OAB gaúcha pode adotar medida contra Infraero

Salgado Filho registra 12 cancelamentos após fechar por nevoeiro

Salgado Filho registra 12 cancelamentos após fechar por nevoeiro  Crédito: André Ávila

Salgado Filho registra 12 cancelamentos após fechar por nevoeiro  Crédito: André Ávila

Depois de passar mais de três horas totalmente fechado na manhã desta sexta-feira, o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre abriu para decolagens por volta das 10h30min e para pousos às 11h. A inoperância foi provocada pela neblina que atingiu a zona Norte da Capital e alguns municípios da região Metropolitana desde a madrugada. Pelo menos 12 voos foram cancelados – seis de partida e seis de chegada. Mais de duas dezenas de aterrissagens ocorreram com atrasos superiores a 30 minutos. Algumas aeronaves chegaram à capital gaúcha mais de cinco horas após o horário previsto.

Já nas operações de decolagem, mais de 30 voos atrasaram. Um voo da Gol, por exemplo, que deveria ter partido às 8h25min com destino a São Paulo, só deixou Porto Alegre às 12h30min. Entre os muitos prejudicados estava o vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, que deveria ter seguido com destino à capital baiana às 7h10min em um voo, com escalas, operado pela Azul. “Fico me perguntando até quando vamos aceitar tanta incompetência sem uma cobrança daqueles que detêm a obrigação de administrar e dar condições de estrutura”, comentou.

Segundo ele, é inadmissível que o Salgado Filho ainda não seja equipado com o sistema de aproximação denominado de o Instrument Landing System – Categoria 2 (ILS 2), que facilitaria as operações em dias de neblina. “Estão brincando com os consumidores e com os contribuintes. Só posso atribuir a inexistência do ILS 2 a uma total incompetência administrativa e gerencial da Infraero”, vociferou.

Lamachia, que deveria estar em Salvador (BA) no final da manhã para deflagrar a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, não descarta a possibilidade de a OAB vir a adotar alguma medida contra a Infraero. “Já intercedemos no caos da telefonia e, pelo visto, teremos que agir nos aeroportos”, advertiu. Lamachia ressaltou que os dois terminais do Salgado Filho ficam “pequenos” para abrigar as “vítimas” do apagão aéreo temporária. “Não tem lugar para sentar, restaurantes lotadas e fila para usar o vaso sanitário”, exemplificou.

O equipamento permite pousos e decolagens sob baixa visibilidade, deve estar instalado em setembro, mas só deverá ser homologado em dezembro. No ano passado, a estatal prometera a operação do ILS 2 para abril, o que não ocorreu. A expectativa é que esteja operando para a Copa. O nevoeiro também afetou a visibilidade nas rodovias. No começo da manhã, a Concepa, informou que a situação era complicada nos trechos de Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí e Porto Alegre da BR 290.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:, ,

13 respostas

  1. Tinha que mandar os advogadinhos, andar de onibus, metro, pedir uma consulta no SUS, ir no tudo facil que não é nada facil, em fim usar o Brasil como os 189 milhões usam, lembrei de mais uma fazer uma reclamação no DEP de Porto Alegre que fiz em janeiro limpeza de boca de lobo no centro, não usar como os 1 milhão.

    Curtir

  2. A neblina de sexta foi tão forte que o aeroporto iria fechar mesmo com ILS-2. Fato…

    Curtir

  3. Quanta conversa fiada! Este problema existe desde sempre. Porque não agiram antes?

    Curtir

  4. E pra que esperar tanto?
    Ja deviam ter feito isso faz tempo.

    Curtir

  5. ILS cat II= Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 60 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual coma pista não menor que 350 m.
    Não vai resolver 100%. Acho que até publicaram uma reportagem na ZH e o ILS II vai diminuir em cerca de 40% os fechamentos do aeroporto.

    Curtir

  6. Acho que todos vocês estão errados, como também nosso ilustre representante da OAB, pois quem deveria ser processado é São Pedro, pois afinal das quantas, o santo protetor da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul impede um representante divino em exercer o seu direito de decolar sob neblina.
    .
    Agora o pior este senhor não sabe, que o ILS-II vai melhorar um pouco, mas não permite o pouso e decolagem com qualquer tipo de condição, melhora mas não resolve. Se ele quiser reclamar deveria já pedir um ILS-III-C.

    Curtir

    • Não adianta colocar ILS-III-C, se as aeronaves que operam no Brasil não tem esse equipamento e com isso não temos pilotos habilitados para esse tipo de operação.(seria a mesma coisas que ter sinal de gps, mas sem ter gps. não serve ou ainda ter o sinal e o aparelho, mas sem os operadores) temos que modificar todos os aeroportos e a frota de aviação para que de certo. Não apenas PoA

      Curtir

      • Jefferson.
        .
        Só chamei a atenção que mesmo com o ILS-II vai continuar a haver pista fechada devido o nevoeiro, e que somente um sistema com o ILS-III-C que garantiria pouso totalmente automatizado.
        .
        Agora daí para dizer que se tem que instalar o ILS-III-C são outros quinhentos. O problema é que este advogado toca por ouvido, acha que com o ILS-II o aeroporto vai funcionar sempre.
        .
        Com a serração que havia no dia em questão, que até os automóveis na Free-Way já estavam com dificuldades, somente com piloto automático adaptado ao ILS-III-C teríamos pouso com qualquer tempo, porém isto não se justifica.

        Curtir

        • São Pedro não é o padroeiro. O nome vem do irmão do navegador Solís, que se chamava Pedro e foi o homenageado quando este passou pelas terras riograndenses na época dos descobrimentos. Fonte: LESSA, Barbosa. A História do Rio Grande do Sul.

          Curtir

  7. O que aquele que so age pelos interesses do ParTido fica fazendo la no Piratini ?

    Curtir

  8. Só se indignou com o problema quando sentiu o cutuco pessoalmente. Bem que o pessoal da OAB podia andar de ônibus e de bicicleta na rua, assim veriam o absurdo que sofre o cidadão usuário de ônibus e bicicleta. O de avião sofre também, espero que o ILS CAT-II seja instalado de uma vez…

    Curtir

    • Pois é, agora que ja tem data pra inaugurar o ILS-II (setembro) ele diz isso ??? Pra dizer que ELE conseguiu depois ?

      Curtir

    • E outra, garanto que ficou indignadinho só porque não conseguiu “deflagrar a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários”. Se fosse para um julgamento ou coisa assim ele lavava as mãos.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: