Fotos: O Centro de Porto Alegre

Estive andando pelo centro da cidade hoje após o almoço e tirei estas fotos.

Fico meio triste às vezes por ver a nossa cidade meio estagnada visualmente e ver muitos dos anseios que tivemos nesta época pré-Copa 2014 irem todos água abaixo.

Vemos o “esqueleto” lá, intocado, semelhante há quase 60 anos, sem solução à vista; o entorno do Chalé da Praça XV mal cuidado, com aspecto similar a antes das “grandes mudanças” prometidas; e prédios velhos, sem modificações previstas.

Quem sabe um dia possamos ter uma impressão diferente….

Positivamente, destaco a área da Praça Otávio Rocha, com seu Café da Praça, uma área que ficou muito agradável. Recomendo a todos conferirem o café.

Aqui as 52 fotos selecionadas (sim, seleção, pois tirei mais de 100):



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Centro Histórico, Revitalização do centro

Tags:, , ,

13 respostas

  1. Comentário sobre as fotos:
    Adoro o centro de Porto Alegre. Apesar de ser um pouco mal cuidado, acho que é o centro (com potencial) de ser o melhor do país. Me parece que as pessoas daí já desistiram de transformar o lugar e acabam só vendo os defeito mas, enfim…

    Agora, desculpa desviar completamente do assunto mas, vocês viram esse vídeo:

    * Não sei se pode postar links aqui. Então se o moderador quiser excluir meu comentário vou entender perfeitamente.

  2. bonito o café, não lembrava que estava aberto. Sobre a Praça XV, estão abrindo uma rua ali, então agora tudo vai se resolver! (não)

  3. É triste ver os post sobre o centro de Porto Alegre e suas calçadas e prédios defasados, comumente divulgados no Blog.

    Conheci cidades como Shangai, Seoul e Tóquio, onde o cuidado com os passeios públicos e essencial. Em Seoul e Tóquio existem bairros de compras que são um shopping a céu aberto, como Myeong-dong e Shibuya, respectivamente. Em ambas as cidades, é comum encontrar calçadas com PAVS (pequenos blocos de concreto) divididos em duas cores: Parte da calçada em vermelho para os pedestres e parte da calçada em verde para as bicicletas. A parte da calçada destinada aos pedestres ainda conta com uma faixa amarela, em alto relevo, para a orientação de deficientes visuais. TODAS as esquinas são rebaixadas.

    Acho que o PAVS não custa caro para fazer e poderia ser adotado em Porto Alegre.

    Podem conferir a informação no Google Street View.

  4. O centro não parece tão ruim pelas fotos, mas andar por lá me parece cada vez pior. No fim da Andradas (sentido Centro-bairro), as calçadas são extremamente estreitas para a passagem de meia dúzia de carros, táxis e lotações, e há, além de tudo, alguns vendedores de DVD’s ilegais bloqueando o que sobra da calçada; já a parte sem circulação de carros, é cheia de bancas de artesanato que ocupam metade da rua (e bem no meio). Isso sem falar nos outros problemas, como calçadas degradas, prédios pichados, etc. Com isso, é impossível ser otimista com o futuro do centro. Eu diria que não há como piorar, mas eu estaria me iludindo.

  5. Dá pra ver como o Prédio da Aplub e o Gaspari destoam do Centro Histórico.
    E os dois adotaram a mesma solução, envolver algo que consideravam feio com a “modernidade”.

  6. Gostei do visual do Café da Praça Otávio Rocha. Faz um bom tempo que não passo por aquelas bandas. Ficou com um ar “clean” e de bom gosto.

  7. Pablo concordo em 100 por cento na tua frase….

  8. Quando eu olho imagens como essa fico pensando que falta tão pouco para PoA ser uma cidade bonita.

  9. Que porcaria, já encheram a praça de logotipo da Coca-cola!

  10. OFF TOPIC:

    Onde está Fortunati ?

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/07/19/empresas-de-onibus-de-sao-paulo-lucram-1525-mi-em-2012.htm

    Empresas de ônibus de São Paulo lucraram R$ 152,5 mi em 2012 16
    Marivaldo Carvalho
    Do UOL, em São Paulo 19/07/201319h53

    A SPTrans, empresa que administra o transporte público na cidade de São Paulo, divulgou nesta sexta-feira (19) o balanço com o lucro das empresas de ônibus da cidade, um montante de R$ 152.574.770,03. Este número é apenas das 17 empresas concessionárias, que integram oito consórcios. As permissionárias, conhecidas como lotação, não são obrigadas, por lei, a repassar os números para a prefeitura, segundo a SPTrans.

    O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou no dia 26 de junho deste ano, em entrevista ao “SPTV”, que cancelou o processo de licitação para a contratação das empresas de ônibus que realizarão o serviço pelos próximos 15 anos e estimada em R$ 45 bilhões. A medida ocorreu após a série de protestos contra o aumento da tarifa do transporte público na capital paulista, que voltou a custar R$ 3.

    A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta sexta-feira (19) a primeira sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Transportes, que investiga as planilhas do transporte municipal, após receber as primeiras respostas dos requerimentos feitos no início deste mês.

    Até o momento, a SPTrans entregou aos parlamentares mais de 6.000 páginas de documentos, além de cerca de 1 giga de arquivos em formato digital, segundo informações da assessoria da CPI. O presidente da comissão, Paulo Fiorilo (PT), disse que os dados serão disponibilizados para todos os vereadores após serem avaliados pela procuradoria da Câmara.

  11. Belo trabalho !

Faça seu comentário aqui: