Aprovada a criação do Museu do Gaúcho em Porto Alegre

Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (29/5), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, o projeto do vereador Bernardino Vendruscolo (PSD) que cria em Porto Alegre o Museu do Gaúcho. De acordo com a proposta, o culto às tradições, à gastronomia e aos objetos e utensílios que retratam a história dos povos gaúchos terá uma estrutura específica, a fim de viabilizar a divulgação e a manutenção da história do povo do Rio Grande do Sul.

“A criação do Museu proporcionará um novo espaço turístico, no qual estudantes e cidadãos em geral terão acesso a fatos da história do Rio Grande do Sul, como a origem do Gaúcho, batalhas, seus heróis e lendas, bem como todos os povos que vieram e, com seu trabalho, ajudaram a formar o nosso Estado”, justifica Bernardino.

O texto do projeto prevê artigo que cria para o Museu do Gaúcho um conselho cultural, composto por Executivo, Legislativo e diversas representações da sociedade, como Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e Associação dos Piquetes do Estado, entre outros.

Texto: Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Câmara Municipal



Categorias:Cultura

Tags:, ,

10 respostas

  1. Pra isso tem dinheiro…

  2. Não sabia que precisava de lei pra criar museu. Mas independente de quem veio, é sempre bem-vindo, desde que o museu seja bem conservado. Estamos com alguns museus que estão meio jogados ao ostracismo.

    E embora ele retrate os povos que compuseram a identidade riograndense, acho inevitável que eles foquem bastante no gaúcho pampeano, embora ele seja um pequeno pedaço, dentre italianos, judeus, alemães, açorianos, entre outros que por aqui viveram.

  3. Vida longa ao Museu do Gaúcho!

  4. Tomara que foquem na história, pois acreditamos em um monte de bobagens por puro desconhecimento.

  5. Uau, comentário homofóbico agora? Foi tu que fez aquele comentário racista sobre o Olívio também, não?

  6. Pelo que entendi vão ser de todos culturas do estado, legal! TOmara que usem algum prédio tombado ou algo assim para fazê-lo.

    • Adorei a ideia do Museu também. Mas tem que ser em uma área bem central, e a ideia de ser em um prédio histórico é muito interessante.
      Embora eu ache que uma reforma e uma ampliação tanto física como temática do Museu Júlio de Castilhos seria mais do que suficiente para cobrir este tema.
      Melhorem o que já tem.
      O Júlio de Castilhos é o maior museu do RS e tem um acervo excelente. Poderiam fazer uma ala específica sobre “o gaúcho”.
      E divulgá-lo mais.
      Fui lá um tempo atrás e fiz fotos do interior dele.
      Vou fazer um post com essas fotos. Acho que vai ser bem interessante pois a maioria das pessoas não conhece o museu.

  7. Só espero que externamente, tal museu não pareça um imenso CTG.

  8. Inutilidade suprema.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: