Porto Alegre: a cidade que perdeu todas as oportunidades de alavancar seu turismo até a Copa

Copa 2014

Sede: Porto Alegre

4 jogos da primeira fase e mais 1 jogo das oitavas-de-final.

Projeto do Bonde Histórico se arrasta há anos.

Projeto do Bonde Histórico se arrasta há anos.

Dizem que por sediar alguns jogos da Copa 2014, 5 no total, Porto Alegre não teria nenhum lucro, não valeria tanto, pois seriam apenas uns 15 dias com meia dúzia de turistas de outros países.

Vejamos isto com outra ótica: sabe-se que a Copa será no Brasil há mais ou menos 6 anos. As principais cidades do país se preparam de todas as maneiras para serem bem-vistas e aproveitar para ter um aumento do fluxo de turistas.

Pois no caso de Porto Alegre e as outras 11 cidades-sede elas vão ser vistas nas TVs de mais de 2 bilhões de espectadores em todo o planeta. A cidade vai aparecer, vai virar uma vitrine viva do que o turismo oferece por aqui. Pois aí eu digo: perdemos todas as oportunidades para que a cidade fosse muito bem vista e alavancasse significativamente o seu fluxo turístico.

Todas as obras vão atrasar!

Não tenho dúvida disso.

As únicas obras que serão concluídas, e serão funcionais serão o Estádio Beira-Rio e o Aeromóvel ligando a estação do Trensurb ao Aeroporto.

Estas estações do BRT ficarão prontas a tempo?

Estas estações do BRT ficarão prontas a tempo? Imagem: Divulgação/PMPA

No mais, não teremos o BRT de verdade, não teremos estações modernas nas linhas do BRT, o BRT não funcionará como deveria pelo fato de os corredores não serem exclusivos, o aeroporto já saturado não terá sua ampliação e, sim, obras ao seu lado, nenhum ícone arquitetônico será construído, a orla continuará a mesma, sem opção de curtir a sua beleza com conforto, as obras dos viadutos e passagens de nível da Terceira Perimetral estarão ainda se desenvolvendo, o projeto do bonde histórico que se arrasta há anos, e por aí segue o caos.

Quem, em seu estado normal de consciência, virá a Porto Alegre ou a indicará para visitação estando aqui em junho/2014?

NINGUÉM!

Revitalização do Cais Mauá. Obras começariam nesta segunda, dia 10 de junho. E aí?

Revitalização do Cais Mauá. Obras começariam nesta segunda, dia 10 de junho. E aí?

Vão vir pra visitar o Margs? O Museu de Porto Alegre? o Iberê Camargo? Andar de bicicleta na orla toda cheia de lixo? Visitar os shopping centers que são iguais a qualquer outra metrópole? Ver umas casinhas de madeira com uns caras de camisa branca e lenço vermelho assando carne na rua? E ainda tudo enfumaçado?

Nem praças floridas nós temos!

E o projeto de revitalização do Cais Mauá, que poderia ser um diferencial muito positivo para a cidade? Sorte nossa se um dia sair.

Esta é a grande importância de um evento da magnitude de uma Copa do Mundo de Futebol. Não são os seus 15 dias de jogos. São as dezenas de milhares de visitantes que viriam nos anos seguintes da Copa! São as emissoras de TV do mundo inteiro a nos evidenciar.

E a cidade não aproveitou esta única oportunidade, talvez no milênio, de se mostrar como uma cidade bonita e bem cuidada, com pontos diferenciados para atrair.

Porto Alegre: uma cidade bonita, mas sem aproveitamento do seu potencial. Foto: Gerson Ibias

Porto Alegre: uma cidade bonita, mas sem aproveitamento do seu potencial. Foto: Gerson Ibias

Então, continuaremos com nosso destino de sempre, uma cidade de médio porte com certa vocação para atrair eventos de média importância. E olhe lá.

Gilberto Simon



Categorias:COPA 2014, TURISMO

Tags:,

43 respostas

  1. Ficam elogiando tanto Curitiba mas esquecem que as obras de mobilidade lá estão tão ou mais atrasadas do que em Porto Alegre.

    Curitiba está caindo no jeitinho brasileiro de ser. Uma pena.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/06/um-ano-para-copa-curitiba-tem-sinal-de-alerta-em-obras-de-mobilidade.html

    Capital paranaense tem 12 obras previstas e todas estão atrasadas, com risco de não ficarem prontas. Arena da Baixada caminha para conclusão

    Curtir

  2. Eu sou um cético quanto obras públicas, tanto em Porto Alegre como no RS. Tudo é feito para que fiquem no muito discurso, reuniões de políticos inaugurando pedras e depois a coisa se arrasta até não ser realizada no caso da troca de governo. Não sei se é causado pela incompetência dos cargos técnicos, ou é uma forma de enrolar os eleitores, pois não tem dinheiro para isto, só para pagar os CCs da hora!

    Curtir

  3. Se fosse possível isso, Porto Alegre deveria vender o Guaiba e seus morros para Curitiba.

    Transplantados para lá, seriam lindos, e todo mundo poderia desfrutá-los, VIVÊ-LOS.

    ______________________________________________

    Curtir

  4. Se Curitiba fosse aqui, seria uma das cidades mais bonitas do mundo !
    E teria um turismo poderoso !

    Tenho NOJO da mentalidade portoalegrense.

    Curtir

  5. Olha, o atraso é o de menos.

    1- O novíssimo corredor de ônibus da Pe Cacique começa de baixo do novo viaduto e termina na José de Alencar. Bom exercício de inutilidade. ao terminar antes do centro. Vamos ver se vai sair algum dia as paradas do “tipo BRT”
    2- As obras da orla, até agora, foram uma avenida de 6 pistas cortando o que devia ser nosso cartão postal maior.

    Sério, acho que a gente devia doar a cidade para um povo que saiba explorar suas belezas naturais.

    Curtir

    • “Sério, acho que a gente devia doar a cidade para um povo que saiba explorar suas belezas naturais”. Exatamente, mas de uma forma urbanisticamente ordenada e não cultivar matagal por matagal (caso da orla do Guaíba), juntando lixo sob o falso pretexto de proteger a natureza. Até por que somos uma cidade e não um Parque Nacional de Proteção Ambiental.

      Curtir

    • Interessante essa sobre o corredor da Padre Cacique, moro em frente e hoje pela manhã comentei exatamente isso com meu vizinho, vai parecer uma dessas ciclovias, começa e termina sem sentido algum, o corredor deveria ir pelo menos até o Açorianos, mas não, preferem manter o “paralelepípedo sabão” da Borges.

      Curtir

      • E daí tu pensa que nem sinal das paradas… bobear o povo vai ter que fazer a baldeação sem ganhar uma única vantagem dos BRT’s de verdade.

        Curtir

Trackbacks

  1. Porto Alegre: a cidade que perdeu todas as oportunidades de alavancar seu turismo até a Copa | Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: