Monumento aos Açorianos começa a ser cercado

Divisão de Conservação e Manutenção da Smam iniciou a colocação de tela.  Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Divisão de Conservação e Manutenção da Smam iniciou a colocação de tela. Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) iniciou na segunda-feira, 03, o cercamento do Monumento aos Açorianos, localizado na avenida Loureiro da Silva. O cercamento será feito em tela e iniciou pela base, subterrânea.

Os serviços estão sendo realizados pela Divisão de Conservação e Manutenção da Smam, com a colocação de canos e cimento. A concretagem deverá estar completamente seca para que se dê continuidade à colocação da tela, por isso, após o encerramento dos trabalhos na tarde de hoje, 04, os serviços deverão ser retomados apenas no sábado, 08, se não chover.

Algumas partes do monumento apresentam corrosão, devida a, principalmente, ação da urina de pessoas e animais. Sob assessoria técnica da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Memória Cultural, está sendo construído um projeto para restauro do monumento, avaliado em cerca de R$ 325 mil. A obra possui cerca de 17 metros de altura por 24 metros de comprimento.

Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Prefeitura de Porto Alegre

________________________

Anteriormente publicado:

acorianos

Jornal Metro – Porto Alegre – 04/06/2013



Categorias:Monumentos

Tags:,

16 respostas

  1. O que precisaria, realmente, é cercar as pessoas que depredam os monumentos e os responsáveis pelo seu abandono.

  2. Eu estava olhando essas foto… Essa grade que é somente para proteger durante a manutenção não está muito distante do monumento? Se é algo provisório, para que fazer tão grande e tão longe do monumento?

  3. O MP deveria fazer o mesmo com o calçadao da rua da praia pois peloq eu sei tambem é tombado e considerado patrimonio do municipio e esta em estado de pior abandono que o monumento dos açorianos, alias nao sei se este nao seria o caminho, denunciar para o MP e solicitar providencias.

  4. Que tristeza essa cidade…agora vão por um monte de tapumes e fingir que não existe, dai daqui 5 anos a COCA-COLA “patrocina” o lugar…
    É a boa e velha precarização do público para torná-lo privado!

  5. Tomara que eu esteja errado, mas acho que essa proteção vai ficar como a da Santa Casa…. criar aniversário…..

  6. Acho que a cerca é só para proteger as pessoas, pois o monumento está bem deteriorado e se cair alguma coisa não machuca ninguém.

    O problema alí é corrosão muito grande na base. Cabe lembrar que o monumento está em um lugar de grande circulação de veículos e acaba acumulando muita fuligem, principalmente dos veículos a diesel. Essa fuligem em conato com a água cria ácido carbônico, principalmente.

  7. Espero que a cerca seja somente para o período de restauração.
    E no caso, a depredação não é falta de educação da população, é falta de neurônios dos imbecis que acham bonito destruir a cidade durante a noite.

    • Mas vem cá, eles também não são parte da população?

      • Uma parte ínfima, por isso não acho justo generalizar, pois me sinto ofendido quando chamam de população quem faz esse tipo de coisa. Eu nunca destruí algo público pelo simples prazer da destruição. A falta de educação é só de quem faz esses atos de vandalismo.

  8. Quando se precisa cercar as coisas públicas é que tu percebe a falta de educação da população….

  9. Já imagino uma cerquinha bagaceira como aquela do monumento às vítimas da ditadura no Marinha.

  10. Mais um muro pra os turistas apreciarem…

  11. Este cercamento é temporário?

  12. Lamentável um monumento precisar de cerca.

Faça seu comentário aqui: