Fortunati parte em missão oficial ao Vale do Silício

Prefeitura busca consolidar Porto Alegre como polo de criatividade e inovação

Prefeitura busca consolidar Porto Alegre como polo de criatividade e inovação

O prefeito José Fortunati partiu nesta terça-feira, 21, em missão oficial ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, da qual faz parte uma comitiva da Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo da viagem, com compromissos agendados nas cidades de São Francisco, San José e arredores, no Estado da Califórnia, é fazer contatos, trocar experiências e firmar parcerias com universidades, empresas na área de tecnologia e informação, instituições que investem no setor, além de promover e consolidar a Capital gaúcha como um polo gerador, difusor e receptor de inovação.

Fortunati desembarca em São Francisco nesta quarta-feira, 22, e participa do roteiro da missão que dura uma semana, até o próximo dia 28, e inclui contatos com as principais referências da atualidade quando o assunto é tecnologia. “Porto Alegre é hoje, entre as 50 maiores cidades do Brasil, a segunda em criatividade e uma das que mais investe na indústria criativa e da inovação. Nós queremos consolidar a cidade como uma referência na área. E a ida ao Vale do Silício significa trazer investimentos, trazer mais esperança para o desenvolvimento desse importante setor para a nossa cidade. Sem contar que as novas tecnologias aprimoram a prestação de serviços e quem ganha com isso é a população, é o cidadão” disse o prefeito.

Um dos destaques da agenda é a assinatura de um memorando de entendimento entre a prefeitura e a Universidade de Stanford, considerada uma das melhores do mundo em termos de geração de empreendedorismo inovador. A parceria proporcionará a transferência de conhecimento em favor de tecnologias que apóiem a participação social em Porto Alegre. Logo depois o prefeito ministra Aula Magna aos alunos do Centro de Pesquisa Deliberativa da instituição. O tema será o Orçamento Participativo (OP), uma marca da Capital reconhecida internacionalmente e que serviu de referência para cidades como Nova York e Chicago.

O roteiro prevê reuniões de apresentação da cidade com representantes da área como San Francisco Park, Jay Primu, Stella&Dot, Singularity University, Linkedin, Google, Laboratório de Pesquisas da IBM e outros. Além disso, o prefeito José Fortunati terá encontros com lideranças da região como prefeito de São Francisco, Edwin Lee, a quem entregará carta oficial convidando a cidade americana a ser parceira de Porto Alegre no âmbito empresarial e propondo um projeto de intercâmbio educacional entre alunos para aprender os respectivos idiomas e promover semanas culturais em ambas as cidades.

O coordenador do POA Digital, Thiago Ribeiro, destaca o hábito do porto-alegrense de estar sempre conectado, ligado às redes sociais e como um cidadão que sabe utilizar essas ferramentas. Ele explica que evoluir e atender esse público é um desafio. “Essa missão é fundamental para o trabalho que estamos desenvolvendo no POA Digital. Vamos estar em contato com as grandes referências mundiais na área da inovação, da tecnologia e de ferramentas e aplicativos para internet, mobile, enfim, referências que vão nos proporcionar um “excesso de bagagem” na volta para deixar a nossa Porto Alegre muito mais conectada e inteligente”, afirmou.

A missão é organizada pelo Porto Alegre Cite, um grupo de empreendedores locais focados em buscar soluções inteligentes para os problemas da cidade e fazer dela um lugar melhor. Além do prefeito, também integram a comitiva municipal a primeira-dama e secretária especial dos Direitos Animais, Regina Becker, o secretário de Governança Local, Cezar Busatto, a secretária do Planejamento, Izabel Matte, a coordenadora do Gabinete de Inovação – Inovapoa, Déborah Villela, e o coordenador do POA Digital, Thiago Ribeiro.

PMPA



Categorias:Outros assuntos

Tags:

32 respostas

  1. Seria interessante que o Min. Público investigasse a notícia do videversus, aliás, a mesma parece tão real, que embora não entenda de TI, a primeira dama embarca na viagem para prestigiar a formatura do filho, claro que tudo isso planejado ou vão dizer que houve coincidência com referência à viagem, enfim o cidadão paga a conta da atividade de lazer do referido casal.

    E Agora José????????????????????????????

    Curtir

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: