Palhaçada total !!!! Porto Alegre só terá sistema BRT após a Copa, admite prefeitura

Estações e terminais que vão compor o novo modelo de transporte público da Capital sequer têm projetos concluídos e perspectiva de lançamento de licitação

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Estações (como a da imagem) e terminais do sistema BRT sequer têm projetos finalizados Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal

Estações (como a da imagem) e terminais do sistema BRT sequer têm projetos finalizados
Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal

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É uma grande palhaçada mesmo !  Primeiro foi a ampliação da pista do aeroporto que foi tirada da matriz da Copa; em seguida tivemos a notícia de que a ampliação do Terminal 1 do aeroporto só ficaria pronta em 2016, 2 anos após a Copa; agora temos a informação de que o BRT, principal obra para a mobilidade urbana da cidade para a Copa, não ficará pronta para a Copa! Qual será a próxima notícia ????

Confesso pra vocês, que eu desejaria muito que a próxima notícia fosse: PORTO ALEGRE DESISTE DE SEDIAR A COPA 2014 ! Seria o mais moralmente correto por parte da prefeitura que não tem nenhuma competência pra gerir nada de importância, nem mesmo para pedir dinheiro em Brasília !!!

A cidade, durante a Copa, estará toda em obras, desde o aeroporto até os viadutos e corredores de ônibus. Será uma grande vergonha para a cidade. A incompetência estará estampada nas obras inacabadas por toda a cidade. Só puxadinhos estarão prontos. Vai ser uma grande festa para turistas.  Negativa, claro.

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Do Affonso Ritter:

Os BRTs só após a Copa

Os turistas que visitarem Porto Alegre durante a Copa do Mundo em 2014 encontrarão um sistema BRT (Bus Rapid Transit) pela metade. A prefeitura jogou a toalha e admite que o novo formato de transporte público na capital gaúcha, que prevê estações climatizadas, ônibus modernos e novos terminais, não estará operando até o Mundial ainda que essa tenha sido a promessa da administração municipal até agora. Apenas os corredores devem estar prontos. Ainda não foram licitadas as construções das estações e dos 5 terminais (Antônio de Carvalho, Azenha, Cristal, Manoel Elias e São Pedro). Os projetos estão em fase de elaboração, e a Secretaria de Gestão não tem um prazo definido para que a concorrência seja lançada. O secretário Urbano Schmitt entende que o processo está dentro do esperado: “Hoje nós não temos prazo (para o lançamento das licitações). Na verdade, não é demora. O trabalho está dentro do contexto.” Além disso, a definição dos vencedores da licitação das três bacias de transporte público de Porto Alegre também impede que os BRTs comecem a operar. Prometida para iniciar até o final de 2013, com o lançamento da concorrência para as linhas da Zona Sul, a licitação já vai contemplar a operação do novo sistema.



Categorias:BRT

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111 respostas

  1. Podem contar, que não vai haver mais BRTs, roubaram bastante e na verdade não estão nem ai para porto alegre….como sempre, só haverá maquiagem, e algumas pequenas obras sem relevância e aproveitando….a revitalização do porto e da orla…será pior, mais demorada e obviamente com certeza mmmuuuiiitttoo mias cara…afinal alguém tem que ir esquiar em Aspen ou curtir a Europa….Baita vergonha…bem dito acima, PORTO TRISTE

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  2. Enquanto a prefeitura defendia com unhas e dentes a obra da Anita (que não tem NADA a ver com a Copa), o BRT (esse sim com GRANDE serventia para a Copa) estava esquecido.

    Agora encontram “do nada” uma rocha na escavação da trincheira. Trofeu joinha para a empresa que fez o projeto. Será que chegaram a fazer alguma sondagem?

    Estamos a menos de um ano da copa anunciam que nem projeto pras estações do BRT se fez ainda.

    Prefeito comprando briga até com a RBS para defender a ATP, que acaba de anunciar que acionará judicialmente a Prefeitura por causa das “perdas” que tiveram em função do valor das passagens. Mesmo sem elas nunca terem aberto as contas (aquela tabelinha chinfrim que andou circulando nada mais era que um legítimo “sambarilove”).

    Tá que é um samba do crioulo doido nossa cidade.

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    • Sobre a trincheira da Anita: tu viu eles fazerem algum buraco na região, antes de começar a obra? (para sondagem)

      Quando eu trabalhava na região a um ano atrás não vi nada!

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    • Será que essa história da pedra não é proposital? Vai ver se sabia dessa pedra desde a construção da III perimetral mas ficaram quietos só para cobrar mais agora. Sabe como é, se fazem de loucos “não sabíamos, tinha uma pedra no meio do caminho, ou nos pagam mais ou abandonamos a obra como está”.

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      • Evidente, Pablo, qualquer aluno de engenharia que tenha tido um curso bom de geotecnia, sabe que em espigões que separam duas bacias vertentes, geralmente tem rocha aflorante. Pois se não houvesse estas rochas ele não seria um espigão! Bidú, né.
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        Agora caberia a uma fiscalização (se esta houvesse) contestar isto e fazer a empresa pagar os custos, mas provavelmente não vão fazer isto, vai ter um extrinha!

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  3. Estou rezando para que as obras do Metrô não saiam, pois se numa passagem de nível, num local que quando estás na calçada sentes as vibrações dos veículos pesados, não se darem conta que o solo é ruim, é o máximo da improvisação.
    .
    Se tivessem feito meia dúzia de furos de sondagem, com um bom laudo geotécnico não haveria surpresas, agora imaginem um metrô em que não foi feito nenhuma sondagem o que pode acontecer, por isto a Odebrecht, que pra burros não servem, jogaram o preço lá para cima.
    .
    Inclusive achei uma graça na época que o Prefeito Fortunati, que apesar de ter vários diplomas de nível superior, não é engenheiro nem muito menos engenheiro de geotecnia que definiu o modo de construção.
    .
    Estamos num país virado de cabeça para baixo, onde alguém que não entende nada define modo construtivo de um Metrô, parece que ele está escolhendo as cores de prédios públicos.

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  4. A meta declarada do Fortunati foi cumprida: a assinatura de todos os contratos das obras (com a desculpa da Copa). Em seguida, o Prefeito admite que as obras não ficarão prontas para a Copa, mas ressalta que o importante é que já foram contratadas. Importante para quem?

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  5. Portais da Cidade,
    BRT,
    MetroPOA,

    Os insucessos (e as críticas advindas) quase sempre são causados pela falta de conhecimento, planejamento, avaliação e controle das ações adotadas.

    Os resultados de uma boa gestão sugerem que objetivos bem definidos, com projetos, planejamento e recursos desde o início para realização de suas atividades são percebidos como fundamentais para impedir os insucessos dos empreendimentos.

    “Os passos para o sucesso são simples: Decida o que você quer. Estabeleça a estratégia. Planeje e projete. Verifique o preço. Controle o processo. Pague o preço. Durma tranquilo.”

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  6. E cada vez mais surgem noticias embasando a falta de projetos decentes e análises técnicas adequadas:

    http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras/2013/05/23/risco-de-deslizamento-de-solo-modifica-projeto-da-passagem-da-ceara/?topo=52,1,1,,171,e171

    http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras/2013/07/24/fechado-acordo-para-retomada-das-obras-da-passagem-de-nivel-da-ceara/?topo=52,1,1,,171,e171

    Me diz como é que não identificaram que o solo era desse tipo?

    Mesma coisa com a trincheira da Anita: acharam uma “pedra” no meio do caminho. Mais atrasos para a obra!

    Fico imaginando como será a construção do metrô, se seguir nessa linha de “projetos em powerpoint”

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    • Alex.
      .
      Qualquer projeto de engenharia tem que ter um responsável técnico ou uma empresa com responsável técnico.
      .
      Nunca vi citarem as empresas que ganharam para fazer este projeto. Alguém sabe quem é o responsável técnico?
      .
      Chega de picaretas no ramo, de uma hora para outra, no meio de uma obra descobrirem que o solo não permite a escavação, É PICARETAGEM, NÃO É ENGENHARIA!

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      • Falar nisso, andei lendo por aí que as obras da trincheira da Anita estão paralisadas porque a Prefeitura não pagou e também porque “encontraram uma rocha” no subsolo, que vão ter que fazer nova licitação para uma empresa quebrar essa rocha e o escambau.

        Não sou da área, mas a sondagem do terreno não deveria ter sido feita pela empresa que fez o projeto da obra?

        Não cabe uma ação civil pública questionando um eventual projeto mal feito?

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        • Nem precisa ir tão longe, é só verificar no CREA quem assinou a ART do projeto. Aí é verificar o que foi feito.
          .
          É incrível que em nenhuma das obras com escavação vi aparelhos de sondagem verificando o solo, qualquer obra de engenharia, de acordo com a norma é necessário um número mínimo de sondagens, e no caso da presença de rocha, sondagens com rotativas, quando só tem solo a precursão já servem.

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  7. Do JC sobre esse tema: “As assessorias de imprensa dos ministérios dos Transportes e das Cidades garantem que ainda não foram informadas sobre a decisão de Porto Alegre de transferir as obras da Matriz de Responsabilidade para o PAC de Mobilidade Urbana.”
    – Depois não liberam os recursos e ficam de mimimi governo federal. Nem comunicar comunicaram e depois querem liberação de recursos da noite para o dia.

    Segue: “Segundo o especialista (ex-coordenador do Laboratório de Sistemas de Transportes da Ufrgs (Lastran) Luis Antonio Lindau), a Capital fez o caminho inverso no que diz respeito ao lançamento dos editais. Enquanto Rio de Janeiro e Belo Horizonte licitaram as operações antes da pavimentação e já possuem linhas ativas, as empresas daqui só saberão o resultado da licitação – prometida para dezembro – em meados de maio de 2014, portanto cerca de 30 dias antes do início dos jogos.”

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    • Meu Deus…. é pior do que eu pensava!

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    • Sobre as assessorias de imprensa dos ministérios dos Transportes e das Cidades garantirem que não foram informadas sobre a decisão de transferir as obras da Matriz de Responsabilidade para o PAC de Mobilidade Urbana, tu não podes deduzir que a prefeitura não avisou. É possível que a informação tenha se perdido dentro dos próprios ministérios, dada ineficiência conhecida do sistema. Ou pura má fé dos mesmos. Tudo é hipótese plausível neste circo de inaptidão e interesses ocultos.

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  8. Alguém realmente acreditou que seria diferente? Os políticos e empreiteiras corruptas já estão com os bolsos bem gordos de dinheiro. Não precisam mais mostrar serviço pra ninguém. Detalhe. Já fazem 7ANOS que o Brasil foi escolhido como sede.

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  9. enquanto isso na província atraso Porto triste Alegre,
    1,4 milhão de habitantes e apenas um prédio com mais de 30 andares,
    kkkkkkkkkk

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    • E desde quando uma cidade precisa de prédios altos para se desenvolver? Ou esqueceu da notícia que Detroit, mesmo com seus prédios altos, declarou falência? Precisamos de políticas de desenvolvimento mais eficientes para depois pensarmos em prédios altos.

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  10. Isso é só para poder tirar mais dinheiro!
    Agora vão montar estações provisorias! E gastar uma fortuna com esse dinheiro não programado e com urgência! Dai vamos meter uns belos bilhões nisso, e uns bilhões no bolso de alguém e mais uns bilhões no orçamento urgente e construção!

    Para mim foi pensado isso já.

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  11. Não sei porque a surpresa, já vínhamos alertando aqui no Blog a meses que isso ia acontecer…..

    E como o próprio Rogério comentou, antes mesmo das eleições!

    Quem sabe agora o povo aprenda a votar direito, baseado em promessas concretas, e não “eleitoreiras”.

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