Mistério cerca morte de árvores na Av. Osvaldo Aranha

Uma das mais bonitas avenidas de Porto Alegre, adornada com dezenas de Palmeiras da Califórnia e Jacarandás, está cercada de um mistério atestado através das fotos do arquiteto Luiz Pinheiro, divulgadas no seu Facebook esta semana.

Segundo ele, está acontecendo algo muito misterioso na Av. Osvaldo Aranha. Milagrosamente todos os Jacarandás do corredor de ônibus em obras estão mortos ou agonizando. E, no contraponto, todos os Jacarandás do passeio público junto ao Instituto de Educação, estão verdejantes.

Ele fala em duas hipóteses para a situação:

Primeira: foi usado algum tipo de agente químico similar ao Glifosato (mata-mato) para causar esse efeito generalizado apenas no canteiro central.

Segunda : as obras, devido ao cimento, solventes e outras substâncias químicas teriam sido a causa da mortandade.

A seguir, as fotos tiradas pelo arquiteto, em slideshow, comentadas por ele, na legenda:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todas as fotos por Luiz Pinheiro, publicadas sob autorização do autor.

Data das fotos: 7 de junho de 2013.

 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, BRT, Paisagismo

Tags:, , ,

23 respostas

  1. Acompanho a obra pois passo por toda via para trabalhar e notei que não cuidaram
    com os produtos tóxicos nas raízes.

    Curtir

  2. Gente, noticiar esse fato é ótimo, mas associar ao novo corredor é burrice. Olhem no google maps, onde as fotos foram tiradas há mais de um ano: elas já estão totalmente doentes!

    Curtir

  3. Tá circulando pelo facebook mais um álbum de fotos marcadas com “C” na redenção. Alguém tá sabendo o que é isso?

    Curtir

  4. Situação complexa….

    Curtir

  5. Realmente, elas estão mortas há muito tempo. Passo ali todos os dias, e venho reparando nisso. Pelo que me parece elas foram plantadas intercalando com as palmeiras, para reter as folhas secas que caem destas.

    Curtir

  6. A explicação mais simples é que a SMAM simplesmente não tem um programa de conservação e manutenção das árvores da Osvaldo Aranha.
    Abandonadas e passando às vezes semanas sem água (principalmente no escaldante verão porto-alegrense) em uma área espremida entre solos impermeáveis (o corredor de ônibus e a via para carros) vieram a morrer.
    A esperança é que a prefeitura retire as árvores mortas e substitua pelas árvores que fazem parte do programa de compensação previsto na ampliação da Edvaldo Pereira Paiva.

    Curtir

  7. A Juliana está certa: essas árvores morreram há muito tempo, seja em razão de incompatibilidade com os jacarandás, seja pelo abandono às ervas de passarinho. Não há relação com as obras.

    Curtir

  8. Já tinha notado isso muito antes das obras do corredor.

    Curtir

    • Ou seja, elas foram envenenadas antes do início da obra?
      Ou vc acha q elas cometeram suicídio em massa?

      Curtir

      • Leonardo Alberto estas procurando coisas onde não tem. Tu já ouvistes falar na Erva de Passarinho? Este é um assunto no qual terás muito o que falar e fotografar, se quiseres eu te dou o Mapa desta praga….
        Mais uma vez eu digo, os Jacarandás não foram envenenados porque estão neste estado há muito tempo. A SMAM não tem pessoal suficiente para cuidar das árvore. Por toda a Redenção existem muitas árvores que necessitam de cuidados e nada é feito. Pior existe uma administração dentro do Parque que não faz nada à respeito.
        Porto Alegre esta abandonado, não existe Manutenção, Fiscalização muito menos Punição. O que fazer? Rezar…

        Curtir

  9. ATENÇÃO! GENTE! ATENÇÃO! LEIAM POR FAVOR Estas árvores já estão mortas há muito tempo. Eu sei, porque sempre estou atenta as árvores dos meus percursos, talvez tenham morrido pelas proximidade do corredor de ônibus ou por outro motivo qualquer mas COM CERTEZA NÃO FOI POR CAUSA DAS OBRAS DO CORREDOR.
    Um belo dia alguém sem conhecimento do local resolveu conferir o Corredor da Oswaldo Aranha e se deparou com os Jacarandás mortos (já há muito tempo) e resolveu levantar esta polêmica.
    No início das obras deste corredor eu denunciei várias irregularidades à respeito dos novos Jacarandás que haviam sido plantados em locais onde ainda não havia e as pequenas árvores foram utilizadas pelos trabalhadores como suporte de uma malha de plástico que separava as obras das vias da Oswaldo e em outras partes pregadas nas Palmeiras. A SMAM devido à minha denúncia foi lá e pôs ordem no campinho…
    Como podem ver estou sempre atenta, só não faço mais porque faço só, porém NOS MEUS DOMÍNIOS EU SEI O QUE ACONTECE.
    Quando ando por outros lugares em Porto Alegre e que não são muito conhecidos por mim e vejo irregularidades, anoto e ao chegar em casa ligo para o 156, Santo Remédio.
    Eu sei do que falo.
    OUTRA INFORMAÇÃO: Li certa vez eu os Jacarandás não devem ser plantados intercalados com outras árvores pois isso dificulta seu crescimento. Procurei o artigo mas não encontrei, que posso fazer….

    Curtir

    • Juliana, o fato delas terem morrido antes das obras do corredor começarem não exclui a hipótese numero um divulgada pelo blog.

      Seria interessante saber que fenomeno provocou a morte delas.
      E quanto plantar Jacarandas intercalados com outras arovres, eu não entendi, no passado quando tudo era floresta os Jacarandas não ficavam misturados com as outras arvores?

      Curtir

      • Leonardo Alberto estes Jacarandás estão mortos há muito tempo, eles não foram envenenados, não existe motivo para isso, se observares toda a Oswaldo Aranha verás que em outros pontos existem Jacarandás vivos e que eles estão em situação precária. Estes Jacarandás por algum motivo não se desenvolveram como deviam e apresentam um aspecto de doentes. Estes Jacarandás foram plantados ali há muito, muito tempo, estão definhando também há muito tempo….
        Dissestes tudo na Floresta os Jacarandás estão no seu habitat e nascem ao sabor da Natureza o que é diferente. Quando plantados intercalados eles se bifurcam demais e não crescem e a madeira então não serve para nada….

        Curtir

  10. Mas se estão tirando as palmeiras, é uma baita sacanagem. Elas demoraram muito pra crescer e tenho quase certeza que não serão repostas. Antes de função ambiental, elas exercem um papel importantíssimo pra identidade estética de Porto Alegre. Já andaram tirando algumas na Pe. Cacique também.

    Curtir

  11. Eles estão mortos há bem mais tempo, muito antes das obras. E as árvores nas calçadas (pelo menos as que ele tirou foto) me parecem canafístulas, que são mais resistentes, e não jacarandás. Se for olhar os Jacarandás do Bom Fim, por exemplo, vai ver que estão todos meio mortos, vítimas de podas exageradas e todo o tipo de descuido.

    Curtir

  12. É a mesma visão de cidade impressa em todas outras obras, não sei qual a surpresa. Fora o fato de estarem melhorando a pista de ônibus ali em vez de fazer um viaduto ou pista para carros.

    Imagino que fizeram de qualquer jeito e mataram as raízes, mas estranho não ter afetado as palmeiras.. (ufa)

    Curtir

  13. Pois é quero ver no verão. Ah lembrei, o calor insuportável no verão será amenizado indo para o litoral se SC.

    Curtir

  14. Esta acontecendo apenas junto ao novo corredor? Se assim for a culpa é do corredor. O fato de não afetar os outros é a distância.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: