Beira-Rio apresenta avanço tímido e marca 74% de execução

Construtora instalou 27 folhas metálicas da cobertura, de um total de 65 estruturas

Foto: Internacional

Foto: Internacional

As obras do Beira-Rio avançaram três pontos percentuais no mês de junho e marcam 73% de conclusão. A reabertura do estádio gaúcho está prevista para dezembro deste ano.

A maior frente de trabalho está ligada a instalação das folhas metálicas da cobertura. Até o último dia 10, de um total de 65 estruturas, 27 haviam sido montadas no entorno do Beira-Rio.

A Andrade Gutierrez, construtora responsável pela obra, também dá andamento à construção de 14 torres de circulação. Elas serão responsáveis pela saída dos torcedores dos níveis cinco e seis, os mais altos do Beira-Rio. Há ainda outras frentes de trabalho nas áreas internas de circulação, no túnel do vestiário e no futuro edifício-garagem.

Nas arquibancadas, segue em andamento as fases preliminares da colocação dos assentos. A montagem das longarinas, que é a primeira etapa do processo, foi iniciada na última semana de junho. Praticamente todo anel inferior está concluído. A frente de trabalho terá mais duas fases: a marcação dos pontos de fixação e a colocação dos chumbadores.

Depois, as cadeiras, retráteis e vermelhas, serão parafusadas. De acordo com o cronograma de obras, todos os assentos serão instalados até novembro deste ano.

De acordo com o Internacional, o Beira-Rio já está recebendo os novos transformadores. Eles irão fornecer energia para os diversos setores e também para o edifício-garagem, incluindo iluminação de campo, de áreas internas, sistemas especiais, elevadores, climatização e placares eletrônicos.

A um custo de R$ 330 milhões, o novo Beira-Rio terá pouco mais de 51 mil lugares. No Mundial de 2014, receberá cinco partidas, sendo quatro de primeira fase, além de um jogo das oitavas de final.

Veja as fotos, todas de 12 de julho:

Fonte das fotos: Internacional

Portal 2014



Categorias:COPA 2014, Reforma do Estádio Beira-Rio

Tags:, ,

7 respostas

  1. De acordo com a notícia, as obras do BR avançaram 3 pontos percentuais em um mês (junho)…e chegaram a 74% de conclusão.

    E o pior é que esse tem sido o ritmo médio de avanço das obras, conforme divulgação do próprio SCI (em março: 62% de conclusão; em abril: 65%; em maio: 68,5%; em junho: 71%; em julho: 74%)…detalhe: esse ritmo médio é confirmado pela notícia de abril (motivo de comemoração, é sério!): “Nos últimos seis meses, o salto foi de 20%”http://www.portal2014.org.br/noticias/11540/BEIRARIO+ESTA+65+CONCLUIDO+VEJA+VIDEO+DAS+OBRAS.html

    Ou seja, na fase mais “pesada” da obra, a média de avanço foi de aproximadamente 3 pontos percentuais por mês.

    Então, mesmo considerando esse ritmo de avanço de 3% ao mês (sendo bem otimista, já que é notória a diminuição do ritmo de avanço no final de uma obra, especialmente na fase de acabamentos), podemos prever que a obra ficará pronta (100%) em 8,66 meses (contados a partir de julho, inclusive), ou seja, quase no fim de março de 2014… e o primeiro jogo em Porto Alegre está marcado para 15/06. Antes disso (e antes mesmo de ser entregue à FIFA, um mês antes do primeiro jogo, em maio, portanto), o estádio tem que passar por eventos-teste…começou a ficar complicado, né?

    No entanto, o cenário piora se formos minimamente realistas, e levarmos em conta que o ritmo de avanço da obra será um pouco menor – já que a partir de um determinado momento só restarão as obras de acabamento, instalação da lona, colocação dos assentos, pintura, sinalização, revestimento das fachadas etc. Assim, seria razoável projetarmos um avanço médio de 2,5 pontos percentuais a cada mês, quando a previsão de término da obra passaria a ser para daqui a 10,4 meses, ou seja, a entrega da obra concluída (100%) somente ocorreria no meio do mês de maio de 2014…daí complicou de vez, ou não?

    Outra coisa, se não me engano, na obra da Arena havia quase dois mil funcionários trabalhando…

    Curtir

  2. O beira-rio vai ficar pronto em maio do ano que vem, apostem. E vai ficar pronto “daquele jeito”.

    Curtir

    • Caro Xará.

      Olhe fotos da construção da Arena e veja como uma obra (com dinheiro, óbvio) avança absurdos em 6 meses. Em dezembro estará “pronto”, devendo ajustes, assim como ocorreu em todos os estádios, inaugurados, TODOS. Maraca teve problema, Fonte Nova, Mineirão, Arena, todos. Logo, acredito que vai seguir a lógica dos demais.

      No mais, olha essa foto que estou linkando abaixo. Veja como estavam as obras da Arena gremista no dia 15 de julho de 2012. E lembre-se depois que o estádio foi inaugurado em dezembro do mesmo ano.

      Abraços.

      Curtir

      • Aqui mais uma foto de julho de 2012. Reparem que nem as arquibancadas estavam prontas à epóca…por isso acredito que em dezembro será entregue.

        Curtir

    • Acho que não, não acredito que repetiriam o mesmo fiasco de deixar a cidade sem Copa, pois se não ficar pronto em Dez/janeiro, babau Copa.

      Curtir

  3. Fui na sexta buscar minha carteira nova de sócio e percebi uma coisa. Se tem 100 trabalhando é muito. Só se tiverem internamentye, porque na montagem de uma das fohas tinha 4 operários, em outra tin ha mias 3 e tinha uns pingados montando a estrutura de fora das paredes,,,, Para uma construção que tem menos de 6 meses para acabar ta longe ainda….

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: