Hackday Transporte Público de Porto Alegre – confira este site

Clique no link abaixo:

http://matehackers.github.io/tarifapoa/

Interaja no site e recalcule o valor da Tarifa de ônibus em Porto Alegre …

hackday

 

Mais informações aqui:

http://discutindopoa.blogspot.com.br/2013/07/hackday-transporte-publico.html



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27 respostas

  1. Fiz uma planilha em 5 minutos
    Premissas
    2 mil onibus em porto alegre
    8 mil motoristas custando 4 mil reais por mês
    200km o quanto que o ônibus anda por dia
    5 litros por km é o quanto faz cada ônibus
    2,50 o litro diesel
    500 mil um ônibus novo
    Não considero imposto. É ridículo ter qualquer imposto direto sobre transporte PÚBLICO.
    1.5 Milhão de Porto Alegrenses pagando 35 reais por mês. Usando ou não usando
    Dispensaríamos os cobradores, pois não teria cobrança no ônibus
    Teríamos uma receita e gastos MENSAIS assim:
    receita R$ 52.500.000,00
    motorista R$ 32.000.000,00
    gasol R$ 6.000.000,00
    troca bus a cada 10 anos R$ 8.000.000,00
    mil por mês de manut em cada bus R$ 2.000.000,00
    sobra R$ 4.500.000,00

    FIz em 5 minutos e tirando os dados da minha cabeça. Qualquer dono de empresa teria esses dados, é lógico que há outros custos, mas estou colocando aí um gasto de 35 reais por MÊS para poder usar quantas vezes quiser o o transporte público.Não mostram uma tabela assim para nós por que não incompetentes ou corruptos.

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    • Pq alguém que NÃO UTILIZA ÔNIBUS, deve pagar pelo serviço?

      Pq alguém que trabalha a 4 quadras da sua casa, que ganhar 800 pila por mês, além de todos impostos ainda vai ter que contribuir com 5% da renda dele para alguém usar onibus?

      Meu deus, quem USA que PAGA, bando de socialistas por aqui!

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    • Certamente esses R$ 35,00 estão superdimensionados, pois com ônibus “barato” e de qualidade, deixa-se de gastar com obras caríssimas e a população deixaria de gastar com carros, que não é produzido no RS ou gasolina, que também não é produzida no RS.

      Eu diria que seria mais lucrativo para a cidade ter ônibus de graça do que não ter.

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  2. Sou a favor é de demitir progressivamente 80% dos funcionário públicos. Não fariam diferença alguma e reduziria muito o custo do governo. Poderíamos baixar todos os impostos e assim criar empregos no setor privado para colocar a trabalhar esse bando de vagabundo de mama nas tetas do governo. E principalmente diminuir o judiciário. Por favor que justiça é essa que ganhar fortunas e não julga nada. Vocês já calcularam o custo de julgar o mensalão: 3 meses com 11 pessoas que custam uns 200 mil por mês cada uma. Nas minhas contas foi brincando 6 milhões para não decidirem nada. E tenho dito!!

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  3. Só há um problema em todo este trabalho que está sendo feito por este grupo. Os custos unitários das planilhas são aceitos como corretos. E quem disse que são estão?

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    • Bom, aí é a segunda parte da luta: exigir mais transparência no processo todo. E claro, lutar por um sistema mais aberto, mais dinâmico e com mais concorrência, que afinal de contas é o único jeito de morder esses lucros ridículos das empresas apadrinhadas.

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  4. Só tem que ver se realmente R$ 2,80 é um valor “justo” pra tarifa.

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  5. Fortunatti sempre fala do passe livre para idosos e os 50% para estudantes mas esses dois juntos é menor que o lucro das empresas.

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  6. Retirar passe livre de idosos e conceder a aquele grupo de malandros do bloco de luta? To entendendo bem?

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  7. Cliquei no outro link e descobri quem é o responsável, menos mal, mas deveria ter no site a informação!

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  8. Quem são os responsáveis por este Blog?
    .
    Eu fico com um pé atras quando aparece algo apócrifo sem um nome.
    .
    Caiu do céu? Ninguém é responsável? Vinculado a que movimento?
    .
    Alguém sabe algo?

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    • Rogerio,

      O trabalho é do MateHackers é bastante aberto! Tem até um grupo de discussões rolando, e o código dessa página está publicado no GitHub para todo mundo ver, discutir, e propor melhorias.

      []s

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      • Declaro minha ignorância pura e simples desta comunidade, agora por eu não conhecê-la não quer dizer que ela seja algo sombrio e escuso, porém poderiam pelo menos colocar uma leve explicação no site, pois pesoas como eu, desavisadas podem interpretar errado.
        .
        É só uma sugestão.

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  9. Aumentar o IPTU em 50%? Sério? Só isso?

    É fácil para estudantes que nunca pagam impostos ou empreendem falar isso. Qualquer pessoa que já estudou a escola austriaca (entre outras) sabe que isso necessariamente vai acarretar em diminuição na geração de riqueza, e então, empregos. É fácil achar que é só taxar, taxar, taxar, até que os contribuintes são escravizados, a inflação vai lá em cima (pela circulação governamental), sem contar no impacto de juros, e etc.

    Além do mais, é – no mínimo utópico – achar que, se tirarmos o pouco que o setor privado tem relação com essa área, o transporte vai funcionar, ao contrário de TODOS os outros serviços públicos, notadamente saúde, educação e segurança pública.

    O Brasil precisa entender que o Estado não é a solução. A Europa ta pagando caro por ter achado isso nas últimas cinco décdas.

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    • É que se o site tivesse “eliminar CCs” ao invés de “aumentar IPTU” a prefeitura iria gritar…

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    • Cara, o IPTU no Brasil é uma miséria de barato. Sério mesmo.

      Eu pago 0.36% do valor pelo qual comprei meu apartamento há três anos atrás. Hoje, é algo como 0.25% do valor de mercado. Tudo é calculado pelo mítico valor venal, que é o acoxambre que o governo faz como se os imóveis se valorizassem de maneira constante, ignorando melhorias e pioras da vizinhança que, como qualquer corretor vai te dizer, são fundamentais para estimar o valor de um imóvel. Compare isso com os EUA, meca do imposto baixo, onde os municípios e condados cobram de 1% a 4% sobre o valor de MERCADO do imóvel.

      Além disso, se você estudasse um pouco mais, veria que um dos impostos que enfrenta menos oposição nas correntes de estado mínimo é justamente o imposto sobre propriedade imóvel, pois se entende que esse é um imposto que tem um caráter bastante progressivo, diferentemente dos ICMSs da vida.

      Então sim, aumentar o IPTU em 50% não é uma má ideia per se. Talvez fosse melhor rever como ele é cobrado pra dirimir as situações onde o valor venal está muito longe do de mercado, mas o fato é que sim, dá pra aumentar 50% da arrecadação sem machucar tanto. Francamente, pra mim seria equivalente a um pouco mais do que um mês de gastos que eu tenho com o meu carro. Para ter a opção de 12 meses de transporte público significativamente mais barato, eu toparia com certeza.

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      • Mobus.
        .
        Valor de mercado é extremamente mutável, nos dias atuais com o mercado aquecido os valores são altos, porém há um problema, se o mercado perde velocidade o valor de mercado pode diminuir, e tu achas em sã consciência que o valor do imposto diminuiria.
        .
        Deveriam procurar um valor base que correspondesse a um mercado não inflado.

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      • O IPTU é “baixo”, mas o resto da carga tributária é absurda, e complicada. Nos EUA, me corrija se errado, mas os orçamentos locais (local budgets) são proporcionais aos pagamentos de impostos nos três (ou quatro) níveis, não havendo tanta discrepância. Ademais tu tens que considerar o percentual do imposto com o custo de vida, o que faz com que esse imposto seja relativamente baixo nos EUA, quanto comparado com aqui. Finalmente, ainda que para a maioria da população o IPTU seja um custo relativamente baixo, para determinada parte que emprega e gera riqueza, qualquer custo já tensiona uma mudança de perspectiva.

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      • Então fica assim: Quero tudo igual ao EUA.
        IPTU de 4%, porem o imposto sobre os produtos é de só 16%. Eles tem Estradas, saúde, educação de qualidade e o salário e regalias dos politicos não chega nem aos pés dos daqui.

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        • Só um pequeno comentário Eddy, nos US os impostos diretos (imposto de renda federal, ESTADUAL e MUNICIPAL) tem aliquotas bem mais altas que no Brasil para quem ganha mais!

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        • A impressão que me da é que o Brasil é o lugar onde se faz tudo ao contrário. Tentam impor o assistencialismo dos países europeus ao mesmo tempo do liberalismo americano. Usando sempre, é claro, a pior parte dos dois e formando essa porcaria que a gente vê hoje.

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      • fmobus, se vc acha que seu IPTU é absurdamente baixo, pq no final do ano vc não faz um cheque a mais com o valor que vc acha justo?

        Forçar os outros é no mínimo canalhice!

        FAÇA O CHEQUE!

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    • Sou contra aumentar o IPTU, mas sem dúvida alguma boa parte dos imóveis sofreram uma elevação de preço considerável nesses últimos anos, aumento que, nem de perto, não foi acompanhado por esse imposto.

      Sou a favor de cobrar um IPTU maior (ou mesmo Contribuição de melhoria) para aqueles imóveis que tiveram valorização decorrentes de obras públicas (ou obras privadas subsidiadas por recursos públicos), entretanto seria contra usar esse recurso para outra coisa a não ser novos investimentos. Subsidiar passagem de ônibus então, um absurdo completo.

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  10. Neste link tem um plano para reduzir a passagem para R$2,65 em 2015 (R$2,85 considerando inflação de 6%).

    https://docs.google.com/file/d/0BwiBOJpVdAsIeXJZWi1SN0VCVHc/edit

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