Protesto reúne milhares em Porto Alegre

Manifestantes marcham pelo centro de Porto Alegre

Pelé é um dos alvos do protesto por ter pedido para brasileiros esquecerem os atos

Milhares se reunem em frente a Prefeitura de Porto Alegre  Crédito: Mauro Schaefer

Milhares se reunem em frente a Prefeitura de Porto Alegre Crédito: Mauro Schaefer

A manifestação marcada para as 18h desta quinta-feira, no Centro de Porto Alegre, já reúne cerca de 5 mil pessoas. Um grupo tomou a avenida Julio de Castilhos, próximo ao prédio da Federasul e ao Mercado Público, enquanto outro se concentra na Esquina Democrática. O protesto é pacífico e não há registro de brigas entre policiais e manifestantes.

Centenas de pessoas mostravam sua indignação ao levantar cartazes sobre vários temas, desde o custo da passagem até a corrupção no País. Pelé também é um dos alvos dos manifestantes. Recentemente, o Rei do futebol pediu para os brasileiros esquecerem os protestos e apoiarem a Seleção na Copa das Confederações.

Por volta das 18h30min, a maioria seguiu em direção à avenida Salgado Filho. O movimento teve um momento de indefinição na João Pessoa, com a República, em relação ao percurso que iria seguir. Naquele momento, em torno das 19h30min, aboa parte começou a gritar “sem vandalismo”. Ao longo da avenida, fogos de artifício foram disparados na região da Cidade Baixa em apoio ao grupo. Papel picado também foi jogado pelas janelas.

Na Julio de Castilhos, cerca de 20 policiais a cavalo acompanham a caminhada. Muitas pessoas estão sobre do arco de concreto da estação da Trensurb. Pelo menos 50 homens do Batalhão de Choque da Brigada Militar estão reunidos na esquina da Rua dos Andradas com a Uruguai aguardando o direcionamento do protesto para acompanhar os manifestantes.

A Praça da Matriz foi cercada e as ruas que dão acesso ao Centro da cidade foi bloqueada. Não há congestionamento nem manifestantes no local. Homens da Brigada Militar fazem a segurança do local e um helicóptero que sobrevoa o local.

Além de ser contra os gastos para as obras da Copa no Mundo do Brasil e pedir a redução da passagem em Porto Alegre, a manifestação reúne diversas reivindicações, como segurança, educação e saúde. O polêmico projeto que autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais, chamado de “cura gay”, aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, também é alvo da manifestação.

Correio do Povo

__________________________

Algumas fotos do Facebook/Perfil de Vivendo Porto Alegre:

manifestacao-poa-20-06-2013-01

manifestacao-poa-20-06-2013-02

manifestacao-poa-20-06-2013-03

Foto da TV COM às 20:20 (Av. João Pessoa)

manifestacao-poa-20-06-2013-05-tv-com

Foto da TV COM às 20:25 (Av.Ipiranga)

manifestacao-poa-20-06-2013-06-tv-com

Foto de Rodrigo Vallejos, Av. João Pessoa por volta das 20:50

porto-alegre-20-06-2013-rodrigo-valejos



Categorias:Manifestações

Tags:,

4 respostas

  1. Qual a fonte da foto de guarda chuvas. Quero citar os creditos. (ou de quem a utilizou no facebook)

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: