Salgado Filho fica em quinto lugar em avaliação de aeroportos para Copa

Pesquisa foi realizada com mais de 20 mil passageiros durante o primeiro trimestre de 2012

Pesquisa foi realizada com mais de 20 mil passageiros durante o primeiro trimestre de 2012  Crédito: Vinícius Roratto

Pesquisa foi realizada com mais de 20 mil passageiros durante o primeiro trimestre de 2012 Crédito: Vinícius Roratto

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) apontou que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é o quinto melhor na avaliação dos passageiros, entre os 15 terminais que atenderão os usuários durante a Copa do Mundo de 2014. O resultado se refere a dados coletados no primeiro trimestre de 2012, nos aeroportos das 12 cidades-sede do evento ou vinculados a estas localidades.

O Salgado Filho ficou com nota 3,98, acima da média de 3,81 da pesquisa. O terminal aparece atrás do Afonso Pena, em Curitiba/PR (4,21); Gilberto Freire, em Recife/PE (4,14); Pinto Martins, em Fortaleza/CE (4,14); e Augusto Severo, em Natal/RN (4,12).

Os indicadores estão relacionados aos seguintes elementos: acesso (transporte público, estacionamento, disponibilidade de táxi), ckeck-in (tempo, eficiência, cordialidade dos funcionários), emigração (tempo, eficiência, cordialidade), inspeção de segurança (tempo, rigor, cordialidade), imigração (tempo e cordialidade), aduana (tempo e atendimento), instalação aeroportuária e ambiente do aeroporto.

A pesquisa, que ouviu mais de 20 mil entrevistados, mostrou que a cordialidade e a eficiência dos funcionários foram os itens mais bem avaliados pelas pessoas que passam pelos aeroportos brasileiros. Por outro lado, os preços cobrados pelos estacionamentos e estabelecimentos de alimentação e de comércio são as principais reclamações.

Foram alvo da pesquisa ainda os aeroportos internacionais Eduardo Gomes (Manaus/AM), Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Marechal Rondon (Cuiabá/MT), Tancredo Neves (Confins/MG), André Franco Montoro (Guarulhos/SP), Congonhas (SP), Viracopos (Campinas/SP) e Tom Jobim – Galeão (RJ), além do Santos Dumont (RJ).

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:

14 respostas

  1. Em Porto Alegre, qdo vc viaja para o exterior, só pode ir para a sala de embarque na hora do embarque. Isso é que é aeroporto subdesenvolvido e com mal atendimento para o usuário. PÉSSIMO!!!!
    Quando o passageiro desavisado é barrado na entrada do embarque e pergunta o porque, o segurança informa que a orientação é da Policia Federal.
    Alguém conhece outro aeroporto de capital, pretensa sede de copa que tem esta conduta?
    Ou será que a PF faz esse tipo de descriminação só em Porto Alegre?

    Curtir

  2. Pra mim Guarulhos eh o pior aeroporto ado pais !
    Ele e desorganizado, baguncado, tem poucas informacoes la dentro sobre ra onde temos que nos dirigir, por onde chegamos la, eh superlotado, parece uma rodoviari a superlotada, ficam trocando de portao de embarque a toda hora, tem que pegar onibos lotasissimos pra chegar no aviao, niguem orienta direto q onibus pegar, com a gente correndo risco de pegar o onibis que vao pro aviao errado, as salas de embarque nao tem televisao, o aero eh feio por dentro, quando os avioes pousam, as vezes ficam meia hora parados porque nao tem lugar pra ele parar pra gente desembarcar, quando desembarcamos tb pegamos um onibus lotadissimo, a sala de espera pra Poa parece um porao, e minuscula e com poucos lugares pra sentar, por dentro o aeroporto eh todo um caos… que horror! Que coisa tosca, atrasada, feia, versonhosa e esse aeroporto!!!

    Curtir

    • Se vc acha Guarulhos ruim, é porque nunca conheceu o Galeão (RJ)! Tem todos esses defeitos q vc citou, multiplicados por 100.

      Curtir

      • Nem acho o Galeoa tao ruim… mas o acho horroroso, pobre, tosco, antigo, velho, feio.

        O de Porto Alegre, apesesar dos probelas, acho um dos mais bonitos, agradaveis, e muito caprichados, ate mesmo nos banheiros, e o aero eh organizado, o caminho ate o avaiao eh bonito… gosto muito do nosso!

        Curtir

  3. Oba, debate POA x CWB rolando.

    Curtir

  4. Como pode o aeroporto que mais horas passa fechado no Brasil ser o melhor avaliado ?

    Curtir

  5. Sinceramente, não entendi essa pesquisa. Fiz uma viagem de Curitiba a Porto Alegre e achei o aeroporto de POA muito melhor. A localização, acesso, limpeza…

    O aeroporto de CWB fica na cidade vizinha e tem que pegar um ônibus que, há um ano atrás, custava R$ 10,00. O de POA da pra ir de metrô e custa só R$ 1,70.

    Acho que se a pesquisa ouviu os usuários, com certeza os curitibanos disseram que lá é tudo perfeito. Para eles Curitiba é a cidade perfeita. Já em Porto Alegre, acho que (desculpem-me os porto alegrenses), mas as vezes acho que vocês tem um certo complexo de inferioridade e acabam só vendo os defeitos da cidade. Vejo isso só pelos comentários daqui e por amigos que tenho aí. A verdade é que é preciso ver os defeitos para melhorá-los, mas Porto tem MUITO mais qualidades que precisam ser lembradas!

    Eu conheço um pouco de Curitiba e Porto Alegre, e digo com toda certeza que Porto Alegre não perde em nada para Curitiba. Aliás, se eu tivesse que escolher onde morar, moraria em POA. Adoro essa cidade. Povo legal, muito educado, cidade bonita, pessoas bonitas… Em julho estarei aí novamente!

    Curtir

    • Desse problema nao sofro, sempre considerei e sempre considerarei ate’ o fim dos meus dias Curitiba uma cidade mediocre, mediocre na historia, mediocre no futebol, mediocre em sua (falta de) identidade, enfim… Mas o pior mesmo, pra mim, e’ o fato de nao ter rio nem mar, o que inviabilizaria os meus principais lazeres, pelo que jamais consideraria morar la’.

      Curtir

      • POA tem rio/lago mas finge que não tem.

        Curtir

        • Eu nao preciso ficar no mimimi nem nas desculpas, eu posso pegar meu caiaque e ir pra Ipanema remar no Guaiba, assim como muitos fazem.

          Curtir

        • “Não preciso ficar no mimimi e nem nas desculpas”. Ahhh essa é nova, para desfrutar do Guaíba eu tenho que gostar de barco, senão estou fazendo mimimi. No final a questão é sempre falta de empatia mesmo né 😛

          Curtir

      • Bom pra ti que é eco-aventureiro, mas a cidade precisa de muito mais do que isso. Beira de rio tem povoado na Amazônia que tem, agora orla digna que uma cidade do tamanho de POA merecia, estamos bem aquém.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: