Os primeiros dias do mês de agosto devem trazer o anúncio de uma medida radical pela administração municipal. O prefeito José Fortunati irá anunciar medidas restritivas com o contingenciamento de políticas públicas na cidade. O tamanho do corte no orçamento ainda está sendo calculado, mas o prefeito admite que não será pequeno. “Vai atingir da camiseta e o folder que fazemos para divulgação a investimentos”, alerta. Fortunati destaca que de 2011 para cá a situação dos municípios está se agravando e a situação é grave. “Atribuições dos municípios foram crescendo de forma descabida e os recursos sendo subtraídos de forma preocupante”, destaca lembrando o corte do IPI para a compra de veículos promovidos pelo Governo Federal. O prefeito garante que neste momento o Brasil vive uma crise e a União não reconhece, mesmo tendo executado dois cortes no orçamento apenas neste ano.
O tamanho dos cortes está sendo calculado por um grupo envolvendo os secretários Roberto Bertoncini, Cézar Busatto, Isabel Matte e Urbano Schimitt. A decisão sepulta o pleito de 84 concursados para a Guarda Municipal que esperam ser chamados até novembro (quando vence a validade do concurso). Fortunati diz que apenas médicos e professores serão contratados nos próximos meses.
Categorias:Outros assuntos
Fortunati me enganou…
CurtirCurtir
Jonas, sinceramente, nas últimas eleições para prefeito não havia um bom, haviam os menos ruins.
CurtirCurtir
Moro nessa região, entre a Plínio e a Colombo, bem no meio das duas obras. Será um inferno. Mas nem por isso estou acampado na rua como os malas da Anita. Não penso só em mim e acho que vai ser melhor para a cidade.
CurtirCurtir
Droga! Postei no lugar errado 😦
CurtirCurtir
O enteado dele podetia trazer bons conhecimentos de Harvard, onde estuda.
CurtirCurtir
Que comece cortando o mais inutil re todos, o proprio prefeito….
CurtirCurtir
Muito sem-vergonha. Deveria dar exemplo e reduzir o próprio salário/número de CC’s.
Pra mim o dinheiro desses “cortes” de gastos já tem destino. Bom seria se esse senhor utilizasse em prol de um curso de administração.
CurtirCurtir
PARA CAMPANHAS ELEITORAIS DO ANO QUE VEM, CERTO!!!
CurtirCurtir
Otima noticia. Isso aumentara o credito e atraira mais investimentos. Agora se ele cor,tase CC’s e no funcionalizmo mesmo seria perfeito.
CurtirCurtir
Quando será que estas administrações públicas, em especial esta última, vão tomar vergonha na cara e cortar o que realmente deve ser cortado (os CCs, óbvio. Querem coisa mais inútil do que esta cambada de come e dorme?). Ah, a propósito, podem também eliminar secretarias inúteis tipo a da juventude e a dos bichinhos, isto pra começar.
CurtirCurtir
O sujeito é um inépto. Nenhum Prefeito nas últimas décadas teve o acesso a financiamentos tão expressivos quanto agora. Nunca se investiu tanto em planejamento urbano. Infelizmente esse trem passou e vamos ficar com nada mais do que migalhas. Porto Alegre é uma cidade que nos deixa embaraçados. Já viajei muito e posso dizer que está difícil não sentir vergonha daqui.
Lembro que o Fortunati saiu do PT em 2001 em razão de não terem deixado ele ser o candidato do partido a Prefeito. Talvez agora seja possível ver a razão pela qual pessoas próximas a ele foram contrária a cadidatura Fortunatia naquela oportunidade.
CurtirCurtir
Vai ve não queriam por que tinham medo que ele fizesse algo como um metrô, pontal, cais do porto, entre outras obras que o PT tem tanto medo.
hahaha
CurtirCurtir
Guilherme.
.
Só tem um erro em todo este comentário, que invalida completamente ele. Na época em que o PT era governo, não havia dinheiro para o financiamento de obras públicas. E mesmo que algumas “sumidades do PT” na época, tenham dito que o Metrô não era obra para Porto Alegre, isto contraria qualquer discurso de partidos que “se dizem de esquerda”. Haja visto que em países “que se diziam socialistas” nas grandes cidades se priorizou o transporte por metrô (veja Moscou).
.
Para dar um exemplo, no fim do governo PT o projeto executivo inicial do Socio-ambiental já estava pronto (depois melhoraram o projeto em alguns itens, exceto naqueles que eu executei 🙂 ) e fizeram uma variante sobre o projeto inicial, mas estava pronto.
.
Apesar de pronto, foi procurado financiamento em vários organismos internacionais (Banco Mundial, JICA, no BNDES nem vou falar, e outros), mas tudo deu chabu.
.
Ou seja, não havia capacidade de endividamento da prefeitura, nos últimos governos esta capacidade de endividamento foi aumentada, permitindo a retirada de empréstimos.
.
Para fazer obras como estão sendo feitas, acho que qualquer Zé poderia fazer, pois irresponsabilidade fiscal e incapacidade de gerenciamento de obras não é o que falta na atual prefeitura.
CurtirCurtir
Isso, vai substituir o fundamental que é campanhas de conscientização (folders) para investir no supérfluo (CCs). Alias, CCs não são supérfluo, é pior que isso, pois quanto mais tem, mais amarrada e burocrática fica a prefeitura.
CurtirCurtir
CC deveria ser chamado de PM, Peso Morto!
CurtirCurtir
“‘Vai atingir da camiseta e o folder que fazemos para divulgação a investimentos’, alerta”. Meu Deus cara. Ele tá brincando? Isso é posição para se brincar?
CurtirCurtir
Mas isso eu ja sei faz uns 3 anos, pena essa demora toda para começar a tomar alguma atitude.
hahaha
CurtirCurtir
Quem sabe começando pelo corte de CCs.
CurtirCurtir
CC não se corta. CC é a meta número um governos populistas. É ali que se paga a campanha. é3 ali que se garantem os cabos eleitorais!
CurtirCurtir
Mais provável cortar da saúde, educação ou construção de brt/ciclovias que dos cc’s.
CurtirCurtir