Manifestantes comemoraram anúncio de passe livre na Praça da Matriz
O anúncio do passe livre estudantil nos ônibus intermunicipais repercutiu entre os manifestantes que protestam por melhorias no transporte coletivo. Integrante do Coletivo Juntos, Lucas Maróstica disse que a medida adotada pelo governador Tarso Genro prova que a mobilização traz resultados.
“Não tínhamos nem um pouco essa perspectiva quando começamos as mobilizações, em janeiro”, afirmou o estudante. “Revogamos o aumento das passagens pelo Brasil inteiro, agora podemos conquistar o passe livre estudantil, e vamos seguir avançando nas nossas pautas, porque sabemos que tem muita coisa ainda para se mudar neste Brasil.”
Conforme Maróstica, a decisão de Tarso dá um novo fôlego para que o movimento continue reivindicando temas como a revogação da Lei Geral da Copa, o pagamento do piso nacional dos professores e a democratização da mídia.
Concentrado na Esquina Democrática, um grupo de estudantes deve dirigir-se à Praça da Matriz por volta das 18h. Eles irão juntar-se a integrantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), que estão no local desde as 16h30min.
“A ideia é ficar concentrado na Praça da Matriz, fazer um ato com palavras de ordem em cima do trio elétrico. Vai ter bandas, vai ter um lado mais cultural, mais lúdico, para debater as demandas com um pouco de cultura envolvida”, explicou Maróstica.
_________________________
Leia também:
Justiça mantém passagem de ônibus de Porto Alegre em R$ 2,85
Categorias:Manifestações
“Não se tratava de capricho pessoal ou teimosia. Eu estava respaldado por profundas análises de institutos técnicos, consultores e organizações do ministério, professores respeitáveis e pela minha análise de profissional reconhecido na área de transportes urbanos do país”, justifica Severo.
Con$ultore$…é outra palavra que me dá nojo.
Opa: O Assessor da Comissão de Infraestrutura e Concessões, Ex-Ministro do Transportes, Cloraldino Severo, trabalha como Consultor do SETCERGS desenvolvendo diversos estudos do setor de transporte e Infraestrutura, dentre outros, além de representar e defender os interesses da entidade em Audiências Públicas.
Com licensa que eu vou vomitar…..
E olha aqui o Cloraldino Severo, o homem do selo-pedágio. Esse a gurizada não lembra. Agora está aí como “consultor” (lobista) do Sindicato do Transporte de Cargas. Artigo da VEJA de 1989.
http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_19041989.shtml
“O Brasil tem sua economia assentada nas rodovias e não há como mudar este perfil”, diz Cloraldino Severo, ministro dos Transportes do governo Figueiredo. “A circulação de cargas que escoa pelas ferrovias é pequena, por isso é injustificável gastar fortunas com estradas de ferro. A falta de manutenção das rodovias é o grande equívoco.”
É esse tipo de gente sanguessuga que faz o nosso país ser essa vergonha em termos de infraestrutura.
E se preparem, porque do jeito que são os governos, que não fazem planejamento algum, logo logo iremos ter o pedágio urbano ou o rodízio de carros. Tudo isso porque nos últimos 30-40 anos, se privilegiou o uso do automóvel, caminhão e simplesmente acabaram com o transporte ferroviário (1 dos grandes culpados> Cloraldino Severo). Muito bem, já que estimularam a produção e compra de automóveis, deveriam ter feito há muito tempo, as obras necessárias para que as cidades comportassem todo (ou quase todo) esse volume de tráfego. Não quero entrar nessa discussão de novo, mas é só para mostrar como não existe nenhum planejamento dos governos. Há BR 116 é a mesma há quantos anos ? E o volume de veículos aumento quantos por cento ? E não fizeram nada! Agora, depois de 50 anos estão fazendo outra estrada BR 448.
E se formos falar em transporte coletivo então, aí é de chorar. E o metrô ? para fazer uma linha querem gastar 9 bilhões. Quando essa linha estiver pronta, se é que vai sair, POA já precisará de mais 3 ou 4.
Cloraldino Severo, o mesmo que acabou com o Aeromóvel em 1982, e hoje é “consultor” do SETCERGS?
Isso explica muita coisa…..
Fontes:
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=130&Caderno=0&Noticia=389908
http://www.setcergs.com.br/site/default.asp?TroncoID=205548&SecaoID=829273&SubsecaoID=0
A ação é super populista, mas já é um pequeno avanço.
Temos sim que melhorar o transporte público pra conseguir dar mobilidade urbana. A falta de mobilidade faz a nação perder dinheiro
Por exemplo se ele for gratuito, eu calculei que passo no mínimo 3 horas do meu dia no trânsito. A passagem custa 2,85, mas a minha hora como profissional com ensino superior, e a riqueza que eu gero trabalhando em 3 horas é muito superior aos 2,85.
O estado não vai quebrar por dar passe livre aos estudantes, o estado perde sim muito dinheiro no tempo que passamos presos no trânsito.
Vejo muita gente protestando contra as migalhas perdidas com um passe livre nacional, mas vejo poucas pessoas se dando conta nos trilhões perdidos com a falta de mobilidade urbana
Quero ver controlar isso tudo….. se hoje já dão passagens extras (pela metade do preço) sem precisar justificar imagina agora com passe livre….
Bela droga de “conquista”. A infra vai continuar ruim e pior que isso, tira-se dinheiro de investimentos para dar benefício para alguns poucos. Lamentável, populismo!
Com certeza, POPULISMO PURO!!!
Isto foi para calar a boca dos manifestantes, maioria estudante.
…ou “estudante”.
Como assim alguns poucos? O cara já gasta uma fortuna com a faculdade, dá uma olhadinha na mensalidade de uma engenharia, passe livre é uma conquista para os MUITOS estudantes que dependem de transporte “publico”.
Gasta um absurdo com impostos justamente por que sobra pouco do salário após pagar tanto imposto para pagar a faculdade dos outros.
* absurdo com faculdade…
e a campanha eleitoral já começou
Nao sei se esses parasitas que querem passe livre ouviram o que o Tarso falou hoje? Esse dinheiro ai vai sair de investimentos. Nada cai do ceu, ja’ dizia o outro.
Então os pobres e os trabalhadores (via impostos) vão financiar passagem gratis pra estudante andar pra la e pra cá? Coisa típica de politico populista.
Me entristece assistencialismo a políticos como a bolsa gasolina e bolsa jatinho. Assistencialismo para quem usa ônibus eu não me importo.
Concordo, também acho um absurdo ainda maior esse bando de assistência aos políticos. (e é sério).
Se não houvesse tantos CC’s e benefícios aos políticos e “companheiros” o Estado teria condições de oferecer um transporte público de qualidade, sem onerar o trabalhador com tanto imposto.
Pois é Ana, não duvido, pois o BNDES financia todos os projetos “faraônicos” daquele cara, e sem garantia nenhuma!!!
O assistencialismo é muito bom… até a hora que o dinheiro acaba!!!
Quem vai pagar por isso??? O trabalhador e o pequeno empresário sufocado por tanto imposto obviamente.
E vamos continuar com um serviço péssimo, mas agora de graça…
So me pergunto uma coisa, adolescentes tipo Ike Batista tambem vao viajar de graça financiados por todos nós?
Tarde demais, ele já viaja bancado por todos nós via BNDES.
Exato! Menos pagantes, mais muito caro para os demais, já que além de subsidiarem a passagem dos outros, os outros também passarão a andar mais de ônibus já que é “de graça”.
“Quanto menor o preço, maior a demanda por um produto”
É agora Fortunatti? Vai te coçar ou não?