Manifestantes entram em confronto com a polícia na Av. Ipiranga

Brigada Militar usa bombas de efeito moral para proibir que grupo avance na avenida

Um primeiro confronto entre manifestantes e a polícia ocorreu em Porto Alegre na avenida Ipiranga, por volta das 20h. A confusão iniciou quando o grupo de protesto chegou perto do cruzamento da avenida com a Erico Veríssimo. A tropa de choque da Brigada Militar (BM) fez um cordão de isolamento no local para proibir o avanço dos ativistas.

Alguns integrantes do movimento jogaram pedras e garrafas contra a corporação, que reagiram usando bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. A correria começou na avenida Ipiranga a partir deste momento. A via está tomada nos dois sentidos pelo grupo.

A tropa de choque tenta com dificuldade dispersar a multidão. Parte das pessoas recua do local, mas alguns integrantes pedem para o grupo permanecer. Muitos manifestantes gritam “sem violência”. O clima é tenso e a situação parece estar longe de ser controlada. Dois helicópteros sobrevoam a região.

A manifestação, marcada para as 18h desta quinta-feira, já reunia muitas pessoas no final da tarde no Centro de Porto Alegre. Após deixar o Paço Municipal, dois grupos se formaram no protesto: um tomou a avenida Julio de Castilhos, próximo ao prédio da Federasul e ao Mercado Público, enquanto outro partiu em direção à Esquina Democrática.

Centenas de pessoas mostravam sua indignação ao levantar cartazes sobre vários temas, desde o custo da passagem até a corrupção no País. Pelé também é um dos alvos dos manifestantes. Recentemente, o Rei do futebol pediu para os brasileiros esquecerem os protestos e apoiarem a Seleção na Copa das Confederações.

Com informações do repórter Tiago Medina

Correio do Povo



Categorias:Manifestações

Tags:, , , , ,

120 respostas

  1. o gordo mota falando a verdade agora na record…. brigada preferiu atacar os manifestantes de bem do q reprimir os saqueadores … vamos ver se ele vai falar da absurda proteçao a zero hora enquanto o resto dos grandes pequenos e medios comerciantes teve q se virar sozinho…. e agora vao ter q pagar o prejuizo do proprio bolso….

    Curtir

  2. Os comunas nao gostam da RBS, porque o sonho deles e’ ter um jornalão unico oficial para a companheirada, como Cuba.

    Curtir

    • Como esperado o jornal do almoço mostrou os vandalos quebrando e os bandidos saqueando mas nao explicou pq a brigada nao deixou a manifestaçao passar pela ipiranga… ainda tem a cara de pau de mostrar o prejuizo das pessoas atacadas pelos baderneiros… sugiro aos comerciantes prejudicados mandar a conta pra brigada q so agiu pra reprimir os manifestantes e nao agiu na hora do quebradeira ou pra RBS q teve segurança particular do choque….

      se eles quisessem acabar com o vandalismo era so escoltar a manifestaçao durante todo o trajeto e ir prendendo os baderneiros (q todo mundo iria aplaudir assim como fazem nos estadios) em vez de ficar fazendo a segurança estatica de um predio PARTICULAR….

      Esse tipo de comentario do ricardo q desmotiva de comentar aqui… eh sempre essa briguinha da esquerda vs direita ou grupinho a vs grupinho b, e isso eh uma merda… enquanto se continuar olhando somente pro seu proprio umbigo nada vai ir pra frente…. tu nao pega oinibus ricardo, tu nao paga teus impostos? como pode tu nao ficar indignado com o desrespeito dos politicos com a gente ou tu mora na inglaterra?

      Curtir

      • Tu acordou do coma faz pouco, deve ser por isso que nao sabe que a policia e’ obrigada a defender a propriedade privada tambem?

        Curtir

        • ao menos 25 lojas depredadas e saqueadas, 11 agencias bancarias destruidas, centenas de milhares de reais de prejuizo para grandes medios e pequenos comerciantes mas a operaçao foi um sucesso pq ninguem conseguiu chegar a 100 metros do predio da zero hora…

          orgulho da brigada q protege a populaçao e prende os vandalos [ironic mode]….

          Curtir

      • Nao to falando das manifestacoes o mocorongo! To falando dessa implicancia dos comunas com a RBS, se as cidades-lixo que nos temos fosse culpa do poderio economico dos Sirotsky.

        Curtir

      • Ao Solingen
        Cara na boa presta atenção e pense:
        – A brigada ontem agiu em bloco, porque se ela estivesse misturada a passeata correria o risco de ser linchada por estar sozinha.
        – Agora te pergunto se tu fosse brigadiano, você ficaria no meio da massa? Não lógico.
        – A Brigada protegeu o prédio da zero hora porque era alvo.
        – A brigada fez um cordão de isolamento e mais nada, o problema começou quando 30 brigões começaram a atirar pedra na brigada.
        – Dai bombas de gás foram atiradas para conter os ânimos, mas os brigões atiraram de volta as bombas e promoveram o confronto.
        – Sobre a brigada não conter os vândalos que assaltaram as lojas , eu já disse a brigada atuou em bloco e não individualmente.

        Cara eu respeito opiniões de todos, mas o que me cansa são os radicalismos de algumas pessoas, que as tornam cegas a ponto de escrever inverdades, na boa se tu é contra a rbs, contra a brigada, ok é tua opinião, agora não fala inverdades para alimentar teu ego escrevendo palavras que lhe convêm.
        abraço.
        Obs: Sou a favor da manifestação e do bom senso. contra radicalismo e mentes fechadas.

        Curtir

    • Mas a Zero é isso, só que ao contrário, entende?

      Curtir

    • As manifestações não têm mais esquerda ou direita. Vejo gente do Psol unida com gente do PSDB. A causa é muito maior.
      Tanto que o poder no RS está concentrado na esquerda, e os protestos têm manifestantes desse lado.

      Tá todo mundo querendo o fim dessa putaria desgraçada que é a má administração e a roubalheira descarada desses salafrários que são eleitos.
      Já pesquisaram os deputados gaúchos que são a favor da PEC 37? Pois bem, já se ouviu o nome de alguns deles ligados a corrupção.
      E quanto a RBS? A RBS sempre foi um estrume. Eu sou contra o PT e detesto a forma que a RBS noticia as coisas. Fora que seus donos também são donos de uma empreiteira.

      E a Dilma investindo R$ 1 bi numa ferrovia no Sudão com uma empreiteira brasileira? Essa história confere?
      Sejamos realistas, essa briga é do povo brasileiro, não de partidos.

      E vamos abrir o olho, os vândalos que o “Julião” fala, provavelmente são pagos pelos políticos que o representam (mas deve ter vagabundagem se aproveitando pra saquear também). Só falta a polícia ter vontade de os prender.

      Curtir

    • Ricardo, a história da RBS começa antes da existência do PT e outros partidos, por uma extrema coincidência a Zero Hora foi fundada em 4 de maio de 1964, esta data não te diz nada?
      .
      Havia um jornal de circulação nacional chamado Última Hora, era um jornal que estava vinculado ao governo do PTB, aí em 1964 o jornal devido a várias intervenções dos militares quase entrou em falência em 1964, tendo o dono Samuel Wainer vendido o seu jornal a família que é proprietária da RBS e que possuía a TV e rádio Gaúcha. De lá para cá a orientação política se tornou porta voz do Governo. No início Zero Hora se transformou num jornal como o Diário Gaúcho, só com mais notícias de crimes e de esportes. Quem era o jornal conservador na época era o Correio do Povo, que mantinha uma linha conservadora de direita porém com cabeça própria. Quando o Correio do Povo começo a se tornar inconveniente para a ditadura militar, a Zero Hora assumiu de vez a figura de porta voz dos governos militares.
      .
      Há fatos interessantes na História do grupo RBS, como o incêndio ocorrido em 12 de junho de 1972. O incêndio queimou os equipamentos da TV, mas por grande sorte, a emissora já estava com equipamentos novos no porto da cidade, e passou a retransmitir menos de 24 horas depois do lamentável acidente. Não sabemos se o equipamento antigo estava segurado, mas por diligência e capacidade de seus proprietários e corpo técnico, em menos de semanas ela já estava retransmitindo com novos equipamentos.

      Curtir

      • Só para informação, a TV Gaúcha recebeu sua concessão no período JK, ou seja antes da ditadura militar.

        Curtir

      • Quem tem um numero minimo de neuronios sabe muito bem filtrar as informacoes da imprensa, nao precisa que algum jornalista mongo lhe diga no que acreditar. A Zero Hora mesmo tem colunistas petistas e ateus, como o LFVerissimo; tem cristao de direita, como o Percival Puggina; tem petista defensor dos direitos humanos, como o Marcos Rolim; e tem sua propria voz, nos editoriais, que me parece ser de uma matiz conservadora. E nao ha’ nenhum problema em a ZH ser conservadora, porque e’ normal os veiculos terem posicoes ideologicas. Cabe ‘a cada um saber filtrar o que recebe e formar sua propria visao das coisas. Falei da RBS apenas porque acho curioso essa tara que os comunas tem contra a empresa.

        Curtir

        • O problema é que a “grande massa” não possui a quantidade de neurônios necessária para perceber isso!

          Esses dias conversando com um amigo meu sobre isso (levantei o assunto de propósito) e ele comentou que achava fielmente que tudo o que era dito na TV era verdade.

          Depois de algumas horas e muito material “educativo” consegui mudar a opinião dele.

          Curtir

  3. Tem mais é que moer esses vadios de pancada.Por que eles que se dizem manifestantes, falam de roubo e ficam roubando lojas.E ainda dizem que vandalismo é o que o governo faz como isso justificasse as babaquice que eles fizeram.O que o governo faz é vandalismo porém se um erro justificasse o outro,se cada pessoa fizesse uma barbaridade intencionalmente só porque o outro fez, ai não só o Brasil mas o mundo inteiro virava um caos.
    Mas eu acredito que esses doentes não estavam nem ai pro objetivo do protesto,era só pra fazer baderna sem se preocupar em ser preso porque vai ter alguém pra pagar a fiança e vai estar esperando do lado de fora da delegacia como se nada tivesse acontecido enquanto o dono da loja vai ter que arcar com o prejuízo de seu estabelecimento.
    Parabéns aos manifestantes de verdade que fizeram um protesto civilizado e respeitoso.Quanto aos vândalos, tem mais é que serem reprimidos e levar uns tiros de bala de borracha só pra aprenderem a não ser mais um demente que sequer sabe o que é protesto.

    Curtir

  4. Sou a favor que comentem os ”fatos”, sem puxar pro lado que lhe convêm.

    Vejamos os fatos de ontem:

    – A brigada fez um cordão de isolamento no Prédio da Zero Hora porque era alvo.
    – A brigada jogou bomba de gás porque foi atacada por 30 brigões.
    – A brigada com conteve os saques das lojas porque agiu em bloco (até porque se agisse sozinha seria linchada).
    – Os manifestantes pacíficos ao verem o conflito de 30 brigões com a BM saíram da Ipiranga.
    – Muros pichados, lojas saqueadas, bancos quebrados, fica fora do alcance da brigada. (porque ela atua em bloco e não misturada na passeata)
    – Muito legal ver a multidão nas ruas mesmo com frio e chuva. (ruim é ver briga, que dessa vez foi provocada por 30 brigões)
    – Não foi só a globo e Rbs que foram rechaçadas outros veículos de comunicação também.
    – A tvcom,, mostrou imagens da passeata e também do confronto.

    MAIS UMA VEZ DIGO:
    Parem, pensem, e procurem agir com bom senso, mesmo que seus ideais sejam feridos, não podemos chegar a lugar nenhum com ignorância e tendências pessoais.

    Curtir

    • Excelente teu comentário.

      Estamos vivendo um momento emocional nesse país, mas é preciso agir com pragmatismo.

      A emoção sente e a razão age.

      Curtir

  5. Vocês que criticam a Brigada deveriam saber que quem manda na BM é o Tarso. Logo se o Tarso não desse o aval, o prédio da rbs ou de qualquer coisa que fosse não seria “protegido”.

    Curtir

    • Admiro a tua ingenuidade…..

      Curtir

    • Camile. Teoricamente o Tarso manda na Brigada, mas na prática esta já quase tem vida própria, não esqueça que o Tarso defende a desmilitarização das polícias como ocorre em todo o mundo, logo como se diz, tem inimigo na trincheira.

      Curtir

  6. A todos os comentaristas usuais deste Blog, não notarem a profusão de novos nomes que estão aparecendo do nada por aqui. Quando é para falar de transporte público em Porto Alegre, quando é para discutir ciclovias (qualidade e necessidade), quando é para falar de Aeromóvel, quando é para falar em calçadas, quando é para falar dos esqueletos no centro, quando é para falar do projeto do cais, …… aparecem os mesmos de sempre, contra ou a favor, agora quando é para falar dos tumultos que pequenos grupos estão fazendo para desqualificar movimentos que já se discute há anos neste espaço, começa a surgir nomes estranhos.
    .
    Qual será o interesse?
    .
    Quem está motivando (ou até pagando) estas intervenções?
    .
    A QUEM INTERESSA A DESESTABILIZAÇÃO DE TUDO!
    .
    Conclamo os nossos comentaristas, tanto os que são contra como os que são a favor, que observem bem isto e reflitam!
    .

    Curtir

    • Acho que não. Única diferença é que esse assunto não necessita de conhecimento técnico, todos podem comentar já que é um assunto mais fácil de ser debatido.

      Esse lance de conspiração as vezes beira o desvaneio. Parece a zero hora dizendo que tem líderes anarquistas internacionais metidos no movimento.

      Curtir

      • Rafael, bem ou mal, certo ou torto, igual ou desigual, o Brasil está crescendo enquanto o mundo inteiro está estagnado, tu achas que vão deixar assim mesmo! Por muito menos já gastaram muito dinheiro.

        Curtir

        • O mundo está estagnado, sim, e o Brasil iria no mesmo caminho, pois os números apontam que estamos quase parando. Caso o dinheiro dos impostos não seja aplicado corretamente e se punam os corruptos, logo estaremos igual aos estagnados mundo afora.

          Curtir

        • David.
          .
          Indiscutivelmente o dinheiro dos impostos e os corruptos devem ser presos, entretanto infelizmente não é isto que define se um país deve ou não crescer. Na Europa como um todo, a aplicação do dinheiro público e a punição dos corruptos é muito mais rigorosa do que na Rússia, por exemplo, porém a Rússia cresce e a Europa está estagnada desde 2008.
          .
          Corrupção inibe o crescimento principalmente a logo prazo por falta de investimentos públicos, entretanto é um fator e não o mais importante, políticas recessivas e de rigor fiscal que estão levando a crise sistêmica da Europa, não o aumento ou diminuição da corrupção.
          .
          Este discurso simplista, para não dizer simplório, lança falsas esperanças no povo e não resolve nada. Devemos combater duramente a corrupção, pois esta simplesmente tira dinheiro de quem precisa e dá para quem não precisa, ou seja a corrupção é um inibidor do progresso social e não econômico.
          .
          Se um milhão que serviria para fazer uma escola, for desviado para dez sacripantas e cada um comprar um belo automóvel nacional, a economia vai crescer da mesma forma, ou até em termos de curtíssimo prazo, até mais. Porém a longo prazo, as crianças que vão deixar de estudar, vão deixar de produzir daqui a dez ou quinze anos, e a produtividade do trabalho diminui.

          Curtir

    • Concordo contigo Rogério.

      Como adoro uma teoria da conspiração, penso o mesmo que tu.

      Foi MUITO ESTRANHO os seguintes acontecimentos:

      – Defesa ferrenha da Zero Hora, como se fosse o Palácio do Rei;
      – Vândalos quebrando tudo e a brigada não fazendo NADA. Ao mesmo tempo, a cavalaria botando pra correr o pessoal que tava na Ipiranga, que não estava quebrando nada;
      – Vândalos quebrando tudo e os jornalistas da RBS filmando tudo de boa, bem próximos. Vi no twitter que uma jornalista da Band (ou Record, não lembro) foi assaltada por estes vândalos. E os da RBS? se cuidaram? ou tinham “segurança privada”?

      MUITO, MUITO ESTRANHO!

      Curtir

      • Tú acha que a RBS infiltrou os caras de propósito no meio da massa, pra depredar tudo, menos o prédio da RBS ??

        Curtir

      • Marcelo. Uma investigação boa investigação policial sempre começa pela seguinte pergunta: A quem interessa o crime? O Tarso, não, porque a brigada TEORICAMENTE está sobre o seu comando. O próprio PSDB, também não, pois o Alkmim está sofrendo o mesmo desgaste que o Tarso. O Fortunati logicamente não, porque ele está na mesma situação que os outros, como o Governo Federal (a Dilma).
        .
        Resta quem? Quem pode sair ileso deste movimento anti-partidos?

        Curtir

    • Rogerio, tu realmente acha q alguem se presta a fazer isso aqui? As pessoas nao podem simplesmente se indignar com a situaçao?

      A proposito, tenho certeza q acompanho esse blog a muito mais tempo q tu… pra tu ter uma ideia isso aqui ainda era zip.net… e oq tem a ver o tempo de participaçao em um blog na internet com a insatisfaçao da populaçao com o pais? tu ta nessas de teoria da conspiraçao tambem eh? quem dera se alguem me pagasse pra ficar perdendo tempo aqui… quem sabe nao inventam uma “bolsa comentario na internet” tambem…. hehehhehe

      Curtir

      • Solingen. Quem disse que era para ti? Citei nomes. Acho somente engraçado a linha de pensamento que levas!
        .
        Agora quanto a Bolsa Internet, ela existe, não é a mínima novidade, já na última campanha presidencial existia verdadeiros centro para intervenções na Internet mantido por partidos, todos eles com pessoas pagas, tem até uma reportagem de uma revista que era contra o PT que denunciou um centro de Internet montado pelo Serra.

        Curtir

  7. Vamos falar a verdade no que aconteceu ontem:
    – Toda ação gera uma reação.
    – Sejamos justos, a brigada fez um cordão de isolamento porque o alvo era o Prédio da zero hora, se o alvo fosse outro o cordão seria em outro lugar.
    – O grande problema é que alguns brigões começaram a jogar pedra na brigada e quebrar tudo, dai a brigada começou a lançar bomba de gás.
    – Os manifestantes pacíficos saíram de lá e foram pra Outras ruas adjacentes, por tanto ficaram os brigões que queriam encrenca.
    – Ao meio disso próximo dali na av Azenha vândalos saqueavam as lojas, e mais a frente na av João Pessoa as paredes foram pichadas e bancos depredados.

    SOU A FAVOR DA MANIFESTAÇÃO, SEI QUE AS VEZES A BRIGADA EXAGERA, MAS O QUE SE VIU ONTEM NÃO FOI CULPA DA BRIGADA.

    Obs: Sou sempre a favor do bom senso, estou do lado do que é justo, não estou nem defendendo a brigada e a Rbs e nem defendendo vândalos ou manifestantes, só espero que as pessoas tenham sabedoria e parem de puxar pro lado que lhes convêm.

    Curtir

    • Bom, esse vídeo diz tudo. Eu tava lá atrás e, do nada, sem saber porque, tomei bomba de gás, quase vomitei e desmaiei. Chutei umas pra longe e acabei acertando alguém sem querer ainda, no meio daquela confusão desgraçada.
      Aquele filho de uma puta que vai empurrar o choque, pq AQUILO? Filho de uma puta desgraçado. Tinha um monte de piá lá atrás protestando de maneira digna, vem um imbecil desses e estraga tudo.
      Até agora eu tava puto da cara com a BM, mas agora vejo porque tudo aconteceu.

      Curtir

      • Isso, UM cara empurra um brigadiano e a reaçao justificavel eh jogar bomba em todas as pessoas q estavam pacificamente atras…. obvio q nao neh! se eles quisessem era so prender o cara e deixar o resto seguir… o problema eh q eles nao queriam deixar ninguem passar, seja pacificamente ou nao….

        Curtir

    • O correto seria na hora que aquele otário empurrou o soldado, imediatamente ser preso, ali mesmo.

      Curtir

  8. brigada agindo de forma extremamente tecnica conforme o seu comandante geral…

    Curtir

  9. PQP agora eu ouvi falar de um tal de bolsa copa!?!?! so faltava essa… tao pagando diarias de ministros e sevidores federais q forem pras cidades sedes assistir os jogos

    http://noticias.r7.com/brasil/governo-cria-bolsa-copa-com-diaria-de-ate-r-581-para-ministros-e-servidores-federais-20062013

    E na maior cara de pau ainda dobraram o valor das diarias pq os hoteis estao muito caros…. hahhaha

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/06/governo-dobra-diaria-de-funcionarios-na-copa-confederacoes-4172472.html

    Eh por causa de pessoas q nao se importam de ser exploradas passivamente q nem o JULIAO q esse bando de ladroes faz a farra com o nosso dinheiro…

    Curtir

    • Caro Solingen
      .
      O problema é simples, primeiro será necessário o deslocamento de militares e funcionários civis para as cidades onde ocorrem os eventos não para assistir os jogos, mas para coordenar ações de segurança e outras de outro tipo. As diárias que pagam para funcionários públicos federais em época normal nem cobrem a diárias de hotéis.
      .
      Eu a pouco tempo (antes de me aposentar) como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (diária no Rio de Janeiro R$224,20), não ia a serviço para cidades como Rio de Janeiro, simplesmente porque teria duas opções, ou me hospedava no Rio num hotel de terceira linha no centro do Rio, ou pagava as refeições refeições.
      .
      Para dar ideia o que são os custos de uma viagem até o Rio (sem copa e sem nada vou colocar os preços)
      .
      Diária num hotel no centro (Hotel Ibis) R$239,00
      Transporte do aeroporto até o centro (2XR$50,00) = R$100,00 (em uma van não de taxi)
      Preço do café da manhã numa padariua de um galego R$15,00
      Preço de um almoço num restaurante beirando a popular R$40,00
      Preço de uma janta R$30,00
      Deslocamento de Taxi do Hotel para qualquer ponto do Rio R$50,00 até R$100,00
      Total: R$474,00 até R$524,00
      .
      Estes preços são os preços normais quando não há grandes eventos.
      .
      Fica fácil, fazer comentários bobos como o teu sem ao menos se dar o trabalho de verificar os valores.
      .
      (NOTA: Como aposentado não tenho mais nenhum direito a diárias. logo não estou advogando em causa própria)

      Curtir

      • Solingen
        .
        Só para tua informação. Há mais de cinco anos fui até o Rio para negociar com a Petrobrás um projeto que rendeu a Universidade (não para o meu bolso, se quiseres mostro as prestações de contas dos projetos, são públicas) mais de R$1,5 milhões de reais como material permanente (equipamentos), bolsas para alunos, material de consumo e coisa e tal.
        .
        Como sou mão de vaca e não gosto de gastar dinheiro do meu bolso para trazer dinheiro para a Universidade, tive que almoçar pasteis e mesmo assim ainda sai no prejuízo.
        .
        É extremamente fácil colocar bobagens, como denominar isto de bolsa copa, do que verificar a realidade.
        .
        Não te digo o que merecias ouvir, para não ser censurado pelo Simon.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: