Obras no calçadão da Rua da Praia começam ainda em 2012

Não, você não está atrasado um ano !

Também não foi erro de digitação do Blog!

Claro, você também não está louco !

Esta matéria foi publicada aqui no Blog há exatamente 1 ano atrás !!!!

É uma promessa da prefeitura. E agora ?

 

A prefeitura e a Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul (Asbancos) assinaram, nesta quinta-feira, o projeto para a revitalização do calçadão da Rua dos Andradas (a Rua da Praia), localizado no Centro Histórico da Capital. A formalização do contrato foi realizada na sede da associação e teve a presença do prefeito José Fortunati, do presidente da Asbancos, Túlio Zamin, e de representantes das entidades parceiras.

A revitalização é uma adesão ao projeto Minha Calçada, do movimento Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido, e contemplará a troca do piso do trecho da Rua dos Andradas, entre as ruas General Câmara e Marechal Floriano Peixoto, conhecido como calçadão da Rua da Praia. Além disso, será elaborado um projeto para as redes subterrâneas de serviços de água, esgoto, energia e rede lógica. A ação também faz parte do projeto Andanças, idealizado com a finalidade de humanizar a cidade através da recuperação de calçadas e outras medidas.

A proposta técnica deve ser concluída em aproximadamente seis meses e as obras devem iniciar até o final de 2012. A parceria contará com o apoio dos bancos associados da entidade, do Sindicato das Instituições Financeiras não Bancárias (Sindfin) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas).

Na solenidade, Zamin ressaltou a importância de poder dar curso ao projeto, que contribuirá com toda a sociedade. “Nós queremos registrar esse ato e comemorar esse movimento, que vai ser compartilhado com todos”, afirmou. Ele salientou também que a Rua da Praia é um ponto de destaque e que, por esse motivo, merece um cuidado especial.

Fortunati afirmou ser uma imensa alegria participar do projeto, que ficará na história de Porto Alegre. Ele destacou que aproximadamente 400 mil pessoas transitam pelas ruas do Centro da Capital diariamente e grande parte passa pelo calçadão.

O prefeito enfocou a necessidade da revitalização, especialmente, no que se refere à acessibilidade. De acordo com ele, hoje há muita dificuldade para os cadeirantes em virtude do piso inadequado. “A prefeitura está empenhada em fazer a sua parte na recuperação dos passeios municipais e essas parcerias são fundamentais para um bom resultado”, acrescentou. Jornal do Comércio

Matéria publicada no dia 25/05/2012, 367 dias atrás.



Categorias:calçadas, Revitalização do centro

Tags:, , ,

24 respostas

  1. O Fortunatti so sabe cortar faixa de inauguracao de “100m” de ciclovia e posar para fotos. Votei nele, mas ta muito devagar o homem….credo.

    Curtir

  2. A revitalização desta rua emblemática em pleno coração da cidade é fundamental, mas realmente pela mediocridade dos projetos elaborados pelos profissionais gaúchos dá medo quanto ao gasto que se fará para de repente, se a maldição se repetir, termos resultados pouco estéticos e nada funcionais. Toda proposta de revitalização em POA é feita em um suposto estilo retrô que na realidade mascara a falta de gabarito dos arquitetos e o quanto nada alinhados estão com o top da arquitetura mundial e inclusive bem abaixo dos vizinhos chilenos e argentinos.

    Curtir

  3. Luminárias – disformes em seu padrão – e caindo aos pedaços, quando as têm; calçadas quebradas pelos veículos pesados que permitiram circular certa hora para abastecer as lojas.. Já cansei de falar sobre isso, até no meu cotidiano, horrível ver tudo isso no cotidiano e nada fazerem para melhorar o urbanismo da região central.

    Curtir

  4. Brazil e’ o verdadeiro ‘shithole’.

    Curtir

  5. Eu fico indignado cada dia que passo pela rua da praia, isso que passo la todo dia pois moro no centro, sera que podemos fazer algo de concreto para termos uma rua da praia decente durante a copa?
    Um protesto, sei lá, sera que adianta…

    Curtir

  6. Esse vídeo é bem relevante para esse tópico:

    Veja que em SP há pressão por melhoria da infra estrutura para pedestres. Aqui em PoA ainda temos “múmias formadoras de opinião” tentando alcançar o limite inferior em qualidade de vida.

    Curtir

  7. RECORTE E COBRE!
    Será que existe vídeo/áudio da participação do Fortunati na Califórnia? Gostaria de saber como o prefeito apresenta Porto Alegre. Curiosidade mesmo. Talvez no site da prefeitura tenha algum vídeo promocional.

    Curtir

  8. Investe-se milhões numa quadruplicação de avenida onde mal passa ônibus e se investe zero em uma rua onde passa quase meio milhão de pessoas por dia. Fazer o que?

    Curtir

  9. Bovinópolis, onde se plantando tudo dá !

    In : http://www.mafiadolixo.com/2013/05/cordao-umbilical-milionario-no-lixo-de-porto-alegre/

    ‘Cordão umbilical’ milionário no lixo de Porto Alegre
    26/05/2013

    Em 26 de dezembro de 2012, o prefeito José Fortunati (PDT) participou do Programa Conversas Cruzadas na TV COM (grupo RBS).

    Naquela data, isso há 5 meses atrás, o jornalista Lasier Martins recebeu no Conversas Cruzadas o prefeito Fortunati para uma entrevista especial da qual participaram o apresentador e comentarista Cláudio Brito e o jornalista da Zero Hora, Rodrigo Muzell.

    No Bloco 4 da entrevista em questão, o jornalista Muzell pergunta ao prefeito Fortunati: “Qual é a situação da licitação para o recolhimento do lixo, e como ela vai ser resolvida, ela que foi contestada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul?

    “A cidade realmente não está bem com o que diz respeito ao lixo”, disse o prefeito Fortunati.

    “E por isto nós estudamos por vários anos, mais de 2 anos, a melhor forma de gestão do lixo de Porto Alegre. E chegamos a conclusão que esta gestão picoteada, porque são cinco grupos que fazem a coleta do lixo, recolhimento, não funciona, não tem funcionado, a cidade tem ficado suja. Tem algumas áreas da cidade tem ficado mais limpa e outras sujas. Fomos buscar modelos. São Paulo hoje emprega o único modelo de gestão. Nós queremos empregar isto em Porto Alegre. Aí infelizmente o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado questionam isso, dizendo que não tem nada de ilegal, mas que é contrário a esse modelo de gestão, e vai para o Poder Judiciário e o Juiz concorda, não tem nada de ilegal, mas que entende que não é o modelo mais adequado. Ai eu fico surpreso. Fui eleito pela cidade com 517.964 votos e aí não sou eu que decido qual é o melhor modelo de gestão. Quer dizer, eles que provem que há uma irregularidade ou ilegalidade, isso não provaram. O modelo de gestão quem tem que decidir é o prefeito. Eu fui eleito para tal. Infelizmente com isso, a licitação não consegue sair, porque continuamos disputando, realmente o melhor modelo de gestão. Eu, estranho, porque, duvido, que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado sejam especialistas em modelo de gestão de lixo. A minha equipe é. Posso garantir que a minha equipe é. Faz isso há muitos anos. E eu entendo que o melhor modelo de gestão é o que queremos empregar em Porto Alegre.”

    O jornalista Muzell pergunta: Mas a disputa vai até onde? Vai até quando?

    Fortunati responde: “Vai até quando o Poder Judiciário defina. Porque eu tenho que me submeter ao Poder Judiciário. Quando ele disser, bom, vai ser picoteada como quer o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, ou vai ser uma única. E espero que seja logo.”

    ….

    A comunicação entre as duas licitações ocorre com nomes diferentes, mas está lá inserida no novo CONTRATO (1), como um “cordão umbilical”, que vem a ser a unificação de quatro serviços diferentes de limpeza urbana (e não cinco como constavam no anterior modelo), que unificam (aglutinam) a coleta de lixo domiciliar, coleta de lixo público, capina e varrição.

    Coincidentemente como no primeiro modelo, o segundo concentra os maiores contratos de serviços de limpeza urbana de Porto Alegre. Todos estão aglutinados (unificados) no novo CONTRATO (1). Em vez de cinco serviços diferentes de limpeza urbana, agora são quatro em um único contrato milionário, a ser firmado com uma única empresa privada, ou consórcio de empresas licitantes.

    Os demais contratos (2) Coleta do rejeito das Unidades de Triagem e dos resíduos das Unidades de Destino Certo (UDCs), (3 ) Coleta automatizada, (4) Coleta seletiva e (5) Transporte de resíduos da Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro para o Aterro Sanitário da Companhia Riograndense de Valoriação de Resíduos S/A (CRVR S/A), em princípio atendem a Lei Federal no. 8.666/93, conhecida por Lei das Licitações. Mas não é demais esperar pela publicação do edital dessas contratações.

    ….

    Curtir

    • Daqui poucos anos entrará em vigor a obrigação da destinação correta dos resíduos sólidos e mais uma vez PoA precisará de uma cutucada do governo federal dos petistas malvados para que seja feita a coisa correta.

      Curtir

  10. O meu post de hoje está sendo escrito em tempos de guerra. Essa semana, ao pegar um ônibus da Carris, presenciei uma discussão entre um passageiro e um cobrador. Lamentável como algumas pessoas se prestam a perder seu tempo por bobagem. O fato é que notei que o assunto não teve um ponto final naquele dia.
    No dia seguinte, então, mesmo ônibus, mesmo horário. Quando o avistei, preparei-me para fazer o sinal, mas vi que ele não avançou mais. Logo pensei que estragara, os passageiros desceram. Em menos de um minuto chegou a polícia e colocaram aquele mesmo passageiro do dia anterior na parede. Uma pessoa que estava no ônibus me contou que ele entrou e foi direto no pescoço do cobrador. Tragédia anunciada. Mas foi só um susto – e uma detenção – no fechamento do balanço diário que faço.
    Pensei na frase que uma senhora disse:
    – Nós até conseguimos correr, sei lá, mas e as crianças?
    Quando vão pensar nas criancinhas?

    Curtir

  11. E a ciclovia…será que o Fortunatti apresentou lá no vale do silício…

    Curtir

  12. E o projeto de adequação das calçadas que começou na Cidade Baixa, alguém sabe como anda? Lembro das promessas de execução no Bom Fim e em outro bairros e até agora nada. Mais um projeto que não seguiu em frente devido a ótima gestão da prefeitura.

    Curtir

  13. O meu medo é eles revitalizarem e continuar com o mesmo visual horrendo e mal cuidado.

    Curtir

  14. Abra$o = mídia prostituída + poder público .

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: