Quase 20 protestos devem ocorrer esta semana no RS

Ato nacional pelo passe livre está previsto para hoje em Bagé, Novo Hamburgo e Porto Alegre

Manifestação em POA (Foto: SUL 21)

Manifestação em POA (Foto: SUL 21)

O País vivencia uma onda de protestos que começou nas principais Capitais do País há duas semanas e se espalhou por diversas cidades e, inclusive, para o exterior. O reajuste das tarifas do transporte público foi o estopim das manifestações que já abraçaram novas causas, como os gastos públicos com a Copa do Mundo. No Rio Grande do Sul, estão agendados pelo menos 17 atos pelo Facebook nesta semana.

Nesta segunda-feira, ocorre um ato nacional pelo passe livre a partir das 17h. No Estado, participam os municípios de Bagé, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Ainda hoje, ocorre a 1ª manifestação “Despertamos” em Venâncio Aires. Nesta terça-feira, está marcado um ato para 17h, em Jaguarão, pelo transporte público gratuito.

Diversos atos também vão ocorrer na quinta-feira. Em Passo Fundo, às 18h, ocorre o sexto ato contra o aumento da passagem de ônibus. Às 17h, está previsto um ato em Pelotas em apoio ao movimento nacional contra o reajuste das tarifas de transporte público. Em Rio Grande, o protesto intitulado “O Brasil acordou” ocorre a partir das 17h. No mesmo horário, ocorrem protestos em Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Em São Leopoldo, o evento ocorre a partir das 17h30min.

Na sexta-feira, 21 de junho, está marcada uma manifestação em Caxias do Sul a partir das 18h30min intitulada #Caxias Acordou – Occupy Centro. No sábado, 22 de junho, ocorrem manifestações em Bento Gonçalves, Garibaldi, Ijuí e Santa Maria.

Na próxima segunda-feira, 24 de junho, está previsto um evento intitulado “Porto Alegre vai parar”, marcado para 19h em frente à Prefeitura da Capital.

Correio do Povo

____________________

Os links em negrito no texto, levam às respectivas páginas de eventos do Facebook com mais informações sobre cada evento.



Categorias:Eventos, Manifestações

Tags:,

48 respostas

  1. As imagens que vi foi de vandalismo, um movimento sem controle e sem objetivo, quebraram containers, destruiram o predio da panambra, fizeram arrastao em bancas de revistas, amassaram automoveis,invadiram e destruiram uma loja de motos na azenha. Como ja disse, movimento com violencia perde totalmente o sentido e razao! As bandeiras levantadas, contra tudo e a favor de nada.
    Nao sou ligado a partido nenhum, tambem estou indignado com muitas coisas, alias este tipo de protesto acaba de entrar na minha lista de indignaçao.
    Se nao tem como manter a ordem que nao se faça manifestaçao. Nas imagens da tvcom dava pra ver claramente um grupo destruindo tudo no caminho, outro manifestante tentou contrapor e foi ameaçado com um porrete!
    Nao concordo com este tipo de manifestaçao que sai a rua pra destruir, se nao tem organizaçao pra reprimir os vandalos infiltrados que nao se faça manifestaçao.

    Curtir

  2. Os protestos são muito salutares (desde que não haja vandalismo). Contudo, vejo o debate centrando-se muito na questão do passe livre. Ora, se não houver tarifa, então estaremos financiando o transporte público com nossos impostos, pagos por todos. Se houver tarifa, grande parte ou a totalidade do transporte público será financiado por quem o utiliza. Mesma coisa com os pedágios nas rodovias. O fato de ser tarifa zero não resolve o principal problema, que é o da corrupção e da ineficiência do governo. E o que acho mais incoerente, muitos querem MAIS governo para resolver os problemas gerados pelo… governo, como que acreditando que chegará ao poder uma pessoa acima do bem e do mal, esclarecida, muito bem intencionada e que resolverá todos os nossos problemas. Que esses protestos sirvam, isso sim, para criticar a corrupção que assola o país e o péssimo padrão de qualidade do gasto público, e que não proponha coisas do tipo.. “o governo tem que assumir o controle de tudo para não sermos explorados”, pois é o próprio governo quem mais explora a população atualmente. O governo deveria servir à sociedade, existir para a sociedade, mas hoje serve a interesses próprios, de classe, que vão desde os próprios governantes, passando por certas classes de funcionários públicos que recebem salários astronômicos, até grupos de pressão que obtêm favores do governo (como alguns grandes empresários, tipo Eike Batista). Não tenho dúvida de que hoje os governos e o Estado são os maiores causadores de desigualdades e distorções no Brasil (e não o capitalismo ou o mercado).

    Curtir

    • Diego.
      .
      Corrução em um país em regime normal é uma questão de polícia e de judiciário, infelizmente o nosso judiciário está com as mãos amarradas com a quantidade imensa de apelações, embargos e outras artimanhas que fazem que réus condenados há anos não sofram nada.
      .
      Só para voltar ao passado, Maluf, que acharam o dinheiro na ilha de Jersei há mais de cinco anos, o dinheiro inclusive já está sendo repatriado ao Brasil, ou seja, o objeto da corrupção existe, está sendo devolvido e o judiciário brasileiro não consegue botar a mão na criatura. Isto tudo cria um sentimento generalizado de revolta, porém se vem um governo oportunista este poderá com pretexto de punir os corruptos criar leis de exceção, tipo Patriot Act dos Estados Unidos, e quando formos ver qualquer um que falar um OI estará em cana.
      .
      Felizmente sou aposentado e tenho cidadania Italiana, se a coisa aperta, tchau para todos, faço até um quarto fora da casa numa vila da Toscana para receber refugiados!

      Curtir

    • Só mais um detalhe, não me coloquem na lista de funcionários públicos que recebem fortunas, quem quiser saber quanto um professor como eu depois de 36 anos de magistério público federal com dedicação exclusiva recebe é só procurar nestes portais da transparência que verão que a teta não é para todos.

      Curtir

      • Concordo Rogerio, a grande maioria dos funcionarios publicos sao gente dedicada e honesta e que na maioria ganham muito pouco, tenho um amigo medico que recebe 1900 reais em um cargo municipal e por volta de 2800 reais no estado do RS, eu vi os contra cheques. Este e o salario medio pago pelos municipios, os professores recebem ainda menos, tem municipio ai pagando menos de um salario para o pessoal de nivel medio. Quem ganha bem sao os CCs, contratos temporarios e indicados pelos politicos, nao o funcionario de carreira que entra pela porta da frente e colocam neles todo o onus do mau funcionamento do estado

        Curtir

      • Prezado Rogério, por isso me referi a “certas classes” de funcionários públicos, pois outras são totalmente subremuneradas. Professores, profissionais da saúde e policiais, por exemplo, que prestam serviços essenciais à população, ganham menos que motoristas de Assembléia Legislativa, sem falar nos CC’s… Isso é uma distorção absurda, gerada dentro do próprio Estado.

        Curtir

        • Diego.
          .
          Aí sou parceiro, tenho mais raiva deste pessoal do que tu tens, eles mamam na teta não fazem nada, e pior, entram nas repartições para serem chefes.
          .
          O serviço público deveria ser reformado, dando mais transparência as suas atividades e eliminando por completo a figura dos CCs. Serviço público é para SERVIR O PÚBLICO, e não para se servirem do que é público.
          .
          Hoje em dia poder-se-ia montar um serviço público em que o único fiscal seria o próprio cidadão que paga o salário dos servidores, porém isto não deve ser mediático nem pontual deveria ser constante e de fácil acesso a todos.

          Curtir

        • Alguém poderia, por exemplo, propor por participação popular uma emenda a constituição que limitasse ao um mínimo minimorum a presença desses ETs no serviço público, os funcionários de carreira seriam os primeiros a assinar.

          Curtir

      • Bagual.
        .
        O vídeo do jornalista sendo preso por portar vinagre seria hilário se não fosse triste, e a desculpa do comandante que o vinagre era uma substância que deveria ser examinada para confirmar que era vinagre mesmo, é uma das coisas mais ridículas que ouvi de um policial.
        .
        Parece até que voltamos para 1972.

        Curtir

  3. Eu acho engraçado essas mudanças de opinião, principalmente do pessoal das grandes emissoras.

    Minha opinião é que estão mudando de opinião para evitarem de serem os próximos alvos de protesto ou auditoria, pois, por favor, não vamos esquecer de que as concessões de rede público para transmissão de áudio e imagem não são e não foram objeto de revisão da constituinte de 88.

    Acredito que o Rogério Maestri pode contribuir com esta informação sobre a influência do 4º Poder no movimento Diretas Já!.

    Resumindo o que eu quero dizer é: a mídia esta mudando de opinião, pois quer ser a “amiga” do movimento, pois sabe que este movimento pode derrubar ela!!!

    Curtir

    • Concordo contigo… A mídia sempre vai estar do lado mais lucrativo / menos perigoso. Isso inclui apoio a políticos e partidos, mas agora eles já perceberam que não podem contra.

      Curtir

    • Virtu.
      .
      Parece que psicografei o teu questionamento, e eu estou EXTREMAMENTE PREOCUPADO, não com os manifestantes, pois a maioria são jovens que estão fazendo o que todo o jovem normal deve fazer, protestar contra o status quo (porque motivos para protesto não faltam, eu poderia enumerar uma centena), fico mesmo preocupado quando começam a dar apoio a estes (pessoas que pertencem ao sistema).

      Curtir

    • Virtu.
      .
      Leia o que escrevi bem mais acima. Foi ao mesmo tempo que estavas escrevendo o que escreveste.

      Curtir

      • Obrigado Rogério.

        A questão da evangelização da política de fato é interessante, vou efetuar uma pesquisa para identificar no decorrer da história da humanidade quais são e foram os países ou povos governados por regimes políticas com forte influencia da “religião”.

        Coloquei entre aspas o termo “religião” pelo fato de que no Brasil não temos um estado religioso persuasivo semelhante há alguns países onde o islamismo é dominante. O que temos aqui é um outra coisa que acredito que não tenha similar na história.

        Ademais, se estes políticos evangélicos insurgem no poder através do voto daqueles que não anularam ou votaram em branco, será uma questão de tempo para um golpe politico tomar forma, pois não estamos mais em 1950 para em que os militares tenham capacidade e apoio externo para se armarem e efetuarem um golpe militar.

        Não tenho idade suficiente para dizer o que pode ocorrer, quero que ocorra uma reeducação política da sociedade civil exigindo mais retorno por parte dos governos, apesar que eu mesmo já estou procurando um jeito para sair deste país.

        Curtir

        • Olha Vitu, para quem me conhece não tenho a menor simpatia com determinados políticos, tipo Brito ou Ieda aqui no RS, ou FHC na presidência ou ainda Maluf no governo de São Paulo, mas preferia mil vezes mais que qualquer um desses assumisse o governo do que governos religiosos, pois estes determinam não só como será o governo, mas sim a sua vida.
          .
          Sempre no mundo inteiro quando assumem governos religiosos a corrupção do passado vira até algo desejável. Governos religiosos chegam com a intensão de ficar, pois eles tem a absoluta certeza que são depositários da VERDADE e pior com a autorização divina!
          .
          É só consultar a história presente e a história passada, eles matam em nome de DEUS.

          Curtir

        • Virtu, para saíres dos lugares comuns dos dias de hoje, dê uma olhada na história das cruzadas, que começando pela primeira, que em nome de Deus pilharam e massacraram cidades CRISTÃS e não muçulmanas.

          Curtir

  4. Vandalos organizados por ONG’s e partidos de ultra esquerda fazendo o barulho de sempre antes de eleicoes para desestabilizar qualquer que seje o executivo. Nao vejo estas manifestacoes contra a Dilma e o governo federal que sao os verdadeiros culpados pelas mazelas do pais, mas sim contra prefeitos que nao sao do PT e todos os outros (doidinhos de esquerda). A populacao nao acordou, pior, continuam pau mandados como sempre foram. So’ que agora eles tem a tarefa de tirar a atencao da populacao dos verdadeiros problemas da economia que parou, inflacao que esta voltando, aumento da violencia etc….nada de novo, tudo velho e cliche.

    Curtir

  5. Papo de dois PMs hoje no centro:
    “- Será que vai ter protesto hoje?”
    “- Tomara que sim, acordei com vontade de meter a borracha em vagabundo.”

    Curtir

  6. Ainda tem tempo até a Copa…. Ou o governo corta as regalias já, diminui ministérios, corta CCs e investe realmente no que interessa ou prepare-se para a guerra civil estocando comida e água.

    Curtir

  7. Até o Jabor se obrigou a retratar aquele comentário tosco e reacionário que tinha feito antes sobre os protestos http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/2013/06/17/AMIGOS-EU-ERREI-E-MUITO-MAIS-DO-QUE-20-CENTAVOS.htm

    Curtir

    • É verdade, tem muitas pessoas que estão modificando sua forma de pensar sobre isso, inclusive eu!

      Curtir

      • E eu tambem… apesar de discordar de algumas coisas…

        Curtir

      • Gilberto.
        .
        Na tua mudança de opinião eu acredito, porém um jornal, uma TV não muda de opinião, age por interesses da corporação que muitas vezes são totalmente escusos.
        .
        A cobertura que estão dando para os eventos na cidade e no país é simplesmente para criar um impasse, daqui a pouco teremos eleições de novo, e quem vão votar todos aqueles que militam nestes movimentos de protesto. No PDT que é governo municipal? No PSDB que é governo no estado de São Paulo? No PT que é governo no RS e na União?
        Não em nenhum destes, ou votarão nulo ou simplesmente votarão em algum novo Collor ou em Collores (plural de Collor), ou pior, não votando abrirão a chance para que bancadas religiosas tomem conta da política nacional. Isto é extremamente grave, pois tanto o Simon como o Maestri serão impedidos de manifestar suas opiniões!
        .

        Curtir

  8. bahhh ainda tem gente com esse mimimi de “intriga da oposição”? Está acontecendo por tudo, independente de qual partido está no poder. Quem concordar participe e leve seu vinagre 😛

    Curtir

  9. Eu to apavorado, é o mundo todo nessa “brincadeira”.

    Será que o povo acordou?

    Só espero que não tenha vandalismo… mas se for preciso…. que quebrem tudo né…

    Curtir

  10. Muita manipulacao politica dos partidos de oposicao, aposto que tudo vai parar depois das eleicoes

    Curtir

    • Renan, não acho que haja manipulação de partidos de oposição, pois como podes ver os protestos são em várias cidades em que vários partidos são governo, no estado de São Paulo, o governo do estado, que comanda a polícia militar é do PSDB, já a prefeitura é do PT. No Rio Grande do Sul as várias prefeituras são de diversos partidos como PP, PMDB e PDT enquanto o governo do estado é do PT.
      .
      Agora o que acho mesmo é que aproveitando um movimento espontâneo, porém irrelevante em termos de participantes (as maiores manifestações em todo o país não atingiram 10.000 pessoas), quem está dando cobertura a este movimento é exatamente a grande mídia.
      .
      Isto é notável, chamo a atenção que durante a campanha das Diretas Já, a rede Globo só noticiou os comícios quando estes atingiram a marca de 1.000.000 (um milhão de manifestantes) enquanto as marchas tinham 100.000 ou mais ou menos isto, exatamente nada era noticiado na TV e na grande imprensa.
      .
      Agora por que acho que a grande mídia está dando apoio, principalmente porque se o movimento é nacional as pessoas vão atribuir à todos os partidos tradicionais e aos partidos partidos que fazem parte da base do governo federal (PT, PMDB, PDT, PCdoB e outros). Além disto de quebra enfraquecem os partidos de oposição tradicionais como o PSDB e os antigos do Democratas.
      .
      Mas qual seria o objetivo a longo prazo de toda esta importante manipulação da grande imprensa. Simples, muito simples. Os maiores beneficiados de tudo isto é o lançamento da REDE, que capitaneados pela EVANGÉLICA Marina Silva pode ser levada a presidência da república com o apoio da bancada evangélica e figuras como o Pastor Marco Feliciano e outros.
      .
      Está se criando um espírito revolucionário, mas um espírito revolucionário que como em todas as principais revoluções que ocorreram no mundo, assumido aqueles que lideraram o movimento estes serão os primeiros a serem punidos.
      .
      Provavelmente por ser Evangélica a primeira ação que a ex-ministra Maria tomaria seria a proibição do aborto mesmo para fetos anencéfalos ou produzidos por aborto, e neste momento os mesmos grupos que mostram bandeiras anarquistas nas passeatas se levantarão e serão duramente reprimidos.
      .
      Está se moldando um ambiente muito parecido com o que se forjou para eleger Collor, e provavelmente quando a Marina fazer o seu papel, derrubar os políticos tradicionais, se fará tudo para derrubá-la.
      .
      Isto não é uma viagem, é simplesmente somar 1 mais 1 que dará 2. Sugiro que lembre o que estou escrevendo ainda com um bom tempo de antecipação, pois o desdobramento de um governo federal evangélico pode ser bem mais traumático do que foi o governo Collor.

      Curtir

      • Ate nao duvido da boa intençao de alguns dos protestantes (relativo a protesto, nao a religiao) , sem duvida acho que algum politico ou partido esteja planejando tirar alguma vantagem nisso e por isso incentivando os protestos e infiltrando ideias e pessoas. Me parece claro que o foco é o governo federal, a maior ambiçao esta lá e se preparem pra virarem suco e serem manipulados como alias aconteceu com muitos outros movimentos populares incluindo o movimento hippie dos anos 60 e 70.
        Quanto as pessoas, acho que sempre aparece de tudo, tem gente bem intencionada, minoria, tem anarquistas, marginais, psicopatas, e muita gente que vai pra festa porque os amigos tambem vao. Nao acredito em movimentos violentos, pra mim perdem a razao!

        Curtir

        • Sempre esse papo de partidarismo… um colega meu aqui ainda tava na versão mais antiga desse papo. Disse que protestos não acontecem onde o PT governa… E São Paulo?

          Curtir

        • Vandalismo, foi só o que eu vi, movimento sem liderança sem objetivo, espero que aprendam…

          Curtir

          • Vejam o comentário de uma turista francesa no Rio, saiu no Correio on line:
            .
            Entre os manifestantes, estão inclusive turistas estrangeiros, como a arquiteta francesa Stephanie, moradora de Paris. “É a melhor coisa que pode acontecer ao Rio. É muito importante os estudantes irem para a rua reivindicar os seus direitos. Na França é assim, e nos outros países também.”

            Curtir

        • Renan.
          .
          Talvez seja a imagem do movimento que estamos vendo em Porto Alegre, eu andei olhando as emissoras on-line, o governador de São Paulo, a polícia militar e a cordenação do movimento acertaram os ponteiros e a manifestação ocorreu de forma pacífica. O prefeito chamou o pessoal para a discussão, ou seja, estão resolvendo. Até a poderosa Globo a cada cinco minutos destaca que as manifestações estão sendo pacíficas.
          .
          Por outro lado aqui no RS os brilhantes jornalistas da RBS, que comentam política, judiciário, carnaval e futebol e só sabem falar abobrinha estão procurando dar destaque na violência de alguns manifestantes.
          .
          Há pouco vi um carro com dois brigadianos sozinhos no meio de uma multidão que já haviam levado uma dúzia de tiros, mais bombas de gás, terem o vidro de seu carro quebrado (Os “jênios” achavam o que iam ser recebido com flores?). Aí os nossos brilhantes comentaristas disseram, olha que violência, e o comentarista, que comenta tudo, até qualificou os manifestantes no artigo certo do código penal!
          .
          Se é para dizer abobrices, me contratem, te garanto que digo com mais humor.

          Curtir

      • Rogério

        Me preocupa muito essa questão de grupos, que por vezes podem ser considerados radicais, almejarem o poder para impor o que eles consideram como certo, derrubando por completo o conceito de estado laico.

        Nesse link fala sobre isso:

        http://ahduvido.com.br/jihad-brasileira-a-guerra-santa-verde-e-amarela-comecou

        Curtir

      • Rogério, ta de brincadeira né? Com 1 milhão de pessoas na Praça da Sé, em pela campanha pelas diretas, a Globo noticiou em pleno Jornal Nacional como comemoração do aniversário da cidade de São Paulo!!! Eles só não fazem o mesmo hoje por que existe internet.

        Curtir

      • Em POA culpa-se a prefeitura (em SP do PT) em SP culpa-se o governo (no RS do PT), como entender isso então?

        Curtir

  11. Parece que o povo está finalmente acordando.

    Vem pra rua porque a rua é a maior arquibancada do Brasil!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: