Incêndio de grandes proporções atinge Mercado Público de Porto Alegre

Corpo de Bombeiros acionou nove viaturas para combater as chamas

Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre Crédito: Tiago Medina / Especial CP

Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre
Crédito: Tiago Medina / Especial CP

Um incêndio de grandes proporções atinge o Mercado Público de Porto Algre, no Centro. As chamas atingem o segundo piso do prédio histórico, em frente à estação da Trensurb, na avenida Júlio de Castilhos, mais ao lado da Praça Parobé. O Corpo de Bombeiros deslocou nove viaturas para combater o fogo. Unidades de Charqueadas e Eldorado do Sul prestam apoio aos bombeiros de Porto Alegre. Não há informações de feridos.

Por volta das 21h, cerca de 20 minutos depois do começo do incêndio, boa parte do segundo andar já havia sido consumida pelas chamas, que seguiram muito altas mesmo após quase uma hora do início do incêndio. Diversas explosões ocorreram dentro do edifício, provavelmente provocadas por explosões de botijões de gás. O incêndio chamou a atenção de muitas pessoas, que se concentravam nas cercanias do prédio. A polícia isolou o local e pediu para os curiosos deixarem a região.

As avenidas Júlio de Castilhos e a Siqueira Campos foram bloqueadas pela Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC), assim como o Largo Glênio Peres, para o trabalho dos bombeiros. O Mercado Público estava fechado ao público desde as 19h. O Trensurb não está funcionando perto do Mercado e está partindo da Estação Rodoviária.

Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre Crédito: Tiago Medina / Especial CP

Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre
Crédito: Tiago Medina / Especial CP

Correio do Povo

___________________

Mais informações no G1 / RBS, clicando aqui.

_____________________

Fotos diversas do incêndio do Mercado:

Foto: Miguel Rocha - Caderno 7

Foto: Miguel Rocha – Caderno 7

Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre (Foto: Maurício Gonçalves/ RBS TV)

Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre (Foto: Maurício Gonçalves/ RBS TV)

Segundo a BM, fogo atinge segundo andar do prédio em Porto Alegre (Foto: Maurício Gonçalves/ RBS TV)

Segundo a BM, fogo atinge segundo andar do prédio em Porto Alegre (Foto: Maurício Gonçalves/ RBS TV)

mercado-incendio3

mercado-incendio4

mercado-incendio5

1004050_559949697381532_713637543_n

1014124_10201359759094138_1015838338_n

1012179_10201359759214141_453929181_n

1004448_10201359757454097_777468934_n

Foto aérea - ZH

Foto aérea – ZH

Fotos do Portal UOL:

mercado-publico-uol-01

mercado-publico-uol-02

mercado-publico-uol-03

Vídeos do incêndio, via Correio do Povo:

__________________________

Vale a pena lembrar:



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

67 respostas

  1. Em relação aos bombeiros e a todo serviço público de maneira geral. Isso é o que acontece quando tentam implantar o “estado mínimo”, que nada mais é do que incompetência administrativa e sucateamento dos serviços.
    Nada mais a dizer.

  2. a ano atrás quando a especulação começou para as melhorias no centro de poa o primeiro a er visto foi o mercado da antiga praça do bombeiros ,tds devem se lembrar ,,e também começou com incêndio a sua interdição ,,,e em seguida foi condenado e demolido ….ACORDA PORTO ALEGRE ,ALGO VEM POR AI ,,,,,,,,,,

  3. Para um pouquinho, a estação mais próxima de bombeiros do mercado público fica a menos de 5 minutos do Mercado Público (havia uma estação atrás da prefeitura que desmontaram para fazer um estacionamento para a prefeitura). Será se houvesse um verdadeiro corpo de bombeiros totalmente profissionalizado, não vinculado a Brigada Militar este incêndio não poderia ser extinto mais cedo?
    .
    Outra coisa, não há um segurança dentro do Mercado Público?
    .
    Terceira e última, como foi prender fogo no Mercado TOTALMENTE FECHADO COM A ILUMINAÇÃO DESLIGADA?
    .
    Para mim esta história está muito mal contada.

    • Não sabia que aquela estação de bombeiros atrás da prefeitura tinha sido transformada em estacionamento para a prefeitura. É o “direito” de estacionar o carro em detrimento da segurança.

    • E o que adiantaria ter esse corpo de bombeiros ”profissionalizado” fora da Brigada Militar se não houver investimentos? É uma utopia achar que tudo vai melhorar só porque o corpo de bombeiros deixar de ser dar Brigada. O corpo de bombeiros precisa primeiramente de investimentos pesados em estrutura, em equipamentos, dar uma melhor remuneração para o seu efetivo, aí sim, aí poderemos ter um melhor corpo de bombeiros.

      • É que hoje os bombeiros “militarizados” dividem a verba com a Brigada Militar (parte da segurança).

        Daí, não preciso te dizer que boa parte da verba vai para segurança (não está errado) e sobra pouco para os bombeiros.

        O que se quer é independência de orçamento! para daí sim poder ter um orçamento decente e que permita equipar e treinar esse pessoal todo.

        A associação dos bombeiros vive reclamando disso! acho que tá na hora de olhar com mais cuidado, não?

        Ou precisaremos de mais umas tragédias (seja em que proporção for) para que algo mude?

        • Errado. Os bombeiros nunca vão deixar de serem militares, mesmo saindo da Brigada.

          A verba e efetivo são estipulados pelo governo do estado. Quem abre licitação para a compra de equipamentos dos bombeiros é o governo e não a brigada. A brigada manda pro estado as suas necessidades e o estado é que vai dizer se vai ser feito ou não.

        • Lucas, há um engano de tua parte, a constituição não proíbe corpos de bombeiros civis, ela somente diz que é obrigação do Estado, porém há inclusive regulamentação da profissão de Bombeiro Civil, LEI Nº 11.901, DE 12 DE JANEIRO DE 2009.
          .
          A única imposição desta lei é que devem ser chefiados no caso de trabalharem em conjunto pelos bombeiros militares!

        • Sim, Rogerio, existe essa Lei, mas segunda a mesma Lei: Art. 2o Considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

          Basicamente essa lei regulamenta o trabalho das brigadas de incêndios das empresas privadas (exemplo mais comum é nos shopping). Isso é basicamente igual as empresas de segurança privadas. O Estado com isso tenta jogar uma certa responsabilidade para as empresas., tanto privadas como públicas.

          Mesmo com essa Lei o Estado não tem poder de criar uma corporação que substitua o corpo de bombeiros militares. Para isso, teria que se mudar a CF.

      • Lucas.
        .
        O problema é simples, os bombeiros quanto a instituição militar, não podem se manifestar publicamente quanto a ausência de equipamento, é uma verdadeira piada dizer que guarnições de toda a grande Porto Alegre foram mobilizadas e com isto tínhamos NOVE viaturas para apagar um fogo dessas proporções, e me parece que com tudo isto conseguiram juntar uns 50 bombeiros! Depois desta lanço um desafio, o que tem mais em Porto Alegre, Coronéis e Tenentes Coronéis da Brigada ou bombeiros?
        .
        Mesmo se der empate técnico eu diria que há uma diferença significativa, uns servem para arriscar as suas vidas, ganhar um salário miserável e não ter a mínima chance de progredir na profissão, já os outros, além de ganharem salários régios servem para que?
        .
        Eu tive o IMENSO PRAZER de dar aulas para aspirantes a Bombeiros (aulas de hidráulica, é claro) e posso dizer com a máxima certeza, os soldados da Brigada que escolhem a profissão de BOMBEIROS são os melhores, são os mais inteligentes, tem o melhor grau de escolaridade e querem prestar serviços a comunidade.
        .
        Só mais um detalhe, atualmente a Brigada Militar tem por um acaso um oficial que é Engenheiro Civil (nosso ex-aluno), que se formou inclusive tendo dificuldades em conseguir afastamento para as aulas. Ou seja, para a sorte do Corpo de Bombeiros, se tem o que a muito tempo não se tinha, um oficial com capacidade e vontade em se especializar em defesa civil!

        • Aí que o senhor comente um grande equivoco. Os bombeiros mesmo deixando a Brigada Militar eles não vão deixar de serem militares estaduais. Nesse quesito teria que se mudar a CF, já que em seu Art 144. fala V – Polícias militares e corpos de bombeiros militares.

          A questão da separação é apenas uma questão administrativa e não de militarismo

          Um detalhe, no corpo de bombeiros há vários oficiais formados, o comandante dos bombeiros de porto alegre, TC Adriano Krukoski é formado em engenharia civil pela PUC

          Sei disso porque sou Soldado da brigada, Rogerio Maestri 🙂 Se quiser saber mais alguma coisa entra em contato comigo, ficarei feliz em responder as tuas perguntas em OFF

        • Leia acima, há inclusive uma profissão regulamentada e sindicato de bombeiros civis.
          A única restrição é que na ação conjunta de civis e militares, devem os civis serem chefiados pelos militares.

        • Quanto a questão de militarismo, há sim, a medida que os bombeiros militares são considerados forças reservas do exército nacional.

        • E tem mais, os comandantes militares procuraram através de Projeto de Lei para transformar os Bombeiros Civis em Brigadistas Particulares, este projeto de lei entrou em 2009 e foi aprovado rapidamente em 2011, foi inteiramente vetado.
          .
          A partir disto se vê que há interesse das corporações militares em manter o Corpo de Bombeiros, porém este interesse não é retratado no cuidado com o pessoal e material.
          .
          Ou seja, querem o corpo de bombeiros mais para marketing!

        • Mais uma pequena observação, na profissão de bombeiro civil há o que se chama bombeiro mestre em que:
          .
          III – Bombeiro Civil Mestre, o formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio.
          .
          Isto coloca os bombeiros civis mestres melhores qualificados do que a maioria dos comandantes de guarnições (com honrosas exceções), isto os incomoda.

        • Só duas perguntinhas Lucas.
          .
          Primeira: Para ser comandante precisa ser engenheiro?
          .
          Segunda: Há quadros de engenheiros na Brigada militar (estou falando em carreira, não em bombeiros que cursam engenharia)?
          .
          Estas duas perguntas que devem ser respondidas!

        • Vamos lá:

          Primeira. Não precisa. Para ser comandante precisasse de QI (Quem Indique), como em qualquer repartição pública. Óbvio que há uma certa preferencia por oficiais formados, mas não é obrigatório ser.

          Segunda. Não há quadros de engenheiros na Brigada. Para ser oficial hoje em dia precisasse ser Bacharel em Direito ( só dois estados tem essa obrigação, os demais não precisa ser formado em nada, apenas passar no concurso).

          Em alguns estados existe o QOBM/E (Quadro de Oficiais Bombeiros Militares/ Especiais). São oficiais formados em: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia Eletricista. Aqui isso não existe.

        • Lucas.
          .
          Eu já sabia a resposta, pois conheci há muito tempo um capitão da Brigada que era engenheiro e exatamente na época dele foi extinto um corpo de engenheiros que existia na Brigada Militar.
          .
          As tuas respostas são exatas e claras e mostram porque sou contra o Corpo de Bombeiros do jeito que está. Se como dissestes houvesse um quadro técnico especializado, como QOBM que citastes, o Corpo de Bombeiros poderia ficar na Brigada, mas nossos maigos Bacharéis em direito pois entendem tudo de incêndio, né! (Não precisa responder a última exclamação).
          .
          Lá por 1900 e pouquinho, quando comecei a trabalhar com proteção a incêndios (depois parei) quem era comandante era um oficial DENTISTA (pelo menos por formação entendia mais de materiais do que os bacharéis). Se não me falha a memória Major Firigollo (ou um nome parecido com isto). Mas obrigar que um oficial Bombeiro seja bacharel em direito é dose!

        • Agora é eu que te pergunto Rogério, por que certo estados tem o QOBM/E e aqui não? Simples, porque isso demanda gasto pro estado, esse quadro teria que ter um salário atrativo para o pessoal dessa área optar por ser bombeiro. Como eu disse a cima Rogério, isso não é culpa do militarismo, e sim, da falta de vontade do Estado com a segurança pública. O problema não é só a Brigada, o problema é em toda a Segurança (Susepe, IGP, Polícia Civil). O militarismo é 10% no máximo 20% do problema da Brigada, o resto é simplesmente a falta de investimentos. Toda a segurança pública sofre disso, ela só é mais gritante na Brigada por ela é responsável pela policiamento ostensivo, que é parte da segurança que o cidadão mais vê.

        • Lucas, sinto muito, mas um profissional de nível superior no estado ganha muito menos do que um Coronel da Brigada! O problema é que tirando o CB da Brigada tem duas opções, ou diminui proporcionalmente o oficialato ou continua mais gente sem fazer nada, para os soldados e sub-oficiais fica seis por meia dúzia.

  4. Acho que deu perda total no Telúrico,restaurante vegetariano que já frequentei várias vezes.

  5. Vale mais que mil palavras…

    Vergonha deixar o corpo de bombeiros sucateado desse jeito.

    Vamos mandar os CC’s de balde ajudar a apagar o incêndio. Talvez pra isso eles prestem.

  6. Muito triste,ainda bem que meu falecido pai não está aqui para ver isso ele trabalhou muitos anos no mercado!

  7. Cimento se reconstrói… Mas graças a deus o incêndio ocorreu com o prédio vazio.

    Imagina se acontece algo parecido com o prédio lotado?

Faça seu comentário aqui: