Porto Alegre a um ano da Copa do Mundo

Maquete virtual do viaduto da avenida Júlio de Castilhos   Foto: Divulgação/PMPA

Maquete virtual do viaduto da avenida Júlio de Castilhos Foto: Divulgação/PMPA

A um ano da abertura da Copa do Mundo, Porto Alegre já começa a vislumbrar a nova face de uma cidade que prepara o futuro com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. As 14 frentes de trabalho em andamento tomam forma e, logo, os canteiros de obras serão substituídos por avenidas duplicadas e com tratamento paisagístico, estações de ônibus modernas, novos viadutos e passagens de nível que darão maior mobilidade urbana.

As intervenções em vias públicas, que hoje alteram a rotina da população, vão dar novo impulso econômico à cidade, modificar a paisagem e tornar a cidade ainda mais moderna. Gargalos históricos nos eixos viários da capital gaúcha serão enfrentados com equipamentos e tecnologia moderna, que trarão benefícios de longo prazo, ultrapassando o período de realização dos jogos e eventos do campeonato mundial.

O transporte público, por exemplo, será mais rápido e oferecerá mais segurança e conforto. Além disso, estão em estágio avançado outros investimentos que não fazem parte da Matriz de Responsabilidade da Copa, mas integram os compromissos da administração municipal para melhorar a qualidade de vida da população. É o caso da reforma e ampliação do Hospital de Pronto Socorro, a conclusão do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), a ampliação da rede de ciclovias e os projetos de revitalização da orla do Guaíba e do Cais Mauá.

Acompanhe como está a situação das obras da Matriz de Responsabilidade para Copa de 2014:

DUPLICAÇÃO DA AVENIDA TRONCO

R$ 156 MILHÕES

Os trechos 3 e 4 recebem pavimento para o corredor BRT. Os trechos 1 e 2 (da Gastão Mazeron até a Rótula do Papa e dali à Terceira Perimetral) estão em obras. Término: maio de 2014.

DUPLICAÇÃO DA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA

R$ 95,3 MILHÕES

As obras no trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos estão em andamento, com a colocação dos blocos de concreto do pavimento entre as ruas Conceição e Ernesto Alves. O trecho 2, compreendido entre a rua Ramiro Barcelos e a avenida Sertório, está com a licitação concluída. O início da obra está previsto para junho de 2013. Previsão de término: maio de 2014.

PROLONGAMENTO DA AVENIDA SEVERO DULLIUS

R$ 83 MILHÕES

Início do prolongamento reprogramado para o mês de junho de 2013, com o estabelecimento de duas frentes de obra. A prefeitura alterou o projeto, e a Licença Ambiental está em fase final. Conclusão: maio de 2014.

VIADUTO DA JÚLIO DE CASTILHOS E ESTAÇÃO BRT

R$ 31,5 MILHÕES

Viaduto da Júlio de Castilhos em obras. Conforme a programação, a avenida Júlio de Castilhos teve mais faixas bloqueadas para viabilizar a execução das fundações do viaduto. Na Estação BRT, o Edital de Licitação será republicado em junho de 2013. Conclusão: maio de 2014.

AVENIDAS BEIRA-RIO E PADRE CACIQUE

R$ 119,2 MILHÕES

Os trechos 1 e 2 da avenida Beira-Rio (entre o velódromo e a Rótula das Cuias) estão concluídos; a obra da segunda ponte sobre o Arroio Dilúvio está quase concluída; o trecho 3 da avenida Beira-Rio (entre o velódromo e a Pinheiro Borda) está em fase final de conclusão; o trecho 4 da avenida Beira-Rio (entre a Rótula das Cuias e a Usina do Gasômetro) está em obras; o Corredor de Ônibus da Padre Cacique está em obras. Conclusão: maio de 2014.

SISTEMA DE ÔNIBUS RÁPIDOS (BRT)

R$ 246,7 MILHÕES

A substituição de pavimentos está em pleno desenvolvimento nos três corredores BRT (Bento Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa). Conclusão: setembro de 2013.

OBRAS DA TERCEIRA PERIMETRAL

R$ 194,1 MILHÕES

Trincheira da Anita Garibaldi com obra em pleno andamento; Trincheira da Ceará com obra em pleno andamento; Viaduto da Bento Gonçalves com obra em pleno andamento; Trincheira da Cristóvão Colombo – Empreiteira responsável pela obra e EPTC concluíram plano de desvio de tráfego; Trincheira da Plínio Brasil Milano: liberada a ordem de início da obra (vem sendo realizada a sondagem do solo, e o plano de desvio do trânsito está em fase final). Conclusão: maio de 2014.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014, Obras da Copa 2014

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12 respostas

  1. Que milagre, um reder de proganda da cidade bem realista, com o Guaiba cor de CHOCOLATE !

    Hahaha !

  2. Acho que tão importante quanto o andamento das obras é sua real importância e eficiência no que se propõe.

    • Por exemplo nosso BRT meia-boca. Melhor que atrasasse e fosse bem-feito e deixasse um legado para a cidade do que feito do qualquer jeito para dizer que fez. Se bem que pelo visto não teremos nem um nem outro.

      • Pior que vai atrasar e mesmo assim vai ser feito de qualquer jeito.

        Já tá assim no projeto! só por milagre pra melhorarem….

      • Ate agora nao vi nada de diferente no brt, as paradas ja tknham concreto que alias ja estavam rachando com menos de um ao de uso, o que vai acontecer nos corredores se nao trocarem os onibus por onibus mais modernos, no mais nao vejo nada novo, as paradas pelo jeito vao ser caixotes prefabricados, conteiners que em pouco tempo vao estar sujos e cobertos de cartazes rasgados como todas as outras, como sempre nunca se tem manutençao.
        Os onibus acho que continuarao os mesmos e permanece a rodoviaria a ceu aberto do centro na salgado filho, etc, poluindo e enchendo predios historicos de fuligem.
        Enquanto nao tirarem a circulaçao de onibus do centro nao vai ter jeito, nao é a toa que a parte mais degradada do centro é justamente o quadrado que vai da borges ate a rodoviaria e da salgado filho ate a maua, ou seja, onde chegam e circulam onibus.

  3. Que coisa ridícula, as pessoas fazem perguntas e são negativadas.

  4. Eu passo todo dia ali pelo futuro viaduto que vai ligar a Júlio de Castilhos à Castelo Branco e tenho percebido que as obras deram uma diminuída enorme nas últimas 2 semanas. No sentido da Free-way ao centro elas estão paradas mesmo. Será que tem alguma coisa a ver com a questão da Areia?

  5. hahah comunicação oficial da prefeitura… lindos renders… quero morar na renderland.

  6. Se formos analisar uns dados, do tipo, país que vivemos e prazos, dificilmente isso será cumprido, reparem na data programada: MAIO, e a copa começa em JUNHO, ou seja, não pode ter atrasos, e como no inverno temos chuvas e com isso, creio que atrase, como vai ser? Xiii!!!!!

    • As obras da Terceira Perimetral nos cruzamentos da Cristóvão Colombo e da Plínio ainda não iniciaram e de acordo com o cronograma ficam prontas em maio. Também acho um prazo muito curto, sem margem nenhum à falta de mão-de-obra, greve, etc..

  7. Aguardem um artigo meu sobre este assunto mas com outro enfoque bem diferente.

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