Após mais de dois anos de negociação, revitalização do Cais Mauá é autorizada!

Obra começará pelos armazéns e deve ser concluída até a Copa de 2014

Foto: Gilberto Simon

Finalmente vai começar! Foto: Gilberto Simon

Após dois anos e meio de negociação envolvendo a prefeitura de Porto Alegre, o governo do Estado, a União e a iniciativa privada, a revitalização do Cais Mauá, na Capital, está autorizada. Em um ato simbólico nesta segunda-feira, o prefeito José Fortunati e o governador do Estado, Tarso Genro, fizeram a entrega das licenças exigidas para as obras à empresa Porto Cais Mauá do Brasil SA, responsável pelo empreendimento.

Os trabalhos de revitalização começarão pelo restauro dos nove armazéns tombados pelo patrimônio histórico municipal. “O governo do Estado é responsável pela obra que permite olharmos o melhor pôr do sol do mundo”, salientou Fortunati na cerimônia realizada no pórtico do Cais.

A autorização permite o início imediato das obras, que devem durar nove meses. O pórtico e os armazéns A e B estão em fase final de aprovação pelo patrimônio histórico federal, que responde pelo tombamento das estruturas.

Conforme o governo do Estado, a revitalização do Cais Mauá deve receber investimentos entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões, gerando cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. A obra deve ser totalmente concluída até a Copa do Mundo de 2014. “Ganha o Rio Grande do Sul, ganha Porto Alegre, ganha a cidadania gaúcha e também ganha o nosso País”, disse Tarso na cerimônia no pórtico do Cais.

O projeto de revitalização compreende um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro. Prevê a recuperação dos armazéns destinados a gastronomia, lazer, entretenimento e cultura, bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais, a construção de três prédios comerciais e um shopping center.

 Correio do Povo



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:,

15 respostas

  1. Alguem tem alguma informação de bastidores sobre que bares/restaurantes teremos no Cais??

    Sei q havia a intenção de um Dado Bier e um espaço da Vonpar, mas só isso não é suficiente, obviamente… Teremos alguma rede mundialmente conhecida operando, como Hooters, Starbucks ou Hard Rock Cafe?

  2. Na terra do atraso, so vou comemorar depois de pronto.

  3. Mais seis semanas de espera…

  4. Mas falando sério: vai estar pronto para a copa só a reforma dos aramzéns né?

  5. “melhor pôr do sol do mundo” haha

    • Não sei por que eles insistem neste slogan antigo e sem sentido!

      • Por que ele é bom, faz as pessoas quererem visitar Porto Alegre. Ser contra ele (e similares) é ser contra a boa divulgação da nossa cidade.

        • O que vai fazer as pessoas virem vai ser o cais pronto. Boa divulgação é ter algo bom pra oferecer ao turista, o que não temos.

        • Por do sol é igual em qualquer lugar do mundo, o diferencial é o lugar para apreciar ele…

          E isso nós não temos…

      • Curitiba vive propagando slogans que, para quem vive aqui, não faz sentido. Cidade mais arborizada, mais limpa, mais organizada, europa brasileira e por aí vai.

        Turistas até acham bonitinho, mas quem vem morar aqui, percebe que há um grande exagero nas propagandas da prefeitura e do estado. Que as vezes chegam a mentir pra se promover.

Faça seu comentário aqui: