Shows no final de semana encerram comemorações
O Theatro São Pedro completa 155 anos nesta quinta-feira. Para marcar a passagem da data, ao longo do mês, foram realizados oficinas, seminários, espetáculos e shows. As comemorações ainda incluíram a criação de uma linha de produtos confeccionada pelo Estúdio Palco, com camisetas e canecas em homenagem ao teatro e aos 90 anos da Dona Eva Sopher, presidente da Fundação TSP. Além disso, o acervo da instituição foi digitalizado e está disponível para pesquisa. O junho de celebração se encerra com o show do Uakti, no sábado, às 21h, e domingo, às 18h, tocando clássicos dos Beatles.
A inauguração
O espaço foi inaugurado em 27 de junho de 1858, quando Ângelo Moniz da Silva Ferraz era governador da Província do Rio Grande do Sul. Na sessão inaugural foi levado à cena o drama “Recordações da Mocidade”, pela companhia que tinha como diretor João Ferreira Bastos e como “primeiro galã” Furtado Coelho.
Faziam parte do elenco os artistas Joaquim Augusto Ribeiro de Souza, sua filha Carolina Augusta de Souza, Anna Monclar, Maria Amalia, Arruda e Brochado. A orquestra que animou o espetáculo era regida pelo maestro Mendanha e a decoração do teatro tinha a assinatura de Graseli.
__________________
O Theatro São Pedro:
- Surgiu por iniciativa da sociedade São Pedro de Alcântara. Seus rendimentos seriam todos canalizados para a Santa Casa de Porto Alegre.
- Em 1833, o então presidente da província Manoel Antônio Galvão doou um terreno com 100 x 200 palmos para a sua construção.
- Obras iniciaram em 1834, mas foram interrompidas por 10 anos devido à Revolução Farroupilha.
- Foi constituída uma nova sociedade privada que bvuscou recursos em 1850, reiniciando as obras.
- O projeto foi elaborado no Rio de Janeiro, e executado por Phillip von Normann, que se encarregou de toda a construção, com exceção da decoração final, que ficou a cargo de Emil Julius Textor.
- O prédio em estilo neoclássico foi inaugurado em 27 de junho de 1858, com capacidade para 700 espectadores e decoração em veludo e ouro, numa época em que Porto Alegre tinha pouco mais de 20 mil habitantes.
- Durante mais de cem anos, o Theatro São Pedro foi palco de alguns dos mais importantes espetáculos assistidos na cidade. Por ele passaram, por exemplo, os pianistas Arthur Rubinstein, Friedrich Gulda, Magda Tagliaferro e Claudio Arrau, o maestro Heitor Villa-Lobos, as cantoras Bidu Sayão e Marian Anderson, o dramaturgo Roman Riesch, o grupo francês Les Comediens des Champs-Elisées, a Orquestra de Versalhes, os atores Walmor Chagas, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, etc.
- Em abril de 1973, o Theatro São Pedro foi interditado por “absoluta falta de condições técnicas”.
- As obras de restauração iniciaram em 1975 sob a autoria do Arquiteto Carlos Antônio Mancuso (1930-2010).
- A direção administrativa dos trabalhos coube à Eva Sopher, que na época dirigia o Instituto Proarte.
- A reinauguração aconteceu em agosto de 1984.
- Em sua nova fase, o teatro tem sido administrado pela Fundação Theatro São Pedro, criada em 1982 e desde então dirigida por Dona Eva Sopher, ligada de forma autônoma à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
(resumo a partir da Wikipédia)
Categorias:Patrimônio Histórico
Espero que nao destruam o predio hoje a noite! Absurdo permitir esse vandalismo nas proximidades do palacio, o Tarso acabou de perder nossos votos com essa.
Na verdade ele nunca teve meus votos…
Só aqui em casa perdeu dez votos com essa, no meu predio que fica no centro mais uns 100
Sempre me chamou a atenção o fato de terem mudado o telhado do São Pedro na reforma. Imagino que ele já tinha caído por completo, mas quando refizeram foi alterado o projeto.
Tem gente que diz que ele é uma reconstrução, tamanha as modificações que ocorreram. Todas necessárias, claro, melhor assim do que sem nada. Só poderiam ter mantido as mansardas.
Mansardas são aquelas “janelas” no meio do telhado né? Não vejo ali, tinha? Sei que eram muito usadas antigamente…
Esta foto é de 1876:
Sim, era um dos elementos que mais chamavam a atenção no teatro.
Prédio lindo!
Espero que os vândalos e oportunistas não estragem este patrimônio histórico da cidade durante a manifestão de hoje à noite.
De que ano será aquela foto? O São Pedro cercado por palmeiras. Eu até não desgosto, ao contrário de alguns aqui. Mas que bom que cortaram essas.