SMIC obriga estabelecimento a remover bicicletário.

bicicletarioNa quarta-feira, 26 de junho, funcionários da Secretaria Municipal de Produção Indústria e Comércio (SMIC) exigiram a retirada imediata do bicicletário instalado em frente ao Ánandam Yoga, na rua Ramiro Barcelos, no bairro Rio Branco. Os fiscais informaram que se o bicicletário fosse instalado novamente a empresa seria multada pois havia uma denúncia e que seria necessária uma autorização para instalação de bicicletários. Os fiscais da SMIC, entretanto não souberam dizer onde é possível conseguir tal autorização.

Segundo a equipe do Ánandam Yoga, antes de decidirem colocar o bicicletário por conta própria, tentaram conseguir autorização com vários órgãos da prefeitura – EPTC, SMAM, SMOV, SMIC, etc. – e ninguém soube lhes informar onde ou como consegui-la.

Cabe ressaltar que o passeio público em frente ao espaço de Yoga é bem largo, de forma que o bicicletário não impede nem dificulta a circulação de pedestres.

Enquanto isso, a lei dos bicicletários, que foi aprovada na Câmara de Vereadores, ainda espera regulamentação pelo executivo.

Republicado do Blog Vá de Bici.



Categorias:Bicicleta, paraciclos

Tags:, , ,

23 respostas

  1. Eta burocracia besta…

  2. Rá, lembrando a todos que o município liberou explicitamente por lei a instalação de bicicletários ano passado. Teve até matéria aqui no blog.

    https://portoimagem.wordpress.com/2012/12/13/estabelecimentos-comerciais-podem-instalar-bicicletarios/

  3. Para saber que pode autorizar, só perguntar ao Prefeito via Protocolo!

  4. Retrato típico da incompetência da administração pública. Quando o dono do estabelecimento tentou fazer do jeito certo, ninguém sabia de nada, ninguém podia ajudar. Quando foi lá e fez por si mesmo, foi punido.
    Esse tipo de coisa é muito comum no estado. Aqui no laboratório onde trabalho temos uma história parecida com a porta do prédio. Essas instituições são voltadas para arrancar dinheiro de infratores e não para regular e auxiliar o trabalho dos honestos.

    • É verdade… um bicicletário sobre a calçada não é o ideal, mas é bem melhor que bicicletas presas à postes e mastros de sinalização.

  5. Quem acha esse bicicletário bom nunca deve ter usado um bicicletário na vida. Na minha opinião esse é um bom exemplo: http://www.considerbiking.org/wordpress/wp-content/uploads/Budapest_onstreet_bike_parking_long.jpg
    A altura dele deve ser no mínimo a da bicicleta pra poder prender ela pelo quadro, não pela roda, senão ela não tem como ficar em pé, sem mencionar que pode danificar a roda. Também não é necessário tirar vagas dos carros, dá sim pra colocar na calçada, é só não colocar 10 juntos mas vários espalhados por uma calçada, afinal imaginem todos os da foto sendo usados ao mesmo tempo: não funciona.

    • Outro motivo pro bicicletário ser único é o fato de, assim, ele não bloquear o trânsito de pedestres. http://i.imgur.com/vUeCUUk.jpg
      Comparem um bicicletário como o que foi mostrado na foto do post (esquerda) com um paralelo ao sentido da rua. Tá tudo errado!!!

      • Lucas, que se criem regulamentações então para como devem ser os bicicletários, mas jamais proibir pessoas de instalá-los sem dar opção ou orientação alguma.

        • Concordo, mas a lei dos bicicletários não vai ter orientações? Porque eu nem sei a quantas anda ela. Alguma informação já saiu?

  6. Carro estacionado em calçada eles não reclamam (tem uns que parecem que estão mais grudados na calçada do que esse bicicletário, não saem nunca e atrapalham infinitamente mais). Não tem nada que me deixa com mais raiva, nojo, do que ter que andar no meio da rua porque um ser se acha superior a todo o fluxo de pedestres de uma rua e resolve parar o carro na calçada. Também já perdi a conta de quantas vezes fui quase atropelado por carro saindo de garagem que não está nem aí para os pedestres. O pior é que eu não vejo nenhuma campanha contra isso por parte do governo.

  7. “Os fiscais da SMIC, entretanto não souberam dizer onde é possível conseguir tal autorização.”

    Esse é outro grave problema do Brasil: o “isso não é comigo”, Deveriam dizer: “como posso fazer para lhe ajudar?”.

    E outra, a obra da ciclovia da Ipiranga está parada ?

  8. Regras para colocação de bicicletários devem existir e serem respeitadas. O problema está nesta frase:

    “Os fiscais da SMIC, entretanto não souberam dizer onde é possível conseguir tal autorização.”

  9. De fato acredito que não se pode colocar esse tipo de coisa à bangu na calçada, mas é uma solução simples que estimula o uso da bike, e estimularia outras lojas a colocar também. Mas realmente me indigna o fato de ser tão difícil instalar um simples bicicletário em frente à sua loja.

    Meio que desvirtuando o assunto, uma coisa que eu tenho muitas dúvidas é se pessoas de roller, patins e skate podem usar as ciclovias, afinal, estão usando um transporte não motorizado e estão indo mais rápido do que os pedestres na calçada. Muitos jovens usam estes meios e pessoalmente, é bem mais fácil ficar com o skate de baixo do braço ou guardar o patins na mochila do que encontrar um bicicletário para guardar a bicicleta, ainda mais quando a prefeitura começa a remover os bicicletários existentes.

  10. a solução é simples: lugar de bicicletário não é na calçada, é na rua, no lugar da vaga de estacionamento. menos um carro, 10 bikes no lugar.

    • Concordo com a solução. Mas daí o problema é outro: precisa de autorização da EPTC e precisa de uma estrutura bem mais forte para que um projeto de Ricardo Neis não ponha tudo abaixo.

    • Falou tudo, só vou positivar.

    • Em todo o mundo, esses bicicletarios ficam na calcada. Brazucas sempre com suas ideias geniais para reinventar a roda.

      • Achei a solução que vai agradar o Ricardo: retiramos o estacionamento dos carros, aumentamos a calçada e daí sim, colocamos o bicicletário sobre a calçada. 🙂

      • Em certos locais a calçada é estreita demais para se por um bicicletário e não atrapalhar os pedestres. Sou a favor sim, que, sei la, de 100 em 100 metros, se retire uma vaga para carros e se instale um bicicletário.

  11. A melhor parte é não permitir a regularização, tem que remover e deu.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: