Terminal da Trensurb vai mudar a cara de Novo Hamburgo

Trensurb detalha proposta para complexo que vai integrar ônibus, táxis e trem

Marcelo Kervalt

terminal_modalNovo Hamburgo – Junto à futura Estação Novo Hamburgo da Trensurb, localizada em frente ao Bourbon Shopping, será construído um complexo de integração entre ônibus urbanos, metropolitanos, táxis e trem. Haverá no local estacionamento para carros e bicicletas e, ainda, um centro comercial. Segundo o superintendente comercial da Trensurb, Aldir Seifried, a proposta é facilitar a mobilidade urbana do lugar, levando em conta que a área está em pleno desenvolvimento em função da nova estação.

O complexo ficará na quadra entre a Avenida Nações Unidas e as Ruas 5 de Abril, Marcílio Dias e Imperatriz Leopoldina, no bairro Rio Branco. O projeto prevê um centro de serviços, ancorado por um supermercado, que possibilite conveniência aos usuários do trem. O complexo custará cerca de R$ 89 milhões e deverá ser construído por meio de processo licitatório que foi aberto no mês passado.

As empresas interessadas devem entregar suas propostas à Trensurb, pois no dia 13 de junho serão abertos os envelopes. As obras devem começar seis meses após a assinatura do contrato e devem durar cerca de dois anos, quando o terminal deverá entrar em funcionamento.

Empresa quer aluguel e participação

O vencedor da licitação, além de construir o complexo, ficará responsável pela operação e manutenção do terminal e do centro comercial. Durante 30 anos, essa empresa terá que pagar um aluguel mínimo de R$ 440 mil anual à Trensurb. Também deverá oferecer uma porcentagem não inferior a 5% da arrecadação com o estacionamento. “Esses são os valores mínimos. As empresas podem ofertar qualquer valor acima desses”, explica o superintendente comercial da Trensurb, Aldir Seifried.

Área não vai substituir Paradão

O complexo não substituirá, em princípio, o Paradão localizado na Avenida 1º de Março nem o Terminal Rodoviário Urbano Rio Branco (antiga rodoviária), pois abrigará um terminal de circulação, que não permite que os ônibus fiquem estacionados.

Será destinado para linhas municipais e metropolitanas (cidades do entorno). Segundo a Prefeitura de Novo Hamburgo, somente será estudada a possibilidade de desativação do Paradão quando o Centro do Município for revitalizado.

Para o superintendente comercial da Trensurb, Aldir Seifried, o centro comercial a ser instalado no complexo poderá tanto concorrer quanto complementar o Bourbon Shopping. “O estudo aponta que aquele é um lugar propício para um empreendimento dessa natureza”, avalia.

Seifried acredita que surgirá uma nova oportunidade de negócio. “Nada impede que o próprio shopping, já existente no local, entre no processo licitatório”, comenta.

Antigas lojas já estão em novos endereços

Dos sete estabelecimentos comerciais que existiam na quadra que vai abrigar o terminal, apenas o McDonald’s, que ficava na Marcílio Dias, ainda não informou sua nova localização. Já o prédio residencial na Imperatriz Leopoldina foi o único imóvel não desapropriado. Segundo a Trensurb, isso ocorreu em função do custo elevado. “Serão respeitadas as leis que definem os espaços entre um prédio e outro”, salienta Aldir Seifried.

Apesar do Mc Donald’s não informar a nova localização do restaurante, a franquia diz que será aberta uma unidade no shopping Platinum Outlet, em fase de construção na BR-116, no bairro Rincão.

Jornal NH



Categorias:Trensurb

Tags:, ,

7 respostas

  1. Moro no Bom Fim em Porto Alegre e na Vila Rosa em Novo Hamburgo. Novo Hamburgo decai ano a ano, só anda para trás. Nosos políticos são ainda piores que os de POA. Que sorte tivemos agora, mas essa obra provavelmente não foi desenhada pelos administradores municipais, cujo o fisiologismo é o norte. Aliás, nossa Câmara Municipal gasta 6.000.000 po ano….e o Hospital às traças……

    Curtir

    • É verdade, Novo Hamburgo já foi um modelo nacional em desenvolvimento industrial e em educação. A outrora “Manchester brasileira”, hoje decaiu muito. Este projeto, quando terminado ficará muito bom. Espero que possa inclusive desativar o terminal urbano da Av. 1º de março (o paradão) e a “Rodoviária velha” que fica há poucas quadras deste empreendimento e que está extremamente degradada.

      Curtir

  2. NH tambem e uma cidade com outra educacao, eh uma cidade arrumada e LIMPA.
    Que inveja dessa cidade que pensa grande e faz.

    Curtir

    • Pior que minha interpretação não me deixou escolha a não ser perguntar: Tu tá sendo irônico, né?

      Curtir

  3. Quem diria, NH eh um exemplo pra Porto Alegre. Se hipoteticamente a capital fosse transferida pra NH, seria amplamente merecido.
    Queria que Porto Alegre fosse que nem NH. Que fosse bem cuidada que nem NH. Que fosse empreendedora que nem NH. Que nao proibisse e barrace tudo. Que nao tivesse ecoxxitas e contra tudo que nem N. Que tivessemos uma cidade bem progressista como NH. E que tivessemos os PREDIOS Novo Hamburgo!

    Curtir

  4. Que legal! Muito bom mesmo!

    Quem sabe as teremos linhas intermunicipais mais baratas partindo de NH, assim aliviaria inclusive a rodoviária e a BR, pois poderíamos pegar o trem até NH e dali partir para Taquara, Gramado, Canela, Caxias… Aliviaria bem o trânsito e o bolso.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: