Theatro São Pedro completa 155 anos

Shows no final de semana encerram comemorações

Inauguração do Theatro São Pedro ocorreu junho de 1858  Crédito: CP Memória

Inauguração do Theatro São Pedro ocorreu junho de 1858 Crédito: CP Memória

O Theatro São Pedro completa 155 anos nesta quinta-feira. Para marcar a passagem da data, ao longo do mês, foram realizados oficinas, seminários, espetáculos e shows. As comemorações ainda incluíram a criação de uma linha de produtos confeccionada pelo Estúdio Palco, com camisetas e canecas em homenagem ao teatro e aos 90 anos da Dona Eva Sopher, presidente da Fundação TSP. Além disso, o acervo da instituição foi digitalizado e está disponível para pesquisa. O junho de celebração se encerra com o show do Uakti, no sábado, às 21h, e domingo, às 18h, tocando clássicos dos Beatles.

A inauguração

O espaço foi inaugurado em 27 de junho de 1858, quando Ângelo Moniz da Silva Ferraz era governador da Província do Rio Grande do Sul. Na sessão inaugural foi levado à cena o drama “Recordações da Mocidade”, pela companhia que tinha como diretor João Ferreira Bastos e como “primeiro galã” Furtado Coelho.

Faziam parte do elenco os artistas Joaquim Augusto Ribeiro de Souza, sua filha Carolina Augusta de Souza, Anna Monclar, Maria Amalia, Arruda e Brochado. A orquestra que animou o espetáculo era regida pelo maestro Mendanha e a decoração do teatro tinha a assinatura de Graseli.

Correio do Povo

__________________

O Theatro São Pedro:

Theatro São Pedro - Foto: Gilberto Simon

Theatro São Pedro – Foto: Gilberto Simon

  • Surgiu por iniciativa da sociedade São Pedro de Alcântara. Seus rendimentos seriam todos canalizados para a Santa Casa de Porto Alegre.
  • Em 1833, o então presidente da província Manoel Antônio Galvão doou um terreno com 100 x 200 palmos para a sua construção.
  • Obras iniciaram em 1834, mas foram interrompidas por 10 anos devido à Revolução Farroupilha.
  • Foi constituída uma nova sociedade privada que bvuscou recursos em 1850, reiniciando as obras.
  • O projeto foi elaborado no Rio de Janeiro, e executado por Phillip von Normann, que se encarregou de toda a construção, com exceção da decoração final, que ficou a cargo de Emil Julius Textor.
  • O prédio em estilo neoclássico foi inaugurado em 27 de junho de 1858, com capacidade para 700 espectadores e decoração em veludo e ouro, numa época em que Porto Alegre tinha pouco mais de 20 mil habitantes.
  • Durante mais de cem anos, o Theatro São Pedro foi palco de alguns dos mais importantes espetáculos assistidos na cidade. Por ele passaram, por exemplo, os pianistas Arthur Rubinstein, Friedrich Gulda, Magda Tagliaferro e Claudio Arrau, o maestro Heitor Villa-Lobos, as cantoras Bidu Sayão e Marian Anderson, o dramaturgo Roman Riesch, o grupo francês Les Comediens des Champs-Elisées, a Orquestra de Versalhes, os atores Walmor Chagas, Paulo Autran, Fernanda Montenegro,  etc.
  • Em abril de 1973, o Theatro São Pedro foi interditado por “absoluta falta de condições técnicas”.
  • As obras de restauração iniciaram em 1975 sob a autoria do Arquiteto Carlos Antônio Mancuso (1930-2010).
  • A direção administrativa dos trabalhos coube à Eva Sopher, que na época dirigia o Instituto Proarte.
  • A reinauguração aconteceu em agosto de 1984.
  • Em sua nova fase, o teatro tem sido administrado pela Fundação Theatro São Pedro, criada em 1982 e desde então dirigida por Dona Eva Sopher, ligada de forma autônoma à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

(resumo a partir da Wikipédia)



Categorias:Patrimônio Histórico

Tags:, , , , ,

10 respostas

  1. Espero que nao destruam o predio hoje a noite! Absurdo permitir esse vandalismo nas proximidades do palacio, o Tarso acabou de perder nossos votos com essa.

    Curtir

  2. Sempre me chamou a atenção o fato de terem mudado o telhado do São Pedro na reforma. Imagino que ele já tinha caído por completo, mas quando refizeram foi alterado o projeto.

    Curtir

  3. Prédio lindo!
    Espero que os vândalos e oportunistas não estragem este patrimônio histórico da cidade durante a manifestão de hoje à noite.

    Curtir

  4. De que ano será aquela foto? O São Pedro cercado por palmeiras. Eu até não desgosto, ao contrário de alguns aqui. Mas que bom que cortaram essas.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: