Obras no Cais Mauá começam no mês de julho

Prefeito entrega as licenças ao presidente da Porto Cais Mauá, André Albuquerque  Foto: Cristine Rochol/PMPA

Prefeito entrega as licenças ao presidente da Porto Cais Mauá, André Albuquerque Foto: Cristine Rochol/PMPA

Até o final de julho inicia a tão esperada revitalização do Cais Mauá, que devolverá à população a convivência com o Lago Guaíba com infraestrutura qualificada com espaços de gastronomia, lazer, entretenimento e cultura. Nesta segunda-feira, 17, o prefeito José Fortunati e o governador Tarso Genro fizeram a entrega das licenças à empresa Porto Cais Mauá do Brasil SA, responsável pelo empreendimento, dando ordem de início para o restauro dos nove armazéns tombados pelo patrimônio histórico municipal. O ato foi realizado no Pórtico Central do Cais Mauá. (fotos)

O diretor do consórcio Porto Cais Mauá do Brasil SA, André Albuquerque, afirmou que a conclusão do restauro está mantida dentro do prazo de nove meses, sendo garantida a entrega desta etapa até a Copa de 2014. As intervenções irão recuperar um espaço total de 20 mil metros quadrados, que deverá abrigar bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. O pórtico e os armazéns A e B estão em fase final de aprovação pelo patrimônio histórico federal, que responde pelo tombamento das estruturas.

Fortunati destacou o projeto como resultado do trabalho em parceria do município, dos governos federal e do Estado, e da empresa responsável pelo empreendimento. Conforme o prefeito, a revitalização contribuirá significativamente para a modernização do Centro Histórico da Capital. “Hoje é uma data especial que marca a história da cidade. Não é somente a revitalização de armazéns, mas deste local nobre, que será referência da cidade. Este projeto irá possibilitar que a cidade viva com intensidade esse novo espaço”, comemorou.

A Porto Cais Mauá entregou o projeto de restauro à prefeitura em abril. Conforme o prefeito, a equipe técnica do município dialogou permanentemente com a empresa para vencer os ajustes necessários a fim de começar efetivamente as obras. “Respeitando a complexidade e as exigências legais que envolvem o empreendimento, trabalhamos com a máxima celeridade na tramitação para devolvermos à população o contato com o Guaíba em um espaço altamente qualificado”, enfatizou.

Restauro – O restauro dos armazéns ocorrerá enquanto a empresa conclui os estudos de impacto ambiental e de tráfego para as novas construções previstas no projeto total de revitalização do Cais Mauá. Conforme o secretário do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades), Edemar Tutikian, que coordena os trabalhos em âmbito municipal, os estudos são necessários para que a prefeitura dê prosseguimento ao Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), que determinará diretrizes para a conclusão dos projetos executivos. “Já temos estudos preliminares que mostram viabilidade do projeto, agora é a busca de alternativas para dar fluidez no trânsito, sustentabilidade econômica para o empreendimento para que este seja um ganho para a cidade”.

O projeto:

Compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro. Prevê a recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais, a construção de três prédios comerciais e um shopping center, além da revitalização da orla e investimentos numa área de lazer e entretenimento. A concessionária estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação.

 Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:,

18 respostas

  1. Como o Tarso é pequeno, não apenas na estatura física mas insignificante como governante, está conseguindo fazer com que um estado como Rio Grande do Sul perca até para os do Nordeste e a vizinhazinha Santa Catarina.

    Curtir

  2. O Tarso em estatura mental se equivale ao batisti, ao fidel, ao hugo chavez, ao evo morales, ao maduro, enfim só a esse pessoal fera que só fez coisas boas aos seus respectivos paises, tanto que hj sao os primeiros do ranking em niveis de idh e outras cositas más !!!!

    viva la revolucion!!!

    Curtir

  3. Em estatura mental se equivalem.

    Curtir

  4. Caramba, o Tarso é um anão perto do Fortunati.

    Curtir

  5. Bah, que batalha foi essa! Todo o esforço da Yeda, do Fortunati, entre outros, ao longo de anos, valeu a pena. Essa obra vai mudar o modo como a cidade vê a si mesma, vai aproximar finalmente o povo do Guaíba, revitalizar o centro, e espero que também seja o estopim para muitas outras intervenções de qualidade.

    Curtir

  6. Rogerio.. antes de se preocupar com as cheias, sugiro medidas preventivas para evitar um eventual ataque de uma gangue de Godzillas, que atacam inesperadamente e com muita fúria.

    Curtir

  7. Gilberto, vou escrever um artigo um pouco técnico sobre as minhas preocupações sobre as cheias na bacia do Rio Guaíba, mas isto não altera em nada a possibilidade de se construir e se trabalhar no porto, só os empreendedores devem tomar alguns cuidados.

    Curtir

  8. Eu nem sei mais se comemoro ou o quê… já comemorei tanto no passado, inclusive dizendo aqui no fórum… OBA, AGORA SIM… AGORA VAI.. eu era um dos mais entusiasmados com essa revitalização.

    Confesso que esse Oba oba passou.. se sair as obras ótimo, mas se não sair, não estou preocupado. Mas fico feliz, com certeza, vou ficar ainda mais se as obras de fato saírem.

    Gilberto, será que teremos novos renders do projeto em um futuro próximo ? Pois as imagens já disponibilizadas não são de hoje.. Tenho curiosidade de ver mais detalhes do projeto, afinal, são 2,5km… não é pouca coisa.

    Curtir

  9. Muito bom! Agora já estou mais confiante!

    Curtir

  10. Ninguém ainda entrou na justiça contra o projeto?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: