Centros de Informação Turística fazem atendimento em francês

CIT no aeroporto incorpora atendimento em francês para o jogo Brasil e França   Foto: Divulgação/PMPA

CIT no aeroporto incorpora atendimento em francês para o jogo Brasil e França Foto: Divulgação/PMPA

Os Centros de Informação Turística (CITs), da Secretaria Municipal de Turismo, instalados no Aeroporto Internacional Salgado Filho e no Centro Histórico, oferecem atendimento em francês a partir desta sexta-feira, 7, por conta da expectativa de fluxo de visitantes franceses para o jogo amistoso entre as seleções de Brasil e França, que acontece no próximo domingo, 9, na Arena do Grêmio. A ação faz parte da operação conjunta realizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre para o evento esportivo.

Três estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-alunas da Aliança Francesa, com fluência no idioma, auxiliam a equipe de sete orientadores turísticos que atendem nos dois CITs na prestação de informações turísticas. Para facilitar a identificação do serviço pelos visitantes, as atendentes utilizam camisetas com a inscrição Besoin d’aide? (“Precisa de ajuda?”).

No CIT do aeroporto, o atendimento em francês está concentrado no entorno do setor de desembarque e acontece nesta sexta-feira e sábado, 8, das 8h30 às 21h30. Já no domingo, 9, o serviço será oferecido das 8h30 às 15h. No CIT Centro Histórico, localizado no térreo do Mercado Público, o atendimento ocorre, nesta sexta-feira e sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nos outros três CITs (Mercado do Bom Fim, Usina do Gasômetro e o localizado na Central Linha Turismo) os visitantes encontram orientadores turísticos capacitados nos idiomas inglês e espanhol. Entre hoje e domingo, 15 orientadores turísticos estarão atuando no atendimento a visitantes nos cinco CITs.

A Secretaria Municipal de Turismo também participa da divulgação da Capital como sede da Copa do Mundo 2014 principalmente junto à imprensa internacional, em ação organizada pela Comunicação Social da prefeitura.

Leia também:

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:TURISMO

Tags:, , , ,

12 respostas

  1. Muitos turistas querem fugir e e cidades maquiadas para turistas, preferindo ver as coisas como são. Infelizmente estamos fazendo muito disso… Arrumando rotas de fuga e não espaços de estar.

    Curtir

    • Não é por que os turistas gostam de visitar favelas que nos temos que preservar as favelas. É bonito pra eles olharem, mas não é bonito pra quem mora lá.

      Curtir

      • Não falo em preservar favelas para os turistas e sim urbanizar as favelas para que tanto os turistas quanto os moradores sintam – se melhor.

        Curtir

  2. Dificilmente alguém virá da França somente para o jogo de PoA, mas muitos turistas franceses visitam o Rio e as Cataratas, e podem perfeitamente esticar até o RS para ver o jogo.

    Diria que talvez tenham esticado até o Prata para ver o jogo em Montevideo e visitar Buenos Aires.

    Curtir

  3. Gostaria que viessem muitos, mas, tirando os jornalistas, deve vir só meia duzia de gatos pingados.

    Curtir

  4. Muito bom! É importante termos uma variedade grande de idiomas. Quem aqui for atendido em seu idioma materno sai com uma impressão muito melhor.

    Curtir

  5. As vezes eu acho que o otimismo é em excesso. Quem em sua sã consciência, acha que virão turistas franceses pra ver um amistoso aqui em Porto Alegre???? Mas enfim, se vierem mesmo, que levem boas impressões da nossa cidade e de nosso estado!

    Curtir

    • Só de jornalista devem ter descido umas 50 vans cheias de franceses ontem no Olímpico. Que mania achar que turista estrangeiro no Brasil é só Rio. Uma volta no Moinhos em qualquer época do ano dá pra ouvir quatro, cinco línguas diferentes se prestar atenção.

      Curtir

    • Sim, vem turistas estrangeiros para Porto Alegre AJ ! Não é só pro Rio e Nordeste que eles vem !

      Curtir

    • Comentário de quem não tem a menor noção mesmo. Por onde tu passou os últimos anos da sua vida meu amigo, trancado numa casa sem TV nem Internet?

      Curtir

    • Acho que Porto Alegre, por ser uma cidade menor, talvez seja menos conhecida. Mas os poucos que vão a Porto Alegre, com certeza tem uma imagem bem diferente daquele Brasil carioca. Eu acredito que o Rio, apesar das belezas, passa uma imagem bastante ruim do Brasil (aliás, tem turistas estrangeiros morrendo nas favelas lá). Já Porto Alegre não. Bem pelo contrário. Turistas, principalmente europeus, devem ter um bom “pré-conceito” de PoA. Talvez pela semelhança na arquitetura ou pela qualidade de vida.

      Digo isso, pois também sou um turista em Porto Alegre. E confesso que a cada vez que visito a cidade, mudo minhas impressões. Cada vez fico mais impressionado. Sempre no bom sentido. Porto Alegre, apesar dos problemas apontados aqui, ainda me parece muito diferente do resto do Brasil. E isso é bom!

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: