SMIC obriga estabelecimento a remover bicicletário.

bicicletarioNa quarta-feira, 26 de junho, funcionários da Secretaria Municipal de Produção Indústria e Comércio (SMIC) exigiram a retirada imediata do bicicletário instalado em frente ao Ánandam Yoga, na rua Ramiro Barcelos, no bairro Rio Branco. Os fiscais informaram que se o bicicletário fosse instalado novamente a empresa seria multada pois havia uma denúncia e que seria necessária uma autorização para instalação de bicicletários. Os fiscais da SMIC, entretanto não souberam dizer onde é possível conseguir tal autorização.

Segundo a equipe do Ánandam Yoga, antes de decidirem colocar o bicicletário por conta própria, tentaram conseguir autorização com vários órgãos da prefeitura – EPTC, SMAM, SMOV, SMIC, etc. – e ninguém soube lhes informar onde ou como consegui-la.

Cabe ressaltar que o passeio público em frente ao espaço de Yoga é bem largo, de forma que o bicicletário não impede nem dificulta a circulação de pedestres.

Enquanto isso, a lei dos bicicletários, que foi aprovada na Câmara de Vereadores, ainda espera regulamentação pelo executivo.

Republicado do Blog Vá de Bici.



Categorias:Bicicleta, paraciclos

Tags:, , ,

23 respostas

  1. Eta burocracia besta…

    Curtir

  2. Rá, lembrando a todos que o município liberou explicitamente por lei a instalação de bicicletários ano passado. Teve até matéria aqui no blog.

    https://portoimagem.wordpress.com/2012/12/13/estabelecimentos-comerciais-podem-instalar-bicicletarios/

    Curtir

  3. Para saber que pode autorizar, só perguntar ao Prefeito via Protocolo!

    Curtir

  4. Retrato típico da incompetência da administração pública. Quando o dono do estabelecimento tentou fazer do jeito certo, ninguém sabia de nada, ninguém podia ajudar. Quando foi lá e fez por si mesmo, foi punido.
    Esse tipo de coisa é muito comum no estado. Aqui no laboratório onde trabalho temos uma história parecida com a porta do prédio. Essas instituições são voltadas para arrancar dinheiro de infratores e não para regular e auxiliar o trabalho dos honestos.

    Curtir

  5. Quem acha esse bicicletário bom nunca deve ter usado um bicicletário na vida. Na minha opinião esse é um bom exemplo: http://www.considerbiking.org/wordpress/wp-content/uploads/Budapest_onstreet_bike_parking_long.jpg
    A altura dele deve ser no mínimo a da bicicleta pra poder prender ela pelo quadro, não pela roda, senão ela não tem como ficar em pé, sem mencionar que pode danificar a roda. Também não é necessário tirar vagas dos carros, dá sim pra colocar na calçada, é só não colocar 10 juntos mas vários espalhados por uma calçada, afinal imaginem todos os da foto sendo usados ao mesmo tempo: não funciona.

    Curtir

  6. Carro estacionado em calçada eles não reclamam (tem uns que parecem que estão mais grudados na calçada do que esse bicicletário, não saem nunca e atrapalham infinitamente mais). Não tem nada que me deixa com mais raiva, nojo, do que ter que andar no meio da rua porque um ser se acha superior a todo o fluxo de pedestres de uma rua e resolve parar o carro na calçada. Também já perdi a conta de quantas vezes fui quase atropelado por carro saindo de garagem que não está nem aí para os pedestres. O pior é que eu não vejo nenhuma campanha contra isso por parte do governo.

    Curtir

  7. “Os fiscais da SMIC, entretanto não souberam dizer onde é possível conseguir tal autorização.”

    Esse é outro grave problema do Brasil: o “isso não é comigo”, Deveriam dizer: “como posso fazer para lhe ajudar?”.

    E outra, a obra da ciclovia da Ipiranga está parada ?

    Curtir

  8. Regras para colocação de bicicletários devem existir e serem respeitadas. O problema está nesta frase:

    “Os fiscais da SMIC, entretanto não souberam dizer onde é possível conseguir tal autorização.”

    Curtir

  9. De fato acredito que não se pode colocar esse tipo de coisa à bangu na calçada, mas é uma solução simples que estimula o uso da bike, e estimularia outras lojas a colocar também. Mas realmente me indigna o fato de ser tão difícil instalar um simples bicicletário em frente à sua loja.

    Meio que desvirtuando o assunto, uma coisa que eu tenho muitas dúvidas é se pessoas de roller, patins e skate podem usar as ciclovias, afinal, estão usando um transporte não motorizado e estão indo mais rápido do que os pedestres na calçada. Muitos jovens usam estes meios e pessoalmente, é bem mais fácil ficar com o skate de baixo do braço ou guardar o patins na mochila do que encontrar um bicicletário para guardar a bicicleta, ainda mais quando a prefeitura começa a remover os bicicletários existentes.

    Curtir

  10. a solução é simples: lugar de bicicletário não é na calçada, é na rua, no lugar da vaga de estacionamento. menos um carro, 10 bikes no lugar.

    Curtir

  11. A melhor parte é não permitir a regularização, tem que remover e deu.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: