Obra de passagem de nível na Cristovão Colombo inicia sábado

Intervenção irá melhorar fluxo de 82 mil veículos que circulam ao dia na região   Foto: Divulgação/PMPA

Intervenção irá melhorar fluxo de 82 mil veículos que circulam ao dia na região Foto: Divulgação/PMPA

A partir das 9h deste sábado, 27, terão início as obras para construção de passagem de nível da avenida Cristovão Colombo sob a rua Dom Pedro II (Terceira Perimetral), na zona Norte da Capital. Trata-se de uma

importante intervenção urbanística, que vai melhorar a mobilidade na região, garantindo uma maior capacidade de fluxo de veículos e contribuindo para a redução da poluição ambiental, além de ampliar a segurança dos pedestres. Atualmente, circulam mais de 82 mil veículos por dia na região.

Desvios serão feitos pelas ruas Couto de Magalhães e Marquês do Pombal  Foto: Divulgação/PMPA

Desvios serão feitos pelas ruas Couto de Magalhães e Marquês do Pombal Foto: Divulgação/PMPA

A intervenção já estava prevista no projeto original da Terceira Perimetral. A trincheira terá dois sentidos de tráfego e possuirá largura total de 14,80m. Cada pista contará com duas faixas de trânsito. Além disso, existirão duas alças para acesso local e conversões na Terceira Perimetral. O fluxo da Cristóvão Colombo passará por baixo da rua Dom Pedro II, aproveitando a topografia do local. Contratada por licitação no valor de R$ 12,5 milhões, a obra terá duração de 12 meses.

Bloqueio e desvios – Para realizar a obra, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou o bloqueio de trânsito da Cristóvão Colombo, entre as ruas Felicíssimo de Azevedo e a Luzitana. A Dom Pedro II (Terceira Perimetral) não terá modificações no trânsito. Os desvios do trânsito serão realizados pelas seguintes vias:

– Sentido Centro-bairro: Cristovão Colombo, Felicíssimo de Azevedo, Marquês do Pombal, Luzitana, retornando a Cristovão Colombo

– Sentido bairro-Centro: Cristovão Colombo, Portugal, Couto de Magalhães, Felicíssimo de Azevedo, retornando a Cristovão Colombo

As linhas de transporte que circulam na Cristovão Colombo (T2A, sentido Sul-Norte; 617 – Iguatemi; 520.1 – Triângulo/24 de Outubro/PUC; e C4 – Balada Segura) também terão seus itinerários alterados.

Mudanças no trânsito e transporte – Para garantir uma maior fluidez e organização do tráfego serão realizadas as seguintes alterações nas vias próximas aos desvios, durante o período das obras. Agentes da EPTC reforçarão o monitoramento na região, com o objetivo de orientar os condutores. Panfletos informativos também foram entregues à população e comerciantes, alertando sobre as mudanças.

Inversão de sentido

– Rua Felicíssimo de Azevedo, entre a Couto de Magalhães e a Plínio Brasil Milano, passará a ter sentido único em direção a Plínio Brasil Milano

– Rua Marcelo Gama, entre a Marquês do Pombal e a Cristóvão Colombo, passará a ter sentido único em direção a Cristóvão Colombo

– Rua Carlos Von Koseritz, entre a Américo Vespúcio e a Couto de Magalhães, passará a ter sentido único em direção a Couto de Magalhães

Implantação de sentido único

– Rua Marquês do Pombal, entre a Felicíssimo de Azevedo e a Dom Pedro II, passará a ter sentido único em direção a Dom Pedro II

– Rua Marcelo Gama, entre a Plínio Brasil Milano e a Marquês do Pombal, passará a ter sentido único em direção a Marquês do Pombal

– Rua Portugal, entre a Cristóvão Colombo e a Couto de Magalhães, passará a ter sentido único em direção a Couto de Magalhães

– Rua Couto de Magalhães, entre a Cel. Camisão e a Felicíssimo de Azevedo, passará a ter sentido único em direção a Felicíssimo de Azevedo

Implantação de sinaleiras novas

– Cristóvão Colombo com Marcelo Gama

– Marquês do Pombal com Felicíssimo de Azevedo

– Marquês do Pombal com Dom Pedro II

Reformulação de sinaleiras

– Dom Pedro II com Cristóvão Colombo

– Dom Pedro II com Couto de Magalhães

Desativação de sinaleiras

– Luzitana com Cristóvão Colombo

– Cristóvão Colombo com Felicíssimo de Azevedo

Outras informações no fone 156.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Trincheiras e passagens de nível

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25 respostas

  1. Moro nessa região, entre a Plínio e a Colombo, bem no meio das duas obras. Será um inferno. Mas nem por isso estou acampado na rua como os malas da Anita. Não penso só em mim e acho que vai ser melhor para a cidade.

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    • Li o teu relato e até lembrei do blog desses malucos e esse post me chamou a atenção:

      “Quarta-feira, 24 de julho de 2013
      Prefeitura não paga construtora e obra da trincheira é paralisada
      A construtora Sultepa, responsável pela execução da Trincheira da Anita, paralisou suas operações no local depois de dois meses sem receber pagamento da prefeitura. Quem descobriu a informação foi uma moradora da rua Anita Garibaldi, ao conversar com o mestre de obras. Ele ainda teria dito que o custo e o tempo de execução da obra são maiores do que o orçado no projeto.

      A pedido de moradores de um prédio, funcionários da Sultepa estariam removendo um monte de entulho perto de um dos edifícios. Depois disso, a obra pára até a resolução do impasse.

      A execução da Trincheira da Anita anda a passos lentos desde a descoberta de uma rocha embaixo do solo, exatamente no trajeto onde o túnel deve passar. Com duração estimada inicialmente em 1 ano, a obra chega ao seu sexto mês sem ter entrado na fase de escavação do túnel. Uma nova licitação pode ser necessária para a remoção da rocha.

      O orçamento da trincheira estava inicialmente incluído no chamado PAC da Copa, mas a obra pode ter sido retirada do pacote de investimentos após a prefeitura anunciar que as obras de mobilidade de Porto Alegre não serão mais pagas com verbas federais da Copa do Mundo.”

      Será verdade isso?

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  2. A terceira perimetral está virando uma via expressa, isso tem um lado bom e um lado ruim. O bom é que o percurso zona sul- zona norte vai ficar mais rápido. O lado ruim é que diminui a possibilidade de termos uma Av. Paulista na Carlos Gomes. Pois não teremos calçadas com pessoas circulando e lojas nas adjacência. Lógico que há espaço para mais emprendimentos comerciais, mas não teria uma circulação grande de pessoas como há na Paulista. Enfim, parece que não há um planejamento para a área. Acredito que Poa vai desenvolver algum outro centro comercial importante como é hoje a Carlos Gomes.

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  3. Tá explicado o porque das placas na minha rua agora…Será uma confusão!!

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