associação entre acidentes e o uso de capacetes?

      • Tem dos dois.

        Se tu te interessar, tem um site, em inglês, só sobre a questão: http://www.cyclehelmets.org/ (em alguns países onde é obrigatório o uso, há um movimento contra essa lei).

        Também tem estudos que dizem que é eficaz contra traumatismos, mas acho que nenhum que comprova que é eficaz contra mortes no trânsito da cidade.

      • Todas mortes que eu ouço falar de ciclistas no trânsito são de ciclistas esmagados, atropelados por ônibus, caminhões ou então por automóveis em alta velocidade (como o caso do Thor Batista). Em nenhum desses casos o capacete evitaria a morte do ciclista.

        • Olha Marcelo, acho o Eike Batista o rei dos boçais, fez sua grana a partir de informações que obteve de seu pai que trabalhou para o governo durante décadas em órgãos vinculados ao setor extrativista, porém me parece claro que o Thor pegou um cara que estava a noite bêbado andando de bicicleta numa estrada sem a mínima sinalização, logo só porque o pai é um … não é necessário crucificar o filho!

        • Rogério, na boa, um guri de 21 anos com um carro que chega a 385km/h na mão e um papai que está acima de qualquer lei…

          …tu acha REALMENTE que ele estava dentro do limite de velocidade?

        • Olha, não podemos partir do pressuposto que sendo o pai dele o que é (eu o qualificaria bem pior do que alguém que se considera acima da lei, mas como o meu departamento jurídico não é muito forte, não me arriscaria a um processo por calúnia ou difamação) que ele estivesse acima do limite de velocidade, pois inclusive se ele estivesse muito acima, o sujeito nem tinha chegado ao hospital, tenham que pegar de colherinha o que sobraria do pobre infeliz, espalhado pela estrada, pelo capô e por dentro do carro!

  13. E se, ao invés de capacetes, melhorássemos as ciclovias?
    E se, ao invés de capacetes, houvesse campanhas de conscientização como previsto?

  14. Não sei se é exatamente higiênico esse aluguel de capacetes também. Nunca se sabe que tipo de doenças de pele pode ter quem ja usou o capacete que estiver disponível

    • Sem falar nos piolhos que vão fazer a festa!

    • Guilherme

      E os punhos e banco da bici então? Também podem passar doenças, né! Só uso a minha bike, mas se utilizase o bike poe usaria luvas, capacete e protetor de banco.

    • O que mais a prefeitura irá disponibilizar aos ciclistas? Tênis, abrigo, bermuda, squeeze? Acho que capacete ultrapassa o limite da razoabilidade, é anti-higiênico. Cada um que leve/compre o seu. Além disto, é mais um ítem para se estraga/roubarem ter de pagar multa depois.

Faça seu comentário aqui: