Guaíba tenta atrair montadora chinesa

Município concorre com cidades paulistas para receber a fábrica da Foton

Guaíba, no Rio Grande do Sul, e outras três cidades em São Paulo são cotadas a receber a primeira fábrica da montadora de caminhões chinesa Foton no país. A decisão será tomada até o fim do mês, promete a representante da marca no Brasil, a Foton Aumark, empresa de Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES. Os municípios paulistas avaliados não são revelados, porque as negociações ainda estão em curso, mas o vice-presidente da Aumark, Orlando Merluzzi, adianta que no RS apenas Guaíba está no páreo.

A probabilidade de levar o empreendimento para São Paulo ou Guaíba, porém, é de 50% para cada lado, diz o executivo. O objetivo é iniciar o projeto o quanto antes para aproveitar as vantagens tributárias concedidas pelo novo regime automotivo a montadoras que investem no Brasil. Os investimentos são estimados em R$ 250 milhões para uma linha com capacidade de produção de 21 mil veículos por ano, a começar por caminhões leves e semileves. Segundo Merluzzi, a ideia é iniciar os trabalhos de terraplenagem em setembro e concluir as obras em dois anos.

A partir de 2018, a fábrica entra em nova fase de expansão, com a chegada de fornecedores de autopeças e capacidade ampliada para cerca de 50 mil caminhões/ano. Há quase dois anos, a Aumark planeja produzir caminhões da Foton no país. Mas o projeto teve que ser redimensionado com a nova política automotiva, que impôs exigências de nacionalização aos veículos fabricados no Brasil. Quando for definido o investimento, o projeto deve ser submetido à apreciação do governo para ter acesso a benefícios no Inovar-Auto.

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:,

6 respostas

  1. Tem que desenterrar aquele sapo do terreno antes de tentar atrair qualquer coisa pra lá.

    Curtir

  2. Guaíba.. Tá bom.

    Curtir

  3. Legal. Torcento aqui por Guaíba!

    Houvi falar sobre uma montadora de caminhões chinesa se instalar em Camaquã. Outra em Passo Fundo. Além de uma montadora de tratores chinesa também, em São Lourenço do Sul ou Rio Grande. Procede?

    Curtir

  4. O Olivio Dutra deveria ser proibido de entrar em Guaiba !

    Curtir

  5. Já vi esse filme….

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: