Veículo tem capacidade para 150 pessoas e liga a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal principal do Salgado Filho
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) espera que o Aeromóvel, que vai ligar a Estação Aeroporto ao terminal principal do Salgado Filho, na zona Norte da Capital, entra em operação em agosto. “Talvez neste momento a operação seja feita parcialmente nos horários de maior demanda”, afirmou o presidente da Trensurb, Humberto Kasper.
Uma viagem experimental foi realizada nesta quinta-feira. O trajeto de 814 metros é percorrido em menos de dois minutos. O veículo tem capacidade para 150 pessoas. A estimativa é transportar cerca de 7,7 mil passageiros por dia.
O investimento total do Aeromóvel nesta fase foi de R$ 37,8 milhões. A construção está na reta final. Do total, 97% já foi concluído. Para junho, os trabalhos previstos compreendem a instalação dos vidros das portas automáticas, testes de automação, ajustes elétricos e testes do funcionamento do veículo com carga para ajustes de estabilidade, aceleração e frenagem.
O presidente da Aeromóvel Brasil, Oscar Coester, explicou o funcionamento do sistema. “A lógica do Aeromóvel é a mesma do barco à vela, mas de cabeça para baixo”, disse. “A vantagem é que o peso do veículo é bem menor, gerando uma grande economia”, ponderou.
Avaliado projeto para instalar aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre
Kasper informou ainda que estudos preliminares são realizados para viabilizar o prolongamento do Aeromóvel até o bairro Humaitá. Além disso, o dirigente da Trensurb lembrou também que está em andamento um estudo de viabilidade para ligar o Centro da Capital à zona Sul via Aeromóvel.
Na região Metropolitana, a ideia também rende frutos. A Prefeitura de Canoas encaminhou proposta via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para construção de uma linha ligando os bairros Mathias Velho e Guajuviras.
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Vídeos mostram viagem inaugural do Aeromóvel
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) realizou nesta quinta-feira uma viagem experimental no Aeromóvel, que vai ligar a Estação Aeroporto ao terminal principal do Salgado Filho, na zona Norte da Capital. O teste foi aberto exclusivamente à imprensa.
A expectativa é que o equipamento entre em operação entre o final de julho e o começo de agosto. Com tecnologia totalmente nacional e exclusiva da Aeromovel Brasil S.A., de São Leopoldo, o vagão com capacidade de 150 passageiros é movido por propulsão do ar ao longo de um trajeto de 814 metros entre as estações. A viagem é feita com uma rapidez de cerca de 90 segundos. A estimativa da empresa é transportar em torno de 7,7 mil passageiros por dia.
Veja imagens do percurso do Aeromóvel e do interior do veículo:
Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho
Merece um acompanhamento mais de perto do Tribunal de Contas da Uniao o fato do tamanho da obra contratada e licitada ser de 998m, e agora falam em um trajeto a ser entregue de 814 metros, sendo que o valor inicial do contrato ja foi aditivado em
praticamente o limite da lei, ou seja, 25%.
Cabe a pergunta: Quem mediu o trajeto inicial?
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Quando usei o CTB como referência, era evidente que não queria que o mesmo já previsse as mazelas do transporte por via pneumática. Mas as pessoas inteligentes, perceberam a realidade, é que para tentar ainda viabilizar energeticamente o aeromovel, conceitos e equipamentos básicos de segurança são desprezados, deixando riscos semelhantes ao que outros tipos de transporte provocam sem proteção. Qual a solução para uma eventual parada do carro em meio a linha? Um carro lotado com 150 passageiros tranca sobre a BR116, quem vai retirar os passageiros? Os bombeiros? Ou a mecânica do aeromovel é perfeita, e nunca estragará?
Todos já viram que o carro para 150 pessoas ( das quais somente 15% sentadas), pesa quase tanto quanto veículos de outros meios de transporte, mesmo antes de ter todos os acessórios e equipamentos instalados, porém com um agravante – a eficiência da conversão de energia no aeromovel é a mais baixa. Mas para que ele seja comparável, ainda faltam muitos equipamentos e seguranças, que os outros tipos de transporte já possuem. O conforto e a segurança dos passageiros é sacrificado para tentar justificar o menor transporte de peso morto.
Não temos nas empresas do Sr. Koester nenhuma expertise no ramo de transportes coletivos – ele mesmo foi um mecânico da falida Varig e suas empresas produzem alguns equipamentos para navegação em navios, quase todos com tecnologia estrangeira. Nunca produziram sequer um carrinho de mão.
As informações que por vezes são divulgadas sobre o aeromóvel de Jacarta, nunca foram auditadas, e seu conteúdo muitas vezes é claramente contestável e inverídico. Sem falar que a Indonésia é um país de 4º mundo, e mesmo assim, não quis fazer outras linhas do aeromovel. Deixa clara a insatisfação e a não viabilidade da idéia.
A demora, e as constantes prorrogações do início do funcionamento, o aditivo nos contratos, trazem à tona o amadorismo da obra, que para atender padrões mínimos de qualidade e segurança, ainda está muito longe de ser uma realidade, está mais para um sonho que não vai acontecer em agosto.
Com relação à poluição, é certo que haverá menos emissão de partículas. Mas e o efeito dos ventiladores, levantando poeira o dia inteiro, será tão desprezível? Não podemos esquecer que será utilizada a forma mais nobre de energia, a elétrica, e que para gerá-la, são necessárias usinas, que também provocam poluição e danos ao meio-ambiente. E, usá-la em um equipamento de baixa eficiência, também não é tão sustentável assim.
Muitas vezes é citado por pessoas ingênuas, um tal lobby da ATP, que estaria contra o aeromóvel. Parece que o mundo é dominado pela ATP, e que não há outros empresários dispostos a investir numa idéia fantástica. Se fosse tão boa, e tão eficiente, como tentam fazer crer, já estaria em uso em todo o mundo, desde o século 19, quando o princípio do transporte pneumático foi usado, testado e abandonado.
AGOSTO ESTÁ CHEGANDO…
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Caro Vitor.
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Pulas de um lado para o outro, primeiro utilizas o CTB. Quando vês que não se aplica pula para outro caso.
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Quanto a parada de um aeromóvel é o mesmo que ocorre quando para um metrô, com a desvantagem que as pessoas que sofrem de claustrofobia tem que ficar esperando. Tu achas que quando falta energia num metrô sai todo mundo caminhando pelos trilhos?
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Agora parece que não entendeste como funciona os compressores do aeromóvel, não são ventiladores que ficam fazendo vento por aí e levantando poeira, podias criticar melhor.
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Outra coisa, energia elétrica é um das energias mais utilizadas em transporte de trens, inclusive não sei se é de teu conhecimento, mas as locomotivas são Diesel-elétricas.
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