Morro Santa Teresa será Área de Interesse Ambiental

Vereadora Sofia Cavedon (PT) foi autora do projeto aprovado.  Foto: Elson Sempé Pedroso

Vereadora Sofia Cavedon (PT) foi autora do projeto aprovado. Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (3/7), projeto de lei que institui Área Especial de Interesse Ambiental sobre área do Morro Santa Teresa, com identificação de Área de Proteção do Ambiente Natural, de Área de Interesse Cultural, bem como institui Área Especial de Interesse Social. A proposta aprovada, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), destaca a necessidade de preservação desta área, a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA), e garante que o espaço deverá ser considerado um bem de domínio público.

De acordo com o projeto aprovado, deverão ser realizadas as seguintes ações: a implantação de equipamentos comunitários e públicos de saúde, de assistência social, de educação, de esporte e lazer e de cultura; a promoção da qualificação urbana por meio da implantação das redes de infraestrutura básica e da qualificação dos espaços públicos; e a fiscalização efetiva e permanente das áreas de proteção ambiental e do patrimônio cultural.

Sofia observa que a proposta “vem suprir a responsabilidade do ente municipal com a identificação da área nos parâmetros do Plano Diretor da cidade”, estabelecendo as Áreas de Interesse Social a fim de viabilizar a regularização fundiária e urbanização das comunidades ali estabelecidas e a preservação dos bens culturais e ambiências ali existentes.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Câmara Municipal

 



Categorias:Meio Ambiente, Morro Santa Teresa, Morros da Cidade

Tags:,

46 respostas

  1. A Sofia tem que implantar uma favela no quintal da casa dela, cabeça de urubu, essa mulher é um lixão em pessoa. Aguardemos 1000 anos e a natureza muda na marra!!!!!

    Curtir

  2. Nossa aquele morro deve dar votos hein?

    Curtir

  3. Agora coloca a lista dos vereadores demagogos que votaram a favor dessa “coisa’.

    Curtir

    • Apoiado. Quero saber quem foi a favor desta monstruosidade para não votar nesta gente.

      Curtir

    • Segue a relação, só me perdoem a falta de formatação:

      Partido Vereador Voto
      DEM Reginaldo Pujol Sim
      PCdoB João Derly Sim
      PCdoB Jussara Cony Sim
      PDT Clàudio Janta Sim
      PDT Delegado Cleiton Sim
      PDT Dr. Thiago Sim
      PDT Luiza Neves Sim
      PDT Márcio Bins Ely Sim
      PDT Mario Fraga Sim
      PDT Nereu D’Avila Sim
      PMDB Idenir Cecchim Sim
      PMDB Lourdes Sprenger Não votou
      PMDB Professor Garcia Sim
      PMDB Valter Nagelstein Não votou
      PP Guilherme Socias Villela Sim
      PP João Carlos Nedel Não votou
      PP Mônica Leal Sim
      PPS Any Ortiz Sim
      PRB Séfora Mota Sim
      PRB Waldir Canal Não votou
      PSB Airto Ferronato Ausente
      PSB Paulinho Motorista Sim
      PSD Bernardino Vendruscolo Sim
      PSD Tarciso Flecha Negra Sim
      PSDB Mario Manfro Sim
      PSOL Fernanda Melchionna Sim
      PSOL Pedro Ruas Sim
      PT Alberto Kopittke Sim
      PT Engº Comassetto Ausente
      PT Marcelo Sgarbossa Sim
      PT Mauro Pinheiro Sim
      PT Sofia Cavedon Sim
      PTB Alceu Brasinha Sim
      PTB Cassio Trogildo Sim
      PTB Elizandro Sabino Sim
      PTB Paulo Brum Sim

      Aprovado
      Sim: 30
      Ausente: 2
      Não votou: 4

      Link: http://projetos.camarapoa.rs.gov.br/projetos/118311

      Curtir

  4. Achei uma péssima idéia, se tu for ver é uma lei para preservar os assentamentos irregulares. Mas daí vem uma dúvida minha: essa ação nos proíbe de pleitear a criação de um parque, instalação de teleférico, infra turística, etc?

    Acredito que não, mas gostaria de uma opinião mais informada.

    Curtir

    • Que mania de querer criar infraestrutura turística quando alguns dos moradores da própria cidade não tem infraestrutura adequada. Criemos infraestrutura para quem mora na cidade, de saneamento, transporte. Com esgoto 100% tratado teremos um Guaíba limpo que será aproveitado também por turistas. E um transporte eficiente que sirva com qualidade e conforto à população, atenderá também a turistas.

      Quero viver numa cidade autêntica e com qualidade de vida para todos e todas, e não na Disneylândia.

      Curtir

      • Mania de achar que tem que haver uma ordem definida. Ou tu não percebes que a infra estrutura turística poderia inclusive gerar emprego para os próprios moradores da região? Eu não falei em tirá-los dali.

        Acho engraçado essa lógica de ver investimento em turismo como um “gasto”. Se fosse gasto não deveria ser feito, a ideia é ser investimento.

        Curtir

      • Marcelo, aquelas pesoas compraram os terrenos em que estão? Pagam imposto como todos nós? Porque se sim, concordo com vc, caso contrário, tomar um lugar dizer que é meu não, não e não.

        Curtir

  5. Coisas que eu Odeio em POrto Alegre:
    -Ajudar favelado e vagabundo, ta na moda. Já que o Pobreza Zero da Dilma tem que ser realizado, a nobre vereadora fez o seu papel.

    INCRIVEL que ninguem fala do lixo que esta no canteiro em frente a rodoviária com os catadores, e bem num lugar de acesso de pessoas que chegam na cidade. Porto alegre é um lixo a céu aberto e ninguem faz nada, porque o pobre da voto pro politicos e reelegem esse bando de canastras que nada mais fazem que encher seus bolsos e dizer que moramos no melhor por do sol do mundo. Olhem de seus apartamentos de luxo o que acontece aqui em baixo, caminhem e verão o quanto essa cidade em nada melhora. Fazem uns corredores que nada mais é do um piso de concreto melhorado, que já deveria ser feito isso quando foi criado os corredores. Constroem pontos e viadutos e que ja deveriam terem sido feitas a mais de 10 anos. Os prédios não podem ter determinadas alturas, alvarás pra se conseguir é uma burocracia, tudo nessa prefetura trabalha como os CCs, a passo lento lentissimo.
    Incrivel quem quer mudar as coisas (manifestações) vão só pro lugar mais abandonado da cidade, porque nunca fizeram caminhada pro lado da 24 de outubro, mostardeiro, Cristovão….Porque não a Nilo, não Meu Deus, ali mora a parte decente da cidade, e que olham só pro seus umbigos.
    A Capital ja faz muito tempo que esta separada por nixos, localidades. E quando estou na galeria Chavesaqui no centro percebo como as pessoas elogiam pela sua beleza, cuidado e limpeza. Isso é de aplaudir de pé, pois tiveram cuidado assim como a Renner de investir nesse pedaçõ da cidade que tem a parte comercial mais abandonada da cidade.
    Eu amo Porto Alegre, mas também odeio muitas coisas….

    Curtir

  6. Lendo a notícia, fui dar uma olhada no MapsGoogle, e dá para notar claramente que o morro já está praticamente antropizado, inclusive há dois conjuntos de habitaçôes que daqui a pouco vão se unir, faltam somente algumas centenas de metros. E com essa identificação de Área de Proteção do Ambiente Natural (da área que restou, é isso?), de Área de Interesse Cultural (sério?), bem como institui Área Especial de Interesse Social, aí que levo medo, já que com essa denominação, daqui a pouco vão simplesmente transformar esta área num grande conjunto habitacional popular, ou lotear com um monte daqueles blocos do Minha Casa, Minha Vida. É só imaginar a paisagem que ficaria. Podem me corrigir, mas o futuro do Morro Santa Teresa é tenebroso.

    Curtir

  7. Essa tomada de morros por populações mais pobres me preocupa…. daqui a pouco viraremos um Rio de Janeiro.

    Mesma coisa tá acontecendo lá no morro Santana, só que por condomínios de classe média!

    Curtir

  8. Rindo muito com a indignação. Desculpem.

    Curtir

    • Quero ver rir depois, quando for apresentar o morro para algum amigo de outro estado, e descobrir que tem uma favela la.

      Aconteceu isso com um pessoal do meu trabalho, todos emocionados querendo levar um pessoal da Europa para ver Porto Alegre la do morro, chegaram la e se apavoraarm.

      hahaha

      Curtir

      • Eu tenho vergonha é de cidades que varrem a “sujeira” para baixo do tapete, que enviam os pobres e marginalizados para a periferia. Que os visitantes conheçam Porto Alegre como ela é.

        A solução para evitarmos o desconforto causado pela miséria é acabarmos com a miséria e não mandarmos ela pra longe.

        Curtir

        • Matou a pau com esse comentário. Parabéns.

          Curtir

        • Ignorando que as “remoções” da Cruzeiro vai mover ele para a própria região e não para a periferia?

          Curtir

        • Eu tenho vergonha de pessoas que não fazem nada para melhorar e não deixam outros fazerem. Primeiro que estas áreas foram invadidas. Segundo que são sub moradias e uma remoção iria justamente tiras estas pessoas que ali vivem amontoadas lhes dando uma condição melhor de vida. Terceiro que disponibilizando aquela área seria possível revitalizar e democratizar o espaço, ou seja, toda a população usufruir (por meio de restaurantes, mirantes, teleférico, etc..)e não apenas um grupo de pessoas.

          Curtir

        • Exato, e além de serem sub-moradias são esconderijo de traficantes, pelo difícil acesso. Os filhos dos moradores acabam sendo educados na escola do crime. A revitalização da área beneficia a toda a cidade, já que o turismo gera renda e empregos. Já deixar assim não beneficia ninguém. Ou melhor, beneficia algumas Ongs.

          Curtir

  9. ^^@guilherme:

    exato. o mesmo que os “indios” fizeram no morro do Osso.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: