Fotos aéreas do Estádio Beira-Rio – junho 2013

Autor das fotos: Alexandre Sperb

Retiradas do Beira-Rio.com

71% da obra concluída



Categorias:COPA 2014, Reforma do Estádio Beira-Rio

Tags:, , ,

65 respostas

  1. Sou gremista e os dois estádios vão ficar super imponentes por causa da localização. O beira-rio vai ficar top de linha olhando de cima do morro ali, com o Guaíba logo atrás. A mesma coisa vai acontecer com a Arena, mas é óbvio que a Arena, com aquele entorno, não poderia servir pra copa.
    Além do mais, foda-se a copa. Até parece que esses 4 ou 5 jogos de Senegal vs Cazaquistão aqui vão mudar o rumo de Porto Alegre. Muito preciosismo nessa questão.

    • Tô contigo. Em POA, a Copa está sendo benéfica para acelerar algumas obras, cumprir prazos que certamente não seriam cumpridos, além das isenções fiscais que facilitaram a construção dos estádios. Mas se a construção do estádio-sede dependesse diretamente do bolso do estado, daí atrapalharia muito mais do que beneficiaria!

  2. Acho bem engraçado por parte dos gremistas falarem que não gostariam que a Arena fosse sede da Copa do Mundo. Como não? Olha a baita visibilidade que o estádio teria ao redor do mundo, e outra, o estádio já tá construído, não mudaria nada, só teria que entregar o estádio em um mês que já não teria jogo. Esse papo de não queria que fosse no meu estádio é um baita mimimi, parece inveja. E gremistas, sou colorado, mas é ÓBVIO que o estádio de vocês vai ficar melhor (em termos de estádio, sem levar em consideração entorno e etc) que o Beira-Rio, afinal o estádio de vocês é um estádio NOVO, enquanto o Beira já é mais antigo. Mas, não se esqueçam que daqui há alguns anos (30 ou 35) o Inter vai construir um estádio novo, e o Grêmio vai reformar a sua Arena, e aí, onde estará o papo do remendão?

    • Essa visibilidade e’ relativa, quer ver? Diga, de cabeca, todas cidades da Africa do Sul que tiveram jogos e seus respectivos estadios… Nao consegue, claro, eu tambem nao, nem ninguem. O mais bem-informados lembrarao de Cidade do Cabo, Johannesburg, Durban e era isso. Os nomes dos estadios ja’ e’ ainda mais dificil, me lembro do Soccer City e… Nem os estadios da Alemanha, a maioria nao lembra. Eu estive em Frankfurt em 2006 e nao me lembro do nome do estadio, tampouco sei quem e’ o dono, se e’ publico ou privado. Agora transporte tudo isso para o Brasil, onde estrangeiros mal sabem qual e’ a capital do pais (a grande maioria – 99% – diz Rio de Janeiro) e tu vais ver que a visibilidade para o clube sera’ totalmente irrelevante. A proposito, na Europa ninguem conhece Gremio ou Inter ou qualquer clube brasileiro.

      • Mentira. Na Itália conhecem Grêmio e Internacional, sim, em razão das sucessivas negociações de jogadores da dupla. Em Barcelona conhecem o colorado e o São Paulo, com certeza. Recentemente, o diretor do Milan Adriano Galliani, ao ser questionado sobre Robinho, exaltou a nova arena que o Grêmio possuía. Se na Alemanha não conhecem, que seja. Temos mais afinidades com os europeus latinos. E mais: todos os dias seguintes às rodadas do Brasileirão, a Gazzetta Dello Sport, jornal esportivo top na Europa, publica um resumo da rodada em destaque no site e de uma página inteira no jornal.

    • Em cinco anos aposto que já vai ter colorado querendo construir um estádio novo, tudo porque não aproveitaram a oportunidade agora.

      • Bah! O Fernando veio as 5 da matina responder, só por implicância…
        Bueno, da mesma forma eu conheço gremistas que não querem ir para a Arena de jeito nenhum. Preferem ser implodidos junto com o Olímpico.
        Aliás, ninguém sabe mais nada do projeto do vereador Pedro Ruas ? Morreu o assunto ?

  3. Cortaram várias árvores, no entorno do antigo pátio do Beira-rio e os pseudo-ambientalistas não ficaram de mimimi, aí querem me aplicar que os “movimentos” na área do gasômetro, eram de preocupação com o Meio Ambiente..

  4. Nao me meto em clubismos.

  5. Eu nem gosto de futebol, mas fico chateado com esse garajão tapando o estádio a partir da orla. Mas nada mais portoalegrense.

    Mas o fato de estar ficando muito pior que nos renders, qual a novidade?

  6. O Beira-Rio será um estádio com modelo diferente dos mais novos, e terá o seu ônus por isso. Em certos aspectos, alguns críticos tem toda a razão em preferir a Arena. Mas daí dizer que é remendão, etc, por favor, né… Vai ser apaixonado no boteco. É inegável que a cobertura do Beira-Rio é belíssima e será, pelo menos externamente, um dos destaques da Copa. Sem falar no entorno, que também será um dos mais belos. As obras no entorno, com exceção do viaduto, são simples, é mais provável que estejam prontas a tempo do que o contrário.

    • Uma das observações/críticas que eu mais tenho visto e ouvido na televisão (sou um fanático por canais e programas de esportes, é só o que passa na minha tv) é de que os novos e recém-inaugurados estádios “são todos iguais quando se olha na televisão”. Eles nnao tem identidade própria, tem modelos iguais, escadinhas iguais, etc.
      Não sei até que ponto é ruim o Beira-Rio continuar com sua forma de “panela, oval”. Isso, convenhamos, não é ônus, é uma característica. O interior da Arena é “quadrado”, o torcedor fica mais próximo do campo. Mas isso é uma característica.

      Quando se vê um monte de críticas ao Beira-Rio, é bem difícil não considerar que é um comentário de torcedor rival ufanista. O estádio está ficando muito bonito e vista externa (cobertura + entorno) vai ser um dos destques visuais da Copa do Mundo. Essas imagens vão rodar o mundo.

    • Não é o formato que importa. O que importa é que o projeto está se adaptando ao que já existia no Beira Rio e não o contrário, como deveria ser. O Beira Rio terá menos áreas de circulação, visão mais distante, acústica “ajustada”, enfim, vai ficar bom, mas poderia ficar melhor. A própria cobertura me parece meio “implantada”, não é parte do estádio original. Esse é o ponto. O estádio em si não irá encantar ninguém.

      • “Como deveria ser” Por quê?
        Quem estabeleceu que deveria ser tudo novo?
        Quem decide é a FIFA, felizmente, e não preferências individuais.

        Não entendi o que vc quis dizer com acústica ajustada, mas não terá menos áreas de circulação, pelo contrário http://tinyurl.com/mbw9mwx

        Esta lógica de “só me mudo para um apartamento adquirido na planta” que não estou entendendo.

        • Menos áreas de circulação em comparação com os novos estádios, velho. Estivesse a Arena ao lado do Beira Rio, qual tu acha que seria escolhido pela FIFA

      • O projeto do estádio foi encomendado pelo Inter em 2006/07, para ser concretizado pelo Inter, sem parceria com empreiteiras e quando a Copa do Mundo e suas isenções fiscais ainda eram um vislumbre. Levava em consideração (e ainda deve levar) as limitações financeiras do clube. O Grêmio tem hoje um estádio “top”, mas a localização (ainda) não é a mais adequada para apresentar a cidade aos turistas da Copa do Mundo.

        No fim das contas, é o que Porto Alegre pode apresentar de melhor, dentro do possível, para a Copa do Mundo, considerando que teremos dois belos estádios, construídos majoritariamente com dinheiro privado, ao contrário de muitos por aí.

      • Acabastes de defecar pelo teclado.

    • Faço minhas as palavras do Eduardo. Mas enquanto o clubismo cego permanecer, tem gente que vem aqui só pra esculhambar, para depreciar e criar cizânia.

  7. Mas até nos edifícios da Goldstein (e outras construtoras) tem dinheiro público (“os apartamentos deste prédio estão penhorados ao Banrisul como garantia da obra”).

  8. Será que eu vou ter que encerrar os comentários neste post ? Vocês não sabem comentar sem colocar o grenal no meio ????

    • Encerra. O post é só para mostrar o estado atual da construção, vão ficar brigando e dizendo besteira todo o tempo, tanto uns como os outros.
      .
      Deveríamos estar contentes por termos dois estádios modernos que não vão custar nada ao dinheiro do contribuinte, isto mostra a vitalidade da nossa cidade, que não teve que recorrer a intermediações políticas para conseguir isto.
      .
      Acho que inclusive utilizamos pouco este argumento perante ao governo federal para trazer mais dinheiro para a cidade, o prefeito e as direções do Inter e Grêmio deveriam ir até Brasília para pressionar e conseguir um PAC 8 para a cidade.

      • Ah bom, agora que tu deu o caminho, basta o prefeito ir a Brasília e trazer a grana. Os estádios públicos da Copa estão sendo construídos pelos governos estaduais e, no caso específico de Curitiba, com participação do Município. O governo federal, por meio do BNDES, empresta a grana. Em outras palavras: não há argumento algum em nosso favor. Além do mais, a tua premissa está incorreta. Há, sim, dinheiro público no Beira Rio e na Arena, mediante renúncias fiscais que, ao cabo, mexem no bolso o contribuinte.

    • Porra, a discussão tá só tangenciando o grenal. Observem: a galera tá discutindo as obras.

    • Encerra. Não adianta debater com quem vem falando “remendão”.

  9. É. O Brasil como é um país riquíssimo, sem miséria e sem desiguladades sociais deveria mesmo contruir todos os estádios novíssimos e moderníssimos, de 1º mundo para a Copa.
    Já na Alemanha, burgo de pobres e miseráveis, a maioria dos estádios foram “remendados” como dizem alguns, ou reformados. Entre eles, o Signal Iduna Park (antigo Westfalen Stadion) em Dortmund, o Olímpico de Berlim, o Commerz Bank Arena em Frankfurt (cidade muito pobre por sinal), a Veltins Arena em Gelsenkirchen e o Fritz Walter Stadion em Kaiserslautern, que pasmem! é de 1920!! Meu Deus! Mas que país mais desgraçado essa Alemanha, porque não botou tudo abaixo e fez uma arena moderníssima, novíssima e de 1º mundo ??! Não gastaram 1,2 bilhão para fazer um estádio como o de Brasília, que ainda tem tudo por fazer na sua volta ?
    Quem indicou o Beira-rio para a Copa do Mundo foram os Governos do Estado do RS e a Prefeitura de Porto Alegre ainda em 2006.
    E essa história de que a Copa das Confederações seria a “redenção da economia do RS” já cansou. O único movimento que foi feito para tentar trocar o Beira-rio pela Arena na Copa do Mundo, foi na RBS, quando levaram o Ministro Aldo Rebello, junto com o Luigi e o Odone na presença da Famiglia Sirotsky, para que a Copa fosse na Arena, por motivos nebulosos e desconhecidos, claro. E o próprio ministro virou-se para o Luigi e disse: ” você viu o que estão ( a p…! sacanagem) tentando fazer com você ?”

  10. A inveja é uma m… imaginem quando estiverem acontecendo jogos no Beira-Rio sendo transmitidos para todo mundo durante a Copa, e a cidade de Porto Alegre em evidência, graças ao Inter que voluntariou-se para ser anfitrião.

    • Não queria copa na arena mesmo. Sem inveja.

      O seu comentário grenalizando é uma m… isso sim.

    • Porto Alegre pode ficar em evidência para bem ou para mal. Ou tu tem boas referências da sempre em evidência Ciudad Juarez, do México? A Arena não era uma boa opção pra Copa, localização muito ruim ainda, dificuldade para chegar. O negócio era fazer os jogos no local do Beira Rio, porém não reformado. Num estádio novo, como a Arena Pernambuco (540 milhões de reais).

      • Dificuldade pra chegar? Pode até ser agora, que só tem um acesso. Mas vale lembrar que ela fica próxima de uma estação de metrô e logo terá acesso tanto pela Free Way como pela 448. Pra quem vem da RM, onde tem vários hotéis, inclusive, vai ficar muito mais à mão. Fora que se fosse ele o escolhido, já teriam removido a vila dali do lado e provavelmente haveria um BRT por ali e não na Padre Cacique.

      • Por que tem de ser em um estádio novo, zero? Gastar rios de dinheiro para 5 jogos? O clube optou por reformar, ao invés de fazer um novo e se endividar ainda mais. Não vejo problema nenhum nisso, a final da Copa de 2006 na Alemanha foi num estádio reformado, de mais de 50 anos e com a estrutura “velha” que tu te refere num comentário anterior.
        A cobertura do Beira-Rio vai ficar linda e vai se diferenciar de todos os demais estádios. O estádio em si vai ficar bem moderno e confortável.
        E mais uma informação, as obras não estão atrasadas.

        • Filipe, realmente é difícil contentar a todos, como colorado prefiro um remendão confeitado do que uma dívida que duraria 30 anos. Afinal times de futebol são para jogar futebol.

        • Filipe, tu próprio está me dando razão ao lembrar que, dentre tantos estádios modernos na competição, a final da Copa da Alemanha ocorreu num local, digamos, mais atrasado. E isso só ocorreu porque a final precisava ser em Berlim, cidade mais populosa e importante da Alemanha, assim como na Itália em 90 (Milão é a capital do futebol na Itália, a final ocorreu em Roma).

          Além do mais, comparar reforma na Alemanha e no Brasil é brincadeira, né. Aqui é tudo a toque de caixa, com a “parceira” tentando economizar onde pode.

          As obras não estão atrasadas porque Inter e Gutierrez já prorrogaram o prazo umas três vezes. Lembrando: o prazo inicial era março de 2013. Assim fica fácil. O Luigi já anda cogitando nas rádios a entrega do estádio completo para abril de 2014.

          Um estádio nov de 46 mil lugares custaria ao colorado 500 milhões de reais (padrão Arena Pernambuco, Arena Manaus e Arena Castelão). Gastar 400 milhões nessa reforma é rasgar dinheiro em comparação com a construção de um novo estádio, até porque as possibilidades de lucro num novo empreendimento sao muito maiores.

          Para terminar, sem clubismo, o difícil vai ser explicar pros gringos por que os times vão treinar num estádio padrão Alianz Arena e jogar a Copa num estádio padrão Morumbi.

    • Discordo de ti. Sou colorado, mas devemos reconhecer que se não fosse o Inter, seria o novo estádio do Grêmio a sede da Copa (e por pouco não foi, tinha razões pra ser).

      Quanto aos comentários depreciativos, são totalmente dispensáveis. É claro que todos tem o direito de ter uma opinião diversa, mas é pouco inteligente agredir dessa forma. Não acrescenta em nada para o debate.

      • Arena do Gremio sede da Copa com aquele entorno? Não acredito. Acho mais provável o Olimpico até…

      • Eduardo.
        .
        O problema da Arena, não é o estádio propriamente dito, são os acessos. E tem mais, qualquer obra de infraestrutura que fosse feita na área só se justificaria para os dias de jogos, já as do Beira-Rio fazem parte da mobilidade urbana da cidade.

        • Como que qualquer obra só serviria para os dias de jogo? Por acaso o Bairro Humaitá não faz parte da cidade? Ainda mais agora que vão construir mais prédios e terão mais empreendimentos ali.

      • Se não fosse o INTER não teria copa em Porto Alegre pois o Gremio perdeu o prazo pra ser candidato a estádio sede a tempo. O projeto arena só começou após a escolha da sede porto alegre e do estádio beira rio
        Ou seja, são o supra sumo da incompetência pois gastaram milhões depois do prazo e ainda são o supra sumo da malandragem pois daí ainda tentaram trocar o beira rio pela arena como sede.
        Chorem o observem um dos estádio mais icônicos do mundo segundo publicações estrangeiras

    • Como se o Grêmio não tivesse indicado a Arena também para ser estádio da copa.

  11. Tá ficando show! Só não me agradou a posição do edifício garagem, mas como é uma exigência da Fifa…

    • Exigência da FIFA era ter um estacionamento mas não nessa localização. Era pra ser na lateral do estádio e não ali.

      • Se for olhar o projeto original, com marina, estacionamento ao lado, prédios comerciais maravilhosos, Gigantinho reformado, e comparar com o que está sendo executado, pedimos nós mesmos a saída da Copa daqui. Nos prometerem muito mais do que cumpriram.

        • O mesmo argumento vale para o projeto original da arena. Onde hoje tu tem asfalto e estacionamentos não era pra sair prédios comerciais, shoppings e afins? O projeto do estádio beira-rio em si está saindo exatamente como na projeção inicial, o ENTORNO é um ANTEPROJETO a ser trabalhado no futuro, mas bato contigo e acho que não vai sair nada como no render. Infelizmente áreas públicas de qualidade, em porto alegre são pura utopia

        • É que renders aceitam tudo. E nós acreditamos, bovinamente. É lindo no site, mas a realidade é outra…

          Com as “obras de mobilidade urbana”, como os viadutos e free-ways urbanas, estamos repetindo esses erros. Mas se alguém critica, é porque é contra o “pogresso”.

      • O estacionamento original já era ali, teria outro do lado do marinha que foi removido. A diferença é que no projeto original, o terceiro piso seria campos de treinamento. Foi retirado pra recuperar 1000 vagas das 3000 perdidas por remover o estacionamento lateral

        • Os empreendimentos no entorno da arena, pelo que sei, estão até aprovados pela Prefeitura. E é bom que estejam pois a OAS já vendeu todos os apartamentos os primeiros prédios. É o Bairro Liberdade, bota no google e encontra. Não tem desculpa: o projeto Beira Rio ficou muito aquém do previsto.

  12. O pior dos estádios da Copa. O mais antigo, com cara de Copa da Itália 1990. E ainda pior: com as obras atrasadas. Com aquele estacionamento garagem horroroso na área mais bonita da cidade. Obrigado, Internacional, por mais esse fiasco, digno de Mazembe. Não é mole não.

    • De fato, a maioria dos estádios atuais está levando todo o torcedor pra mais próximo do campo aumentando a inclinação da arquibancada, e não deitando mais ela, como foi feito.
      Mas ainda assim, acho que o fiasco é somente o atraso que tirou Porto Alegre da copa das confederações. E não só das obras do estádio, mas também das obras da prefeitura.

    • E, o pior, não sei porque ninguém fala que perdemos a Copa das Confederações, tudo por culta desta *** de remendão. E agora sem areia vão fazer o que?

      • Seria linda a copa das confederações com a av. beira-rio e a padre cacique em obras, sem brt, sem aeroporto… nenhuma obra de mobilidade em poa tá pronta.

        Se agora já tá batendo a dor de cotovelo aguda na gremistada, “imagina na copa”

    • Como tu pode dizer que é o pior se nem ta pronto ainda??? Vai ficar um estádio muito moderno sim! Vai ficar muito bom! É só tu ter calma. E por favor não comenta de forma grenalizada. Este blog não é um blog de times de futebol..

      • Eu sou Caxias, velho. Não tem grenalização de minha parte. É o pior (1) porque conhecemos a singeleza do projeto, (2) porque mantém a estrutura de estadiozão antigo (Olímpico, Morumbi, Beira Rio, Arruda e etc) e (3) porque os demais estádios têm projetos muito mais bonitos e as construtoras estão, até agora, cumprindo as promessas. Convenhamos, essa reforma o Baira Rio é só a colocação de cadeiras, da cobertura e uma repaginada interna, bem fraquinha por sinal (tudo lajota branca). Será o pior a Copa.

Faça seu comentário aqui: