
Intervenção irá melhorar fluxo de 82 mil veículos que circulam ao dia na região Foto: Divulgação/PMPA
A partir das 9h deste sábado, 27, terão início as obras para construção de passagem de nível da avenida Cristovão Colombo sob a rua Dom Pedro II (Terceira Perimetral), na zona Norte da Capital. Trata-se de uma
importante intervenção urbanística, que vai melhorar a mobilidade na região, garantindo uma maior capacidade de fluxo de veículos e contribuindo para a redução da poluição ambiental, além de ampliar a segurança dos pedestres. Atualmente, circulam mais de 82 mil veículos por dia na região.
A intervenção já estava prevista no projeto original da Terceira Perimetral. A trincheira terá dois sentidos de tráfego e possuirá largura total de 14,80m. Cada pista contará com duas faixas de trânsito. Além disso, existirão duas alças para acesso local e conversões na Terceira Perimetral. O fluxo da Cristóvão Colombo passará por baixo da rua Dom Pedro II, aproveitando a topografia do local. Contratada por licitação no valor de R$ 12,5 milhões, a obra terá duração de 12 meses.
Bloqueio e desvios – Para realizar a obra, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou o bloqueio de trânsito da Cristóvão Colombo, entre as ruas Felicíssimo de Azevedo e a Luzitana. A Dom Pedro II (Terceira Perimetral) não terá modificações no trânsito. Os desvios do trânsito serão realizados pelas seguintes vias:
– Sentido Centro-bairro: Cristovão Colombo, Felicíssimo de Azevedo, Marquês do Pombal, Luzitana, retornando a Cristovão Colombo
– Sentido bairro-Centro: Cristovão Colombo, Portugal, Couto de Magalhães, Felicíssimo de Azevedo, retornando a Cristovão Colombo
As linhas de transporte que circulam na Cristovão Colombo (T2A, sentido Sul-Norte; 617 – Iguatemi; 520.1 – Triângulo/24 de Outubro/PUC; e C4 – Balada Segura) também terão seus itinerários alterados.
Mudanças no trânsito e transporte – Para garantir uma maior fluidez e organização do tráfego serão realizadas as seguintes alterações nas vias próximas aos desvios, durante o período das obras. Agentes da EPTC reforçarão o monitoramento na região, com o objetivo de orientar os condutores. Panfletos informativos também foram entregues à população e comerciantes, alertando sobre as mudanças.
Inversão de sentido
– Rua Felicíssimo de Azevedo, entre a Couto de Magalhães e a Plínio Brasil Milano, passará a ter sentido único em direção a Plínio Brasil Milano
– Rua Marcelo Gama, entre a Marquês do Pombal e a Cristóvão Colombo, passará a ter sentido único em direção a Cristóvão Colombo
– Rua Carlos Von Koseritz, entre a Américo Vespúcio e a Couto de Magalhães, passará a ter sentido único em direção a Couto de Magalhães
Implantação de sentido único
– Rua Marquês do Pombal, entre a Felicíssimo de Azevedo e a Dom Pedro II, passará a ter sentido único em direção a Dom Pedro II
– Rua Marcelo Gama, entre a Plínio Brasil Milano e a Marquês do Pombal, passará a ter sentido único em direção a Marquês do Pombal
– Rua Portugal, entre a Cristóvão Colombo e a Couto de Magalhães, passará a ter sentido único em direção a Couto de Magalhães
– Rua Couto de Magalhães, entre a Cel. Camisão e a Felicíssimo de Azevedo, passará a ter sentido único em direção a Felicíssimo de Azevedo
Implantação de sinaleiras novas
– Cristóvão Colombo com Marcelo Gama
– Marquês do Pombal com Felicíssimo de Azevedo
– Marquês do Pombal com Dom Pedro II
Reformulação de sinaleiras
– Dom Pedro II com Cristóvão Colombo
– Dom Pedro II com Couto de Magalhães
Desativação de sinaleiras
– Luzitana com Cristóvão Colombo
– Cristóvão Colombo com Felicíssimo de Azevedo
Outras informações no fone 156.
Categorias:Trincheiras e passagens de nível
Moro nessa região, entre a Plínio e a Colombo, bem no meio das duas obras. Será um inferno. Mas nem por isso estou acampado na rua como os malas da Anita. Não penso só em mim e acho que vai ser melhor para a cidade.
CurtirCurtir
Li o teu relato e até lembrei do blog desses malucos e esse post me chamou a atenção:
“Quarta-feira, 24 de julho de 2013
Prefeitura não paga construtora e obra da trincheira é paralisada
A construtora Sultepa, responsável pela execução da Trincheira da Anita, paralisou suas operações no local depois de dois meses sem receber pagamento da prefeitura. Quem descobriu a informação foi uma moradora da rua Anita Garibaldi, ao conversar com o mestre de obras. Ele ainda teria dito que o custo e o tempo de execução da obra são maiores do que o orçado no projeto.
A pedido de moradores de um prédio, funcionários da Sultepa estariam removendo um monte de entulho perto de um dos edifícios. Depois disso, a obra pára até a resolução do impasse.
A execução da Trincheira da Anita anda a passos lentos desde a descoberta de uma rocha embaixo do solo, exatamente no trajeto onde o túnel deve passar. Com duração estimada inicialmente em 1 ano, a obra chega ao seu sexto mês sem ter entrado na fase de escavação do túnel. Uma nova licitação pode ser necessária para a remoção da rocha.
O orçamento da trincheira estava inicialmente incluído no chamado PAC da Copa, mas a obra pode ter sido retirada do pacote de investimentos após a prefeitura anunciar que as obras de mobilidade de Porto Alegre não serão mais pagas com verbas federais da Copa do Mundo.”
Será verdade isso?
CurtirCurtir
A terceira perimetral está virando uma via expressa, isso tem um lado bom e um lado ruim. O bom é que o percurso zona sul- zona norte vai ficar mais rápido. O lado ruim é que diminui a possibilidade de termos uma Av. Paulista na Carlos Gomes. Pois não teremos calçadas com pessoas circulando e lojas nas adjacência. Lógico que há espaço para mais emprendimentos comerciais, mas não teria uma circulação grande de pessoas como há na Paulista. Enfim, parece que não há um planejamento para a área. Acredito que Poa vai desenvolver algum outro centro comercial importante como é hoje a Carlos Gomes.
CurtirCurtir
Tá explicado o porque das placas na minha rua agora…Será uma confusão!!
CurtirCurtir
Que seja iniciada e finalizada dentro do prazo para termos finalmente uma cidade com ares de metrópole. Que sejam cumpridos todos os requisitos do edital e que não venha a prejudicar o comercio e os moradores como aconteceu em outras obras dos governo dos 16 anos que levou muito comerciante à falência.
CurtirCurtir
Daqui a 200 anos os problemas de Porto Alegre ainda estarão sendo atribuídos “aos 16 anos do PT”…
CurtirCurtir
Talvez sim, se não tivermos nenhuma sequência de governos que arrumem o que foi estragado!
CurtirCurtir
Eu sinceramente não entendo porque não há um BRT de uma vez na 3ª perimetral. Cada vez mais há estrutura física para isso, com menos cruzamentos, o pavimento de concreto já existe, só faltam as estações e os ônibus.
CurtirCurtir
Pelo mesmo motivo que não haverá estação de metrô colado na perimetral: não há motivos lógicos.
CurtirCurtir
Guilherme M, a resposta para a tua pergunta são três letrinhas:
ATP
CurtirCurtir
a pavimentação será com concreto? a imagem leva a crer isso.
CurtirCurtir
Aleluia irmão….
Espero que saia mesmo…
CurtirCurtir
Dá a impressão que alça tem espaço para passar dois carros e a calçada é ridiculamente estreita. Típico.
CurtirCurtir
O render não esta feito nas proporções corretas. Se fossem duas pistas haveria uma linha dividindo.
CurtirCurtir
hmmm não sei se quer dizer. As vezes tem até carro na contramão.
CurtirCurtir
Olha que beleza : http://wp.clicrbs.com.br/andremachado/2013/07/24/fortunati-prepara-cortes-no-orcamento-de-porto-alegre/?topo=52,1,1,,171,e171
CurtirCurtir
Prioridade
0 – CCs
1 – Trincheiras
2 – Viadutos
3 – Alargamento de vias
4 – Transporte público
5 – Ciclovias
6 – Calçadas
CurtirCurtir
Pablo, quase perfeito. Apenas teria trocado o 1 pelo 3.
CurtirCurtir
Só viajou nas trincheiras. Se fosse prioridade, já estaria pronta.
Coloca o metrô aí, em 7.
CurtirCurtir
Só falta dizerem que fica pronto pra Copa, aí sim, é de “matar” quem falar uma baboseira dessas!!!
CurtirCurtir
Previsão para ciclovias? A calçada da esquerda parece um bocado estreita.
CurtirCurtir
É como o Felipe X falou mais abaixo. As alças para a perimetral são muito grandes. Esse espaço poderia ser usado para mais calçada e ciclovia.
CurtirCurtir
O render aceita tudo, Semiógrafo.
CurtirCurtir
Oremos …
CurtirCurtir
Moro na Mqs do Pombal bem nessa parte afetada, pode acreditar que vou orar MUITO.
CurtirCurtir