Nos EUA, Fortunati destaca ampliação do Salgado Filho

Pista do aeroporto de Porto Alegre terá quase mil metros a mais

Fortunati destacou ampliação do Aeroporto Salgado Filho   Crédito: Veridiana Dalla Vecchia / Especial CP

Fortunati destacou ampliação do Aeroporto Salgado Filho Crédito: Veridiana Dalla Vecchia / Especial CP

O prefeito José Fortunati destacou nesta quinta-feira a ampliação do aeroporto Salgado Filho, em encontro, no Silicon Valley Bank, da comitiva de empresários e representantes da prefeitura e de universidades. Segundo ele, em reunião segunda-feira da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara de Vereadores, a Infraero confirmou a ampliação da pista em quase mil metros, permitindo pousos e decolagens de aviões de grande carga, e a duplicação dos terminais.

O presidente da frente, vereador João Carlos Nedel, que também está na comitiva ao Vale do Silício, destacou que a confirmação veio do diretor de engenharia da Infraero, Jaime Henrique Parreiras, que esteve na reunião da frente em Porto Alegre.

Segundo o parlamentar, a pista será ampliada em 920 metros e o edital de licitação para as obras deve ser lançado em agosto. Os trabalhos devem começar ainda neste ano e terminar em 2015. O terminal de passageiros também aumentará, de uma capacidade de 13 milhões de passageiros por ano, passara a ter 20 milhões até 2016. Cerca de 30% deve estar pronto ate abril do ano que vem e 100% no inicio de 2016.

Além disso, Nedel afirmou que o estacionamento será terceirizado. Nos Estados Unidos, Fortunati lembrou que semestre que vem iniciarão os voos diretos entre Porto alegre e Miami.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:

17 respostas

  1. Levou a secretária dos Animais, mas deixou em Porto Alegre o presidente da PROCEMPA . Pode ?

    Curtir

    • Pode sim! Porque vocês acham que estas viagens nunca dão nada. É puro turismo.
      Agora eu queria ver os “grandes repórteres” da Zero Hora fazerem uma pergunta como esta.

      Curtir

      • http://poncheverde.blogspot.com.br/2013/05/portoalegrense-paga-passagem-aos.html

        terça-feira, 21 de maio de 2013

        PORTOALEGRENSE PAGA PASSAGEM AOS ESTADOS UNIDOS PARA REGINA BECKER IR À FORMATURA DE SEU FILHO NA UNIVERSIDADE

        O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), embarcou nesta terça-feira para os Estados Unidos, acompanhado de sua mulher, Regina Becker, de vários secretários municipais, de empresários e jornalistas, para um tour pelo Vale do Silicio, na Califórnia. A excursão foi organizada por uma empresa denominada CITE, de propriedade do empresário José Carlos Martins, original fundador da agência de propaganda Centro, que é a atual detentora da conta de publicidade da prefeitura de Porto Alegre sob o comando do economista Tadeu Viapiana (é outro fundador da Centro, junto com a mulher de Zeca Martins, Helena Cimenti). O curioso dessa viagem é que, após o roteiro previsto pela CITE, de Zeca Martins, o prefeito José Fortunati e sua mulher Regina Becker farão uma esticada de alguns dias até Boston, cruzando os Estados Unidos de ponta a ponta, da costa oeste até a leste. Eles irão à formatura do filho de Regina Becker de um casamento anterior. Assim sendo, os portoalegrenses estarão brindando a primeira dada e o prefeito com este regalito, de pagamento do deslocamento do Brasil até os Estados Unidos. O casal poderia explicar como se dá o custo do restante da viagem.

        Curtir

  2. Acho que agora finalmente começará a sair alguma coisa concreta do papel a pressão e a cobrança está sendo muito grande em cima da infraero e de todos os gestores políticos estaduais e municipais.

    Curtir

  3. Não sei se tirando o BIG, Centro de Distruição WalMart, TNT Mercúrio e outras ainda assim seria possível termos uma pista que comporte aviões grandes a plena carga.

    Teríamos 4,3KM de área de escape total e uns 3,5KM de pista.

    Preciso ler com mais calma o Manual de Implementação de Aeroportos (Da ANAC) pra poder tirar melhores conclusões.

    Pra quem quiser:

    http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/manualImplementacaoGeral.pdf

    E do lado do BIG/CD Walmart, a Prefeitura tá começando a criar a “pseudo” 4º perimetral, que liga a Severo Dullius a Antônio de Carvalho (aliás, quase não se acha nada falando disso), então acho que essa idéia nem passa pela cabeça deles.

    Curtir

  4. Analisando o comprimento da pista do Aero de Guarulhos (principal porta de saída de cargas do Brasil) e comparando com o espaço disponível do Salgado Filho, começa a não ficar tão absurda a idéia de construir outro aeroporto nas redondezas…..

    Fatos:

    Comprimento da pista principal de GRU: 3,7 KM
    Área de escape total (contando com a pista): 5,5 KM
    Comprimento da pista atual do SBPA: 2,2 KM
    Com a ampliação: 3,2 KM
    Área de escape (já com a ampliação da pista): 3,6 KM
    Espaço disponível para aumentar mais (sem retirar o BIG e arredores): não há!

    Com a ampliação da pista, poderemos ter, no máximo, alguns aviões maiores a mais. Mas ainda não será permitido a decolagem de algumas aeronaves que são muito utilizadas para transporte de carga.

    Curtir

    • E porque não retirar o BIG, não se perderia muita coisa.

      Curtir

      • Falo da retirada do Big, pois acho que até aceitariam uma permuta em outra área. O BIg está numa posição desconfortável em termos de concorrência, encontra-se cercado por vários concorrentes de porte que batem de frente com eles (em sentido figurado e literalmente!).
        .
        Se a Prefeitura tivesse interesse procurava outra área e começava a negociação, mas isto é pedir muito da cabeça dos nossos administradores!

        Curtir

        • Não é só o BIG, tem mais empresas ali, além de todo o grande centro de distribuição do Nacional. Este centro é maior do que o próprio BIG.
          http://goo.gl/maps/zStLj

          Curtir

        • Gilberto.
          .
          Perto mesmo deste centro de distribuição tem áreas frente a BR290 que poderiam ser ocupadas, e para um centro de distribuição nada melhor do que isto.
          .
          O Big em termos de supermercado na região, como o tal de Sam (ou San?) que parece não ter vingado muito, não acho que perderiam muito, quanto aos pavilhões estes são os mais fáceis de reconstruir (e baratos).
          .
          Se fosse ocupada esta área o comprimento total passaria de 4500m, bem mais barato do que construir outro aeroporto.
          .
          Temos que pensar, que voos de carga são interessantes para a economia da cidade, da região metropolitana e do estado, e não ficar pensando que não se pode construir mais alto na Bela Vista!

          Curtir

  5. Agora me parece que ficou claro alguma coisa, enquanto a prefeitura não passasse para a posse a Infraero da zona de escape da pista, eles ficariam cozinhando em fogo brando a construção!
    .
    Tem sua lógica, pois se construísse o prolongamento da pista, quem garantiria que posteriormente não se promovesse algumas ocupações da área, para posteriormente “negociar” com os interessados a remoção da ocupação.
    .

    Curtir

  6. Sabe, estou cansado de “bla bla bla” sobre o aeroporto. É muita promessa e pouca ação. Quando eu leio “deve começar” “deve terminar”, já bate um desanimo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: