Morro Santa Teresa pode virar Área de Interesse Ambiental

Vereadora Sofia Cavedon. Foto: Elson Sempé Pedroso

Vereadora Sofia Cavedon. Foto: Elson Sempé Pedroso

Entrou em Discussão Preliminar de Pauta, na sessão ordinária desta segunda-feira (10/6), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que Institui Área Especial de Interesse Ambiental sobre área do Morro Santa Teresa, com identificação de Área de Proteção do Ambiente Natural, de Área de Interesse Cultural, bem como institui Área Especial de Interesse Social.

A proposta, encaminhada pela vereadora Sofia Cavedon (PT), versa sobre a necessidade de preservação da área, a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA), e garante que o espaço deverá ser considerado um bem de domínio público.

De acordo com o projeto, deverão ser realizadas as seguintes ações: “a implantação de equipamentos comunitários e públicos de saúde, de assistência social, de educação, de esporte e lazer e de cultura; a promoção da qualificação urbana por meio da implantação das redes de infraestrutura básica e da qualificação dos espaços públicos; e a fiscalização efetiva e permanente das áreas de proteção ambiental e do patrimônio cultural”.

Na justificativa do projeto, Sofia argumenta que ele “vem suprir a responsabilidade do ente municipal com a identificação da área nos parâmetros do Plano Diretor da cidade, caracterizando-a como Área de Proteção do Ambiente Natural, com identificação de necessidade de recuperação do solo e de recuperação paisagística, estabelecendo as Áreas de Interesse Social a fim de viabilizar a regularização fundiária e urbanização das comunidades ali estabelecidas e a preservação dos bens culturais e ambiências ali existentes”.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Câmara Municipal



Categorias:Meio Ambiente, Morro Santa Teresa, Morros da Cidade

Tags:,

24 respostas

  1. Não dá mais para aguentar o que esta acontecendo em Porto Alegre. Nada é feito para melhorar a cidade. Eu não consigo entender estes políticos, eles não andam pela cidade, não veem que tudo esta em decadência, uma cidade suja sem atrativos e eles lá sentados nos seus gabinetes recebendo todos os meses o dinheiro que nos pagamos para que eles não façam nada….. que n.oj.o, que n.oj.o, que n.oj.o…

    Curtir

    • Não adianta, Juliana. Nem com a chence do século _ a Copa – Porto Alegre não tomou jeito.

      É, parece que as cidades vivem ciclos. E Porto Alegre está profundamente mergulhada no seu ciclo de DECADÊNCIA. Não decadência econômica, mas sim decadência de sua mentalidade, que está cada vez mais anacrônica, atrasada, radical, medíocre, provinciana, esquerdóide, xiita, pequena, tapada.

      Curtir

  2. Cada vez que vejo como tá ficando o morro da polícia, o morro Santana e agora o Santa Teresa (ainda mais com esse projeto de lei) o meu medo de termos favelas “Rio Style” tá cada vez maior….

    Curtir

  3. Sou a favor da preservação dos morros da capital, mas sou principalmente contra a hipocrisia. Se esses morros podem ser ocupados irregularmente por vilas e favelas, por que então não podem ser urbanizados? Infelizmente tentativas de transformar essas áreas em regiões de interesse “público” significa regularizar as invasões…

    Curtir

  4. Já foi feito um concurso acadêmico de urbanização do morro alguns anos atrás.

    Houveram participantes do mundo inteiro com projetos bem interessantes. A proposta de reurbanização do morro é muito interessante, desde que seja bem pensada e não com o padrão de reurbanização deficiente que existe hoje em Porto Alegre.

    Vale a pena dar uma conferida; os projetos premiados podem ser visualizados no link abaixo:

    http://www.ifhp2010portoalegre.com.br/portugues/index.php?p=premiados

    Curtir

  5. O projeto diz:

    “a implantação de equipamentos comunitários e públicos de saúde, de assistência social, de educação, de esporte e lazer e de cultura”

    Um Centro de Eventos é um equipamento comunitário e entra como cultura.

    Não ententi o motivo do alarde

    Curtir

  6. Vai viajar Sofia, te apega as favelas do Rio; Te apaixona nesse dia dos namorados. Faz um projeto lei para ajudar os professores,não é só ficar pedindo voto e não fazer nada por eles.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: