Porto Alegre inova no país com programa de Turismo Criativo

Secretário destacou os ganhos de visibilidade da Capital com o novo segmento  Foto: Samuel Maciel/PMPA

Secretário destacou os ganhos de visibilidade da Capital com o novo segmento Foto: Samuel Maciel/PMPA

Idealizado na Europa no início dos anos 2000, o Turismo Criativo desembarca no Brasil e países sul-americanos, mais precisamente na Capital gaúcha, que lançou nesta quinta-feira, 13, o programa Porto Alegre Turismo Criativo, iniciativa pioneira no continente. O novo segmento oferece aos turistas experiências de aprendizagem e de desenvolvimento de seu potencial criativo por meio da oferta de cursos, oficinas e outras atividades que permitam ao visitante interagir emocional e socialmente com o ambiente e suas singularidades, ter espaços de integração autêntica com os moradores e com o dia a dia da cidade para que ele próprio sinta o lugar como um cidadão.

O programa Porto Alegre Turismo Criativo dá a largada com uma lista significativa de parceiros atraídos pelo movimento que já é denominado, no mundo, como a “nova geração do Turismo”. São artistas plásticos e visuais, artesãos, dançarinos tradicionalistas de Centros de Tradições Gaúchas (CTG), produtores e instituições culturais que passam a estruturar sua oferta de atividades adequadas ao perfil do turista criativo e, ao mesmo tempo, a ampliar a cadeia produtiva do Turismo na Capital gaúcha.

Portal – Assim como é possível ao turista aprender a fazer croissant em oficinas oferecidas em Paris e a descobrir os passos da rumba em aulas de dança em Barcelona, em Porto Alegre ele terá a oportunidade de fazer uma imersão na cultural local aprendendo a preparar churrasco, pratos campeiros e chimarrão, a desvendar a técnica da chula e a dançar fandango, a trocar experiências sobre pintura e arte urbana com artistas locais, entre tantas outras atividades singulares e autênticas.

Na apresentação das bases do programa, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, ressaltou que com a Copa de 2014 cresce a importância de dar visibilidade a Porto Alegre e despertar a percepção dos mercados emissores sobre a diversidade cultural e as singularidades da capital mais ao Sul do Brasil. “Com o novo segmento queremos posicionar a cidade como um produto diferente e competitivo no Brasil, como um destino cultural e criativo”, destacou.

Moraes afirmou que dentro de um mês deverá estar no ao o portal http://www.portoalegrecriativa.info com a oferta de Porto Alegre no Turismo Criativo. “Ao setor público cabe estruturar, organizar e fomentar as novas atividades turísticas e, a partir do lançamento da plataforma, a relação dos turistas será diretamente com os promotores das oficinas”, explicou. Ao final da apresentação Moraes antecipou a realização, de 22 a 23 de outubro deste ano, da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, que colocará o tema em debate e trará à Capital gaúcha palestrantes nacionais e internacionais de referência em Turismo Criativo.

O lançamento, que teve a presença de artistas, artesãos, instituições e entidades parceiras, além de representantes do trade turístico, foi encerrado com uma demonstração de algumas das oficinas que serão oferecidas aos turistas. Cesar Tomasini, diretor artístico do CTG Estância da Azenha, coordenou uma oficina de fandango. “Esta iniciativa abre uma nova janela para a difusão da cultura tradicionalista gaúcha porque vai permitir que ela seja compreendida através da interação com os visitantes”, avalia o tradicionalista.

O artista Hilton D’Avila, o Rango, que prepara oficinas de origamis arquitetônicos dos atrativos turísticos de Porto Alegre, acredita que esta é uma nova visão do Turismo que vai propagar e dinamizar economicamente novos segmentos culturais da cidade. “Vai ser gratificante”, resume.

Na estruturação do Porto Alegre Turismo Criativo, a Secretaria de Turismo teve a parceria da Creative Tourism Network, rede de Barcelona à qual estão associados destinos de Turismo Criativo no mundo, e das secretarias municipais de Cultura, Governança, Inovapoa e Indústria e Comércio.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:TURISMO

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2 respostas

  1. São várias coisas que são importantes… e essas que vc cita são importantes também (principalmente para os moradores, não para os turistas)…. mas trazer novos conceitos de turismo é _também_ importante, isso estimula novos projetos aqui, Note que vc fala mais de lazer, lugares para ver paisagens, ou seja, o turismo tradicional… tudo bem, é importante…mas aqui se trata de formas diferentes de turismo onde a paisagem para o turista ver nem é tão importante, mas sim conhecer uma cultura diferente, conhecer os moradores da cidade… ter uma experiência de vida real, mais do que ser mais um um espectador. passivo….

    Ir a Paris e tirar foto do lado da torre Eiffel é legal … mas muito superficial tb …ir a paris e ter uma experiência da cultura parisiense, conhecer pessoas, fazer contatos, pode ser muito mais importante do que meramente ficar mostrando fotos de monumentos internacionais, só para dizer eu estive ali… Turistas internacionais que ja foram nas florestas africanas, ou nas ilhas do mar índico talvez até nem deem tanta importância a ver o por do sol do Guaíba… mas podem ter mais interesse na nossa cultura gaúcha, na nossa gastronomia, ou seja, a paisagem humana de Poa… é disso que se trata a iniciativa.

  2. Bla bla bla bla bla bla

    Vamos finalmente ter um lugar pra ver o por do sol ?

    Valos ter uma orla decente ?
    Em com lazer, pra poder ficar nela de manha, de tarde e de noite?

    Valos ter algum mirante ?

    Vamos ter um Cais Maua grandioso ?

    Vamos ter alguma nova atracao verdadeira na cidade ?

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