Protesto altera prestação de serviços e expediente em órgãos públicos

Sindilojas de Porto Alegre orientou comércio do Centro a fechar as portas às 17h

A manifestação popular marcada para às 18h desta quinta-feira vai alterar a prestação de serviços na área central de Porto Alegre e o expediente em órgãos públicos da Capital. Lojas e estabelecimentos comerciais do Centro Histórico devem fechar as portas mais cedo e algumas linhas de ônibus que atendem à região Metropolitana terão a circulação suspensa por algumas horas.

O motivo são as depredações ocorridas no ato público realizado na segunda-feira. A orientação do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) da Capital é encerrar as atividades do comércio às 17h. O Sindilojas ressalta que as manifestações pacíficas são legítimas e que o fechamento das lojas é opcional.

Fim do expediente é antecipado

Alguns órgãos públicos determinaram a antecipação do fim do expediente nesta quinta-feira também em razão do protesto. Por ordem do prefeito José Fortunati, os servidores públicos municipais estarão dispensados a partir das 17h. A Secretaria de Saúde, informou que o Centro de Saúde Modelo, na avenida Jerônimo de Ornelas, bairro Santana, e o Centro de saúde Santa Marta, na rua Capitão Montanha, Centro Histórico, fecham às 16h30min.

A Assembleia Legislativa do Estado informou que os funcionários serão dispensados às 16h. Com isso, um evento que ocorreria no Teatro Dante Barone foi adiado para uma data ainda a ser confirmada. Já a Assessoria de Comunicação do Palácio Piratini afirmou pela manhã que não haverá mudança no horário do expediente no governo do Estado.

Por determinação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Marcelo Bandeira Pereira, o expediente do TJ, além do Palácio da Justiça, também será encerrado mais cedo, às 16h. Apenas as sessões de julgamento marcadas para esse dia ocorrerão normalmente. Estão suspensos ainda os prazos processuais e administrativos que tiverem como limite a data de hoje. Na sexta-feira, o horário de atendimento estará normalizado, das 9h às 18h, ininterruptamente.

O expediente nos serviços notariais e de registros da Comarca da Capital será encerrado também às 16h. Mas por determinação do juiz diretor do Foro Central de Porto Alegre, Cláudio Luís Martinewski, haverá plantão do registro civil das pessoas naturais. A realização de atos que já estavam previstos ficará a critério de cada unidade.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Civil) receberia a Comenda Porto do Sol, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, mas devido à manifestação o evento foi cancelado.

A Receita Federal (RF) informou que não haverá atendimento em suas unidades em Porto Alegre após as 16h. Os contribuintes que possuíam horário agendado para atendimento estão sendo informados que não haverá expediente. Para novo agendamento, o contribuinte deve acessar a página do órgão na Internet em Encontro/agendamento. No caso de urgência, deve procurar, presencialmente, a unidade da RF. O prédio do Ministério da Fazenda em Porto Alegre, onde fica a Receita Federal, estará fechado.

Empresas de ônibus da região Metropolitana suspendem serviço

As empresas de ônibus que prestam serviços a passageiros que moram na região Metropolitana de Porto Alegre dividem-se quanto à manutenção dos serviços aos usuários durante o protesto. A Empresa de Transportes Viamão paralisa as atividades às 15h e prevê retomada da circulação somente no final da manifestação. Já a Expresso Veraneio, que atende Viamão, também suspenderá o serviço durante o ato em Porto Alegre.

As demais empresas que atendem as regiões de Cachoeirinha, Vale do Sinos, Guaíba e Gravataí trabalharão normalmente, cumprindo a tabela tradicional de horários. A Empresa Sogil, de Gravataí, avaliará durante o evento se mantém a prestação do serviço. A Trensurb funcionará normalmente.

A nova manifestação em Porto Alegre marcada para esta quinta-feira foi agendada pelo Facebook e já tem mais de 36,5 mil pessoas confirmadas. O protesto #VempraRua #VempraLuta ocorre a partir das 18h, com concentração em frente à Prefeitura da Capital.

Correio do Povo

_____________________

Secretário da Smic libera funcionários às 16h. Fonte: Secretário Smic, direto.



Categorias:Manifestações

Tags:,

17 respostas

  1. A quem serve esse toque de recolher?
    Os protestos nunca foram violentos antes das 21h, hora em que todo mundo está em casa mesmo considerando a 1h30 no engarrafamento. Resultado, passeata começou (como sempre) às 19h00 e foi andando e andando, e acabou em conflito por volta das 21h. E aí?
    Para mim, isso tem cheiro ruim, só não sei a quê.

  2. Ta certo em liberar. As pessoas nao podem ficar refens e ficar presas em onibus por horas, ou presas em lojas que estao sendo apedrejadas. Tambem nao podem ficar horas naparada de onibus na calada da noite. Pessoas com algum motivo de saude tambem nao podem esperar, digamos, 5 horas para chegar em casa.

    • Justamente toda essa insegurança que vivemos nas grandes cidades é um dos temas dos protestos…..

      Custa “passar trabalho” um dia pra que as coisas melhorem? ou prefere deixar tudo como está?

      Sozinho as coisas não melhoram!

  3. Por causa de meia dúzia de vagabundos que andam mascarados e promovem arruaças, todo mundo sofre e uma manifestação pacífica perde seu valor.
    A polícia de saída devia prender todos os mascarados, porque quem anda de máscara é bandido….
    A polícia nem agir pode porque todo mundo fica contra mas os vandalizados é que pagam a conta…..

  4. Gilberto deve estar lamentando esse enorme inconveniente de ter que sair do trabalho ‘as 4.

  5. As empresas de ônibus não deveriam parar de trabalhar, deveriam simplesmente definir novos pontos de retorno, as pessoas que quisessem pegar os ônibus teriam que caminhar um pouco mais, mas se evitaria depredações e que os moradores da grande porto alegre ficassem sem Ônibus.

  6. Recebi esse email a pouco

    Informamos que, por ordem do Senhor Prefeito José Fortunati, os servidores públicos do município de Porto Alegre estarão dispensados hoje, 20, a partir das 17 horas.

    Atenciosamente,

    SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

  7. Serviços públicos param 16h e as lojas 17h… pq a diferença?

Faça seu comentário aqui: