Pista do aeroporto de Porto Alegre terá quase mil metros a mais

Fortunati destacou ampliação do Aeroporto Salgado Filho Crédito: Veridiana Dalla Vecchia / Especial CP
O prefeito José Fortunati destacou nesta quinta-feira a ampliação do aeroporto Salgado Filho, em encontro, no Silicon Valley Bank, da comitiva de empresários e representantes da prefeitura e de universidades. Segundo ele, em reunião segunda-feira da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara de Vereadores, a Infraero confirmou a ampliação da pista em quase mil metros, permitindo pousos e decolagens de aviões de grande carga, e a duplicação dos terminais.
O presidente da frente, vereador João Carlos Nedel, que também está na comitiva ao Vale do Silício, destacou que a confirmação veio do diretor de engenharia da Infraero, Jaime Henrique Parreiras, que esteve na reunião da frente em Porto Alegre.
Segundo o parlamentar, a pista será ampliada em 920 metros e o edital de licitação para as obras deve ser lançado em agosto. Os trabalhos devem começar ainda neste ano e terminar em 2015. O terminal de passageiros também aumentará, de uma capacidade de 13 milhões de passageiros por ano, passara a ter 20 milhões até 2016. Cerca de 30% deve estar pronto ate abril do ano que vem e 100% no inicio de 2016.
Além disso, Nedel afirmou que o estacionamento será terceirizado. Nos Estados Unidos, Fortunati lembrou que semestre que vem iniciarão os voos diretos entre Porto alegre e Miami.
Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho
Levou a secretária dos Animais, mas deixou em Porto Alegre o presidente da PROCEMPA . Pode ?
CurtirCurtir
Pode sim! Porque vocês acham que estas viagens nunca dão nada. É puro turismo.
Agora eu queria ver os “grandes repórteres” da Zero Hora fazerem uma pergunta como esta.
CurtirCurtir
http://poncheverde.blogspot.com.br/2013/05/portoalegrense-paga-passagem-aos.html
terça-feira, 21 de maio de 2013
PORTOALEGRENSE PAGA PASSAGEM AOS ESTADOS UNIDOS PARA REGINA BECKER IR À FORMATURA DE SEU FILHO NA UNIVERSIDADE
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), embarcou nesta terça-feira para os Estados Unidos, acompanhado de sua mulher, Regina Becker, de vários secretários municipais, de empresários e jornalistas, para um tour pelo Vale do Silicio, na Califórnia. A excursão foi organizada por uma empresa denominada CITE, de propriedade do empresário José Carlos Martins, original fundador da agência de propaganda Centro, que é a atual detentora da conta de publicidade da prefeitura de Porto Alegre sob o comando do economista Tadeu Viapiana (é outro fundador da Centro, junto com a mulher de Zeca Martins, Helena Cimenti). O curioso dessa viagem é que, após o roteiro previsto pela CITE, de Zeca Martins, o prefeito José Fortunati e sua mulher Regina Becker farão uma esticada de alguns dias até Boston, cruzando os Estados Unidos de ponta a ponta, da costa oeste até a leste. Eles irão à formatura do filho de Regina Becker de um casamento anterior. Assim sendo, os portoalegrenses estarão brindando a primeira dada e o prefeito com este regalito, de pagamento do deslocamento do Brasil até os Estados Unidos. O casal poderia explicar como se dá o custo do restante da viagem.
CurtirCurtir
Acho que agora finalmente começará a sair alguma coisa concreta do papel a pressão e a cobrança está sendo muito grande em cima da infraero e de todos os gestores políticos estaduais e municipais.
CurtirCurtir
Não sei se tirando o BIG, Centro de Distruição WalMart, TNT Mercúrio e outras ainda assim seria possível termos uma pista que comporte aviões grandes a plena carga.
Teríamos 4,3KM de área de escape total e uns 3,5KM de pista.
Preciso ler com mais calma o Manual de Implementação de Aeroportos (Da ANAC) pra poder tirar melhores conclusões.
Pra quem quiser:
Clique para acessar o manualImplementacaoGeral.pdf
E do lado do BIG/CD Walmart, a Prefeitura tá começando a criar a “pseudo” 4º perimetral, que liga a Severo Dullius a Antônio de Carvalho (aliás, quase não se acha nada falando disso), então acho que essa idéia nem passa pela cabeça deles.
CurtirCurtir
Analisando o comprimento da pista do Aero de Guarulhos (principal porta de saída de cargas do Brasil) e comparando com o espaço disponível do Salgado Filho, começa a não ficar tão absurda a idéia de construir outro aeroporto nas redondezas…..
Fatos:
Comprimento da pista principal de GRU: 3,7 KM
Área de escape total (contando com a pista): 5,5 KM
Comprimento da pista atual do SBPA: 2,2 KM
Com a ampliação: 3,2 KM
Área de escape (já com a ampliação da pista): 3,6 KM
Espaço disponível para aumentar mais (sem retirar o BIG e arredores): não há!
Com a ampliação da pista, poderemos ter, no máximo, alguns aviões maiores a mais. Mas ainda não será permitido a decolagem de algumas aeronaves que são muito utilizadas para transporte de carga.
CurtirCurtir
E porque não retirar o BIG, não se perderia muita coisa.
CurtirCurtir
Falo da retirada do Big, pois acho que até aceitariam uma permuta em outra área. O BIg está numa posição desconfortável em termos de concorrência, encontra-se cercado por vários concorrentes de porte que batem de frente com eles (em sentido figurado e literalmente!).
.
Se a Prefeitura tivesse interesse procurava outra área e começava a negociação, mas isto é pedir muito da cabeça dos nossos administradores!
CurtirCurtir
Não é só o BIG, tem mais empresas ali, além de todo o grande centro de distribuição do Nacional. Este centro é maior do que o próprio BIG.
http://goo.gl/maps/zStLj
CurtirCurtir
Gilberto.
.
Perto mesmo deste centro de distribuição tem áreas frente a BR290 que poderiam ser ocupadas, e para um centro de distribuição nada melhor do que isto.
.
O Big em termos de supermercado na região, como o tal de Sam (ou San?) que parece não ter vingado muito, não acho que perderiam muito, quanto aos pavilhões estes são os mais fáceis de reconstruir (e baratos).
.
Se fosse ocupada esta área o comprimento total passaria de 4500m, bem mais barato do que construir outro aeroporto.
.
Temos que pensar, que voos de carga são interessantes para a economia da cidade, da região metropolitana e do estado, e não ficar pensando que não se pode construir mais alto na Bela Vista!
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Agora me parece que ficou claro alguma coisa, enquanto a prefeitura não passasse para a posse a Infraero da zona de escape da pista, eles ficariam cozinhando em fogo brando a construção!
.
Tem sua lógica, pois se construísse o prolongamento da pista, quem garantiria que posteriormente não se promovesse algumas ocupações da área, para posteriormente “negociar” com os interessados a remoção da ocupação.
.
CurtirCurtir
Enquanto isso as construtoras pressionavam os governos para liberar a área em torno do aeroporto para construir caixotes.
CurtirCurtir
E o “Rachid” em ação!!!
.
Eta turquinho trabalhador!
CurtirCurtir
E o pior que o pessoal daqui fica culpando a Dilma por tudo e esquecem olhar a ação de alguns agentes públicos que trabalham próximo ao rio.
CurtirCurtir
Mestre Rogério cada dia melhor …
CurtirCurtir
Sabe, estou cansado de “bla bla bla” sobre o aeroporto. É muita promessa e pouca ação. Quando eu leio “deve começar” “deve terminar”, já bate um desanimo.
CurtirCurtir