Governo elogia BM e diz ter identificado alvos de depredadores

Prédios públicos, lojas e bancos foram atacados durante protestos em Porto Alegre

Depredações ocorreram no final de protesto em Porto Alegre Crédito: Vinícius Roratto

Depredações ocorreram no final de protesto em Porto Alegre Crédito: Vinícius Roratto

A cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Sul disse, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, que identificou supostos alvos dos vândalos que têm danificado prédios públicos, lojas e agências bancárias em Porto Alegre durante os protestos dos últimos dias. Uma lista que relaciona o endereço de órgãos públicos e possíveis rotas das manifestações foi encontrada durante as investigações iniciadas para identificar os depredadores dentro do grupo que organiza os movimentos sociais. “Foi apreendida uma relação com os endereços de órgãos da segurança pública, sejam sedes de batalhões, sejam de delegacias da Polícia Civil, em Porto Alegre. Com certeza não havia um interesse muito nobre nesse mapeamento”, ponderou o chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Ranolfo Vieira Jr.

As autoridades de segurança do Estado voltaram a reforçar que a prioridade é preservar e proteger a integridade física das pessoas, embora tenham sido alvo de críticas e apelo por partes de comerciantes da Capital após as depredações verificadas nas ruas da cidade. “Todas as nossas ações visam preservar a integridade física das pessoas. Nós fizemos um bom trabalho de integridade física”, avaliou o secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Ele ressaltou ainda que a maior parte dos manifestantes agiu de forma pacífica.

De acordo com o delegado Ranolfo Vieira Jr, a Polícia Civil está trabalhando diretamente com o Serviço de Inteligência durante toda a semana e checando as informações recebidas. “A BM precisa estar se aprimorando, acho que está havendo um crescimento, tanto por parte da nossa atividade quanto dos manifestantes e também dos depredadores. Há uma relação de força estabelecida e nós vamos aprimorar a nossa estratégia”, completou o comandante Geral da Brigada Militar (BM), coronel Fábio Duarte Fernandes.

Agências bancárias e lojas foram depredadas

O principal alvo dos vândalos no protesto em Porto Alegre foram agências bancárias na área central e estabelecimentos comerciais do bairro Azenha. Vidraças foram quebradas, fachadas pichadas, contêineres queimados e lojas saqueadas.

Um dos locais mais danificados foi a agência bancária do Banrisul, na avenida João Pessoa. Dois caixas eletrônicos não escaparam da ação dos baderneiros. Na avenida Ipiranga, uma concessionária automotiva foi depredada pela segunda vez na semana. O estabelecimento comercial utilizou tapumes de madeiras para evitar novos atos de vandalismo, mas os objetos não impediram a ação dos criminosos

Conforme o último balanço da corporação, além da Capital, outras 35 cidades do Estado tiveram manifestações nessa quinta-feira. Pelo menos 90 mil pessoas foram às ruas. Em Porto Alegre, estima-se que cerca de 20 mil manifestantes tenham participado dos protestos.

Correio do Povo

________________________

Eta governinho babaca!



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

16 respostas

  1. O que assusta também é Tarso e ZH vincularem anarquismo com fascismo, quando bem se sabe uma coisa é totalmente oposta a outra. Querem achar um bode expiatório e pelo visto sobrou pra eles.
    Vocês acreditam que acharam PERIGOSA LITERATURA ANARQUISTA na sede da federação anarquista gaúcha? Olha, quem diria! Achar livros em uma biblioteca. Não sabia que livros foram novamente proibidos. Seria o começo de um novo Index Librorum Prohibitorum?

    Curtir

  2. Bah
    Essa foi complicada para o Governador
    Afirmar que iriam quebrar a ZH é ridículo
    Esse pessoal deveria é marcar a concentração em frente ao prédio da ZH
    Ai queria ver o Governador mandar a BM dispersar sem motivo
    Como várias vezes me manifestei por aqui, sou contra o vandalismo
    Tem é que proteger todo mundo
    Agora pelo que eu soube, os atos de vandalismo começaram após a BM tentar dispersar
    Deveriam ter deixado o pessoal continuar a caminhada como já vinham fazendo
    Fica bem claro que vieram ordens para dispersar antes que o movimento pudesse se manifestar em frente ao prédio
    É leviano afirmar que iriam colocar fogo no prédio.
    Fizeram isso para não ver a cena ridícula de uma linha de formação da brigada protegendo o prédio da ZH

    Curtir

  3. [ironic mode] ao menos 25 lojas depredadas e saqueadas, 11 agencias bancarias destruidas, quase um milhao de reais de prejuizo para grandes medios e pequenos comerciantes e duas pessoas presas em flagrante por roubos e saque (sendo q um foi pego pelos proprios manifestantes ao tentar roubar um celular no meio da multidao) ontem mas a operaçao foi um sucesso pq ninguem conseguiu chegar a 100 metros do predio da zero hora…

    orgulho da brigada q protege a populaçao e prende os vandalos…. [/ironic mode]

    Curtir

  4. Polícia composta por soldados desequlibrados,sádicos e arrogantes que adoram atirar à esmo na população.

    Curtir

  5. Alguem escutou PB hoje?

    Não sei quem da BM mandou um recado explicando o que aconteceu na Azenha.

    Enquanto dava quebra pau na ZH, a BM tentava levar os manifestantes para outro caminho, justamente para evitar o quebra pau la, que era de pessoas que chegaram antes e que queriam justamente fazer isso.

    Haviam mais de 200 pessoas trabalhando no prédio, e segundo a BM, eles queriam por fogo la.

    Se for verdade, eu ja não sei, mas faz sentido sim.

    Curtir

  6. Pois é, ninguém queria atacar a ZH, né? o alvo era o “comércio da azenha”. Fica o grito de guerra: “O Povo não esquece, abaixo o comercio da azenha”.

    Curtir

  7. E bota babaca nisto!! Não são capazes de prender um vândalo sequer em flagrante e se acham os reis da cocada preta.

    Curtir

    • Sinceramente, eu se fosse dono de um dos estabelecimentos, eletrificava tudo por dentro e deixava entrar, fazia uma armadilha pra estes ratos cairem ja que a policia nao faz nada. Esperava dentro com uma metralhadora, etc vi a coberrtura na tv com, os marginais provocaram a policia que ficou parada, nao prendeu, nada, estamos refens destes marginais e devemos nos proteger como pudermos

      Curtir

  8. Quem assistiu a cobertura na TV COM ontem constatou uma coisa: Os policiais da BM não utilizavam máscaras de gás, o que em determinados momentos fez com que eles mesmo sofressem os efeitos do lacrimogêneo.

    Apesar da BM não ter coibido de uma forma mais rápida a ação dos vândalos na Osvaldo Aranha, acredito que no geral a BM agiu bem diante da complexidade do evento.

    Está marcada uma nova manifestação na segunda-feira. Se não chover eu estarei presente.

    Curtir

  9. hahah… o título honesto seria “governo elogia governo”. Pelo visto a auto-estima está em alta lá.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: