Obras de Porto Alegre serão retiradas do PAC da Copa, anuncia Fortunati

Investimentos farão parte do programa de Mobilidade Urbana do governo federal

Prefeito anunciou a retirada das obras de Porto Alegre do PAC   Crédito: André Ávila

Prefeito anunciou a retirada das obras de Porto Alegre do PAC Crédito: André Ávila

Em meio aos protestos contra o reajuste das tarifas de transporte coletivo no País e contra os gastos públicos com a Copa do Mundo, o prefeito José Fortunati anunciou na manhã desta terça-feira que as obras em andamento em Porto Alegre sairão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo e farão parte do PAC de Mobilidade Urbana. “Assim vamos trabalhar sem pressão. Os manifestantes não poderão mais dizer que são obras para a Copa. São obras para a cidade”, sintetizou Fortunati.

De acordo com Fortunati, com as obras fora do pacote da Copa, a cidade não ficará à margem dos manifestantes. “Não temos mais qualquer compromisso de entregar essas obras – não ficaremos à mercê de chantagens como ocorreu com areias, nos corredores de ônibus. Vamos acabar com qualquer tipo de chantagem e de pressão para a Copa do Mundo,” explicou.

O PAC 2 é um projeto do governo federal responsável pelas obras de melhorias em algumas capitais e nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Estão sendo investidos recursos em metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), corredores de ônibus, veículos leves sobre trilhos e aeromóvel. Na Capital, estão incluídos também os trabalhos de reforma no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Obras da Copa 2014

Tags:, , ,

60 respostas

  1. Não acho ruim…

    Acho que existe uma chance menor de ter um certo desvio de dinheiro.

    Essas obras da Copa vão ser o maior desvio da historia do pais com a desculpa de que gastaram mais para acelerar as obras.

    Curtir

  2. Finalmente o homem José se entregou, se utilizou das obras para angariar votos para sua eleição, prometeu várias obras, está postado na mídia, agora tomou uma decisão que ele mesmo ajudou a continuidade dos movimentos sociais, tudo por teimosia e apostando que o povo iria se engabelar, engana-se Sr. José, acaba de mostrar que não tem capacidade para administrar uma cidade, fugiu da raia.

    Com essa atitude o mínimo que o Sr. José deveria fazer, solicitar o seu afastamento do cargo, visto que o mesmo agora se nega a fazer as obras, que ele tardou para realizar, para que coincidisse com a eleição, passada a eleição, o mesmo está abandonando as promessas.

    Essa jogada de mestre agora, certamente vai fortificar cada vez mais os movimentos sociais, aliás, a passagem de ônibus foi o início.

    Queres apostar caro José???????

    Curtir

  3. Meus senhores, critico muito o Fortuna, porém neste momento ele está fazendo algo tremendamente sensato e todos estão caindo de pau em cima dele, pois bem vou colocar em letras maiúsculas: PARABÉNS SENHOR PREFEITO.
    .
    Porque estou cumprimentando o senhor Prefeito, por vários motivos, vamos a eles.
    .
    1º Tirando os projetos do PAC da Copa será possível projetos mais elaborados e melhor pensados, custando menos ao contribuinte.
    2º A prioridade será o cidadão, não o transporte de meia dúzia de gatos pingados que ficarão duas semanas em Porto Alegre.
    3º Se é um PAC da mobilidade urbana, pode-se pensar em projetos a mais longo prazo, não projetos para serem feitos de afogadilho.
    4º O prefeito está mostrando que tem respeito da população (e medo), e não ao contrário, o governo deve seguir e respeitar o povo, e não o povo ter medo do governo.
    5º Isto é uma atitude política, e problemas como os que estamos tendo devem ser superados com atitudes políticas e não policiais nem tecnocráticas.
    .
    Portanto insisto, PARABÉNS SENHOR PREFEITO.

    Curtir

    • Concordo Rogério… não tinha pensado nisso. Faz todo sentido… Mas ainda me preocupa a pequena redução na passagem sem mexer no sistema.

      Curtir

      • O mexer no sistema depende da pressão. Sentindo um bafinho na nuca os políticos mais espertos começam a se dar conta que o poder não pertence a eles.
        .
        Precisamos mais presença popular em todas as atividades públicas, afinal quem paga as contas?

        Curtir

    • Como vc é romântico! Está na cara que essa proposta é uma saida para as obras de infraestrutura da cidade serem adiadas ad infinitum sem q prefeito precise prestar contas com ninguém.

      Curtir

      • Depende de todos nós.
        .
        Parece que vocês não entenderam o recado que as manifestações estão enviando e que devemos fazer os políticos entenderem. O poder é do povo, eles são meros representantes da vontade popular.
        .
        Mais espírito republicano e mais luta.

        Curtir

      • Ricardo, apreenda uma coisa, quem aos 60, como eu, perde o romantismo e a esperança é um homem morto.

        Curtir

  4. Tem muita gente que tem que pagar essa conta de 500 anos de roubalheira. Não são “só” os políticos ou a Globo/ RBS. Todo grande empresariado, que querem acabar com as leis trabalhistas, para aumentar a sua ganância por dinheiro., Os latifundiários que desmatam as florestas e exploram os pobres homens e mulheres do campo. As empresas de publicidade que tem ligações excusas e incesutosas com os governos em troca de favores e gordas verbas publicitárias. Sei lá, são tantos e tantos anos e casos sem fim de roubalheira e quase nada feito pelo país e pelo povo.
    Em qualquer prefeiturazinha do interior, em qualquer cidadezinha de 3000 habitantes já tem gente roubando, desviando 1000-2000 reais de caminhões de areia, de açudes da prefeitura, passando por roubos de milhões das prefeituras maiores, governos do estado e federal. Mas como eu disse, essa é uma mão de duas vias, tem muito “empresário” de concessionárias de pedágio (pagamos preço de estrada dos EUA de 6 pistas, para estrada de pista simples e que nem mesmo manutenção de acostamento eles tinha que fazer), de empreiteiras, de empresas de comunicação, bancos, seguradoras, planos de saúde e por aí vai. Essa conta não é só dos políticos. é de todo um sistema viciado e corrupto, que se auto mantém, e conserva as coisas assim por décadas, séculos. tentando manter o povo na ignorância no atraso e na desinformação. Afinal não é bem mais fácil e melhor trocar um voto por uma cesta básica, ou dar um prato de comida para peão de obra ignorante, do que dar educação e cultura para o povo ?
    Enfim, a corrupção, a roubalheira, o uma mão lava a outra, é um problema endêmico no Brasil. É um problema nosso. Nós brasileiros somos corruptos e ladrões. Quando chegamos ao poder nos deixamos corromper, nos vendemos, dane-se o povo! Me dá os meus 10%, o meu PF pra cá. Quanta gente boa chega lá em cima e se vende ? Os poucos que tentam manter a integridade e a honestidade, como são minoria, são excluídos do “sistema”. A maioria acaba entrando no esquema. “eu voto com o partido”, mesmo que isso signifique negar tudo aquilo pelo quê eu sempre lutei e defendi.
    E sendo bem sincero ( e não quero pregar violência de jeito nenhum), mas vocês acham que esses protestos vão sensibilizar os ladrões (de colarinho branco) ? Eles devem estar pensando: “daqui há pouco isso esfria, acaba, depois da Copa”, vamos dar uma enrolada, chama o fulano de tal pra dar um discurso inflamado pregando a “moralidade”.
    PS: não sou comunista e nem acho que todos são iguais, apenas penso que o Brasil poderia ter evoluído muito nos últimos 40-50 anos e ser um país bem mais justo e igual.

    Curtir

  5. OFF

    Vejam qual a proposta e quem é uma das autoras. Cria de um órgão grande de comunicação.

    http://noticias.gospelmais.com.br/projeto-lei-protestos-copa-considerados-terrorismo-55718.html

    As raposas estão começando a se mexer aos interesses da ‘grande-mãe grobo’

    Curtir

  6. Blz, agora podemos dizer que é o PAC da imobilidade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: