Sete contêineres são queimados em Porto Alegre nesta madrugada

Coletores de lixo doméstico estavam localizados no Centro

Sete contêineres são queimados em Porto Alegre  Crédito: Vinícius Roratto

Sete contêineres são queimados em Porto Alegre Crédito: Vinícius Roratto

Sete contêineres de lixo doméstico foram incendiados na madrugada desta segunda-feira no Centro de Porto Alegre. De acordo com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), os coletores estavam localizados nas ruas Cassiano Nascimento com avenida Mauá; Coronel Vicente com avenida Júlio de Castilhos; General Bento Martins; Chaves Barcellos e Travessa Francisco Leonardo Truda.

Os equipamentos serão recolhidos durante o dia. Câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Comando (Ceic) podem ajudar a identificar os responsáveis pelo fogo. Há a suspeita de que sejam os mesmos que incendiaram duas viaturas da Brigada Militar que estavam estacionados no pátio da Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Na quinta-feira, quatro contêineres foram queimados durante protesto em Porto Alegre, apesar de a Prefeitura ter retirado 90 unidades para evitar depredações. Cada equipamento de coleta automatizada de lixo tem um custo de cerca de R$ 5 mil.

Correio do Povo

____________________

Leia também:

Bombas caseiras foram usadas para incendiar viaturas da BM



Categorias:vandalismo

Tags:,

25 respostas

  1. 1 – educação
    2 – educação
    3 – educação

    Se falhar, porrada no lombo e cadeia (de preferência privada), pois lá terão que trabalhar. Enquanto tivermos esses governos de movimentos sociais, direitos, estatutos e papo furado vamos ter atitudes como estas. Infelizmente Yeda e Coronel Mendes estavam com a razão: pra conter esse tipo de vandalismo (e outros) só na borrachada!

    Curtir

    • Caro Souza.
      .
      Antes de emitirmos opiniões devemos ter em conta a experiência internacional, quanto aos 3 primeiros pontos é simplesmente um consenso internacional, países para adquirir o crescimento devem investir em educação. Agora para se fazer isto temos que ver propostas políticas que historicamente investiram em educação, e os exemplos que deste como a Yeda, não é o que ela fez.
      .
      Quanto a privatização do sistema prisional, é só verificar o que isto está fazendo nos USA, onde há uma política neste sentido. Lá como estados e municípios podem ter suas leis próprias, muito da fonte de renda dos mesmos é obtida através do trabalho de prisioneiros, coisa que é geralmente feita para pobres, latinos e negros norte-americanos.
      .
      Se queres que uma corrupção maior ainda chegue com rapidez ao sistema prisional, vá em diante.

      Curtir

  2. Sou contra o vandalismo, mas pelo menos assim eles prestam ALGUMA manutenção. Nos arredores da Jõao Pessoa com a Ipiranga 3 containers estão estragados a pelo menos 6 meses. OUTRA COISA: Os containers são para uso de LIXO ORGÂNICO… COLOCAR O LIXO ERRADO TAMBÉM É UMA FORMA DE VANDALISMO… As pessoas DEVEM zelar pelo que é seu, pelo que é de todos. Uma ação mista de CUIDADO PELO POVO e MANUTENÇÃO PELAS AUTORIDADES é fundamental para vivermos bem harmonia.

    Curtir

  3. Porto Alegre deixou estes monstrinhos se criarem, agora vai ter que engolir seco ou usar a oportunidade para erradicar este mal.

    Curtir

    • É bem o que eu acho… ou executa a teoria da janela quebrada e já resolve o problema dos assaltos, roubos e craqueiros ou vai ficar assim como está. Ou até pior, pois esses marginais já aprenderam que podem se unir e tornar-se mais fortes.

      Curtir

  4. Com o custo de 5mil por contêiner danificado somados apenas no último mês, não daria para ter investido em desenvolver um sistema automático de extinção de fogo que minimizaria este tipo de problema? De quebra incentivaria o desenvolvimento de tecnologia que poderia então ser vendida ao fabricante dos contêineres.

    Curtir

    • Para parente, desta forma os carros de polícia, os carros particulares e prédios públicos e privados teriam que ter sistema automático de prevenção ao fogo. Não chega as prisões de alta segurança que estão virando as casas e os condomínios e tu queres combater isto com equipamentos de prevenção ao fogo?

      Curtir

  5. Escrevi um pequeno artigo, que inclusive não sei se cabe na linha editorial do Blog (se não for publicado é perfeitamente justificável), que estabelecia em parte uma analogia entre a Primavera Árabe e o que está acontecendo aqui. Mas só para dar uma pequena noção do que levam movimentos que não tem uma direção nem liderança (algo que aqui está sendo levado ao extremo), no Egito houve uma Primavera, derrubaram o governo ditatorial, os grupos que estavam melhor organizados eram os religiosos, elegeram o novo presidente.
    Hoje mesmo pela manhã, um ano após a eleição do novo presidente Mohamed Morsi, houve novas manifestações em que 5 pessoas foram mortas em confrontos dos grupos que apoiam e não apoiam o presidente.
    .
    A sérias chances de em breve termos no Egito mais uma guerra civil como na Síria, talvez com algumas centenas de milhares de mortos. Algo básico.
    .
    Primavera Árabe? Prefiro o inverno.

    Curtir

  6. O que mais me entristece é perceber que essa violência toda é necessária. Houve grandes protestos pacíficos em Florianópolis e em Recife, por exemplo, pedindo a redução nas tarifas e não deu em nada.

    Seria tão bom se os vândalos fossem presos, as passeatas fossem limpas e que isso tudo desse resultado.

    Curtir

  7. Chega disso, cambada de idiotas.

    Curtir

  8. Queimaram 3 viaturas da BM na garagem que tem na Voluntários também…

    Curtir

    • Tudo bem, foi um ato de vandalismo criminoso. Mas conseguir queimar viaturas da Brigada dentro da garagem, já mostra um total e completo despreparo da Brigada. Deveriam abrir um inquérito PM para ver quem era o responsável pela guarda, se nem a Brigada Militar consegue dar segurança as suas próprias viaturas a coisa anda muito mal!

      Curtir

      • Estas viaturas estavam “coladas” na grade de concreto que separa a Castelo Branco das dependências da SSP. Não é nada difícil um vagabundo atirar um coquetel molotov através destas grades sem precisar entrar no estacionamento. E foi provavelmente isso que ocorreu.

        O que me assusta é a “falta de preocupação” da SSP com a sua sede. Acham que são inatingíveis? estão investindo um monte em tecnologia para a segurança da Copa mas não se preocupou muito com onde estes equipamentos irão operar?

        Curtir

  9. Cadeia nesses desgraçados.

    Curtir

  10. Pablo.
    .
    Ao fim do governo militar, um grupo de prisioneiros políticos tentou doutrinar prisioneiros comuns, dando-lhes instrução política e falando sobre estratégias de guerrilha.
    O pessoal esqueceu as instruções políticas e continuou com o resto.
    Nasceu aí o 1º Comando da Capital (PCC), agora durante as manifestações vários grupos de marginais viram que poderiam se organizar e levar terror a população, o que vai acontecer daí por diante ninguém sabe.

    Curtir

    • O Comando Vermelho também nasceu assim. Quando tiveram a brilhante idéia de colocar presos políticos e traficantes no presídio de Ilha Grande no RJ.

      Curtir

      • É disseste o básico. Brilhante ideia. Preso político é preso político, criminoso comum é criminoso comum. Quem começa a tentar classificar da mesma forma termina fazendo estas burrices em que a sociedade termina pagando por mais trinta anos!

        Curtir

    • Sim… colocaram gente com conhecimento de psicologia, sociologia e política junto com os crimes comuns.

      Curtir

    • Mas de qualquer forma, falta-nos efetividade na solução dos crimes. Houve uma pesquisa que um criminoso comete em média 10 crimes até sofrer qualquer tipo de repressão.

      Ou seja, o cara comete 10 crimes e seque em liberdade porque é primário. Depois comete mais 10 até ser pego de novo e responde em liberdade. Depois disso comete mais 10 até realmente ocorrer alguma forma de medida para reduzir o crime cometido por esse sujeito.

      Somos uma sociedade extremamente pacífica, se pensarmos bem.

      Curtir

  11. Será que agora finalmente a polícia e a justiça manterão presos os marginais e craqueiros que amedrontam a população a anos em Porto Alegre?

    Curtir

    • Proposta para a Secretaria de Segurança do Estado. Disponibilizar um sistema para gravação e recuperação de imagens via internet para civís.

      Isto baratearia a questão do armazenamento das imagens para a população que utilizasse o sistema e facilitaria horrores para a polícia obter imagens na ocorrência de algum crime.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: